Pular para o conteúdo principal

Itaipu vai investir R$ 11,2 milhões em projeto nacional de plantas medicinais

 

A Itaipu vai aplicar R$ 11,2 milhões em ações para implementar a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) na área de abrangência do Programa Itaipu Mais que Energia, que atinge 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul. A assinatura do convênio em parceria com a Sustentec Produtores Associados foi feita na sexta-feira (7), na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), em Cascavel (PR). A cerimônia reuniu deputados federais, estaduais e outras autoridades políticas da região.

O objetivo do convênio, que tem previsão de duração de 36 meses, é capacitar e instrumentalizar agricultores familiares e suas organizações, agentes de saúde e lideranças comunitárias, profissionais de saúde, usuários do sistema de saúde, gestores e pesquisadores em relação ao cultivo e ao uso das plantas medicinais e fitoterápicas. Inicialmente serão atingidos cerca de 280 municípios, de 11 Regionais de Saúde, em três macrorregiões do estado do Paraná.

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, a união da experiência da Sustentec, com o apoio do corpo técnico da Binacional, vai resgatar os investimentos em projetos com plantas fitoterápicas e medicinais, retomados pelo governo Lula por meio do PNPMF. “Não estamos inventando a roda, já existia esse programa no passado, mas foi interrompido nos últimos anos e, agora, estamos resgatando”, afirmou. E concluiu: “o caminho é acreditar no desenvolvimento, na justiça social e em um País cada vez mais desenvolvido, mas em especial, acreditar nas pessoas.”

De acordo com o diretor-presidente da Sustentec, Euclides Lara Cardozo Junior, os trabalhos com plantas medicinais, como alternativa de medicamentos para população, representam a volta de um histórico de parcerias entre a empresa e Itaipu, que tem anos de experiência no assunto. “Itaipu não é apenas o concreto da barragem, mas é formada por pessoas que tiveram a sensibilidade e a clareza de resgatar esse projeto”, comentou.

O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, explicou que o projeto tem dois grandes objetivos. O primeiro é gerar renda para agricultores familiares, indígenas e quilombolas, por meio do cultivo e comercialização das plantas medicinais, que poderão ser fornecidas para escolas, creches e asilos por meio do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos. O segundo é a formação profissional de médicos, enfermeiros e agentes da saúde sobre a importância das plantas medicinais para o tratamento de doenças.
Setores beneficiados

O objetivo do convênio, além de consolidar a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na região, é atingir uma ampla gama de profissionais ligados ao tema. Os agricultores familiares, por exemplo, terão qualificação e instrumentalização, com cursos de capacitação, orientação técnica, fornecimento de secadores e construção de projetos executivos de Arranjos Produtivos Locais, para a produção e beneficiamento de plantas medicinais, agregando valor, gerando emprego e renda.

Já os profissionais de saúde terão o desenvolvimento de competências para a prescrição das plantas medicinais para a atenção à saúde, em especial os integrantes das equipes de saúde da família, atuando em estratégias preventivas e curativas de atenção à saúde em tratamentos mais humanizados, com a diminuição da dependência química e seus efeitos colaterais.

Professores e pesquisadores serão beneficiados a partir da geração de conhecimentos científicos, inovação e publicações, que agregarão ciência à utilização das plantas medicinais na atenção à saúde.

Finalmente, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e a sociedade em geral, serão atingidos pela territorialização da PNPMF, e a validação da utilização destas plantas para a melhoria da qualidade de vida e de saúde da população, a partir de estudos de validação com base cientifica. Além disso, o Brasil diminui a sua dependência externa no mercado farmacêutico, consolidando uma política nacional que potencializa a sociobiodiversidade do nosso país em benefício de seus cidadãos.

Viver Toledo - Ano 15

Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo Bedinsat expande atuação da Bedinsolar no Rio Grande do Sul

Centro de Distribuição aproxima empresa de integradores gaúchos Marcio Bedin, ao centro: "Estamos felizes de propiciar este investimento em Santiago" A cidade de Santiago, conhecida como a “Terra dos Poetas”, é a sede do novo Centro de Distribuição Bedinsolar, uma extensão das atividades do Grupo Bedinsat no Rio Grande do Sul para o segmento de energia fotovoltaica. Localizado às margens da BR-287, KM 400, o CD foi inaugurado com a presença de dirigentes e parceiros, entre eles, o fundador e presidente Márcio Bedin, o diretor Geral Lucas Bedin, o diretor Comercial Vilmar Pedralli e o gerente de Engenharia Lucas Veroneze, além do empresário e sócio- administrador da unidade, Leandro Mazurana.   Autoridades locais, empresários e membros da comunidade celebraram a chegada da Bedinsolar àquela região do território gaúcho. “Viemos para somar à economia local e regional através da geração de emprego e renda e o fomento ao uso de energia limpa e renovável”, disse o diretor Márcio Be

Bastidores para 2026: Vanderlei Queiroz, um dos assessores de Sperafico é cogitado para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa

Ele atua há mais de 15 anos ao lado do deputado percorrendo os municípios do Oeste do Paraná * Por Luiz Fernando Cerni Faltam pouco mais de dois anos para as eleições de 2026, mas os bastidores já estão bem agitados. Exemplo disso, é que se cogita o nome de Vanderlei Queiroz, assessor parlamentar há mais de 15 anos do deputado federal Dilceu Sperafico (PP/PR) para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná. Ele também, por 20 anos, foi gerente geral de uma rede de supermercados, além de ter muitas amizades influentes no meio político e empresarial. Vanderlei, que é um dos responsáveis pelo escritório político do deputado em Toledo, quase sempre é quem acompanha Sperafico nos mais de 50 municípios da região Oeste, que integram o seu reduto eleitoral. Conhecido pelo seu carisma e eficiência, muitas vezes, Vanderlei mesmo representa o deputado em agendas para a entrega de recursos aos municípios. Sabe-se também que a base eleitoral do deputado reconhece o trabalho de Vanderl

Toledanos conquistam medalhas no Circuito Paranaense de Judô

  Neste último final de semana, a Federação Paranaense de Judô realizou a segunda etapa do Circuito Paranaense Sub 13 e Sub 15, na cidade de Ponta Grossa. Toledo participou do evento e teve alguns atletas destaques, como Enzo Vito, que conquistou medalha de prata na categoria médio até 60 kg Sub 15. Agora, o judoca aguarda a convocação do departamento de rendimento da Federação para o Brasileiro Sub 15. Também na categoria Sub 15, Letícia Mello conquistou medalha de bronze na categoria leve até 44 kg e Guilherme Carvalho ficou vice campeão da Taça Paraná. Vinícius Vidal conquistou o Bronze na categoria pesado até 70 kg também da Taça Paraná. Ainda pela Taça, Tauã Pedro e Giovanna Rosa conquistaram a 5ª colocação. Já na categoria Sub 13, Kauan Renguer sagrou-se vice campeão do circuito na categoria meio médio até 52 kg. Davi Pitol conquistou o bronze na categoria médio até 60 kg, e Lucas Elly participou fazendo fortes lutas na categoria pesado acima de 70 kg. "A equipe elevou o nív