Pular para o conteúdo principal

Sicredi atualiza projeções para a safra de soja e milho em Sondagem

 Dados apontam redução na produção e produtividade dos grãos no País


O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil, divulga a segunda edição do Relatório Sondagem de Safras. No levantamento, que apresenta projeções sobre a produção dos principais grãos do país, estima-se que produção de soja será de 146,2 milhões de toneladas, representando uma redução de 1,4% em relação à Sondagem divulgada no mês de abril. Para o milho (1ª safra), a Sondagem projeta uma colheita de 23 milhões de toneladas, uma variação negativa de 0,1% em relação ao relatório anterior.

“A estimativa da safra de soja sofreu uma redução de 2,1 milhões de toneladas em relação à Sondagem anterior, sendo que esse ajuste foi influenciado pelos eventos climáticos no RS. Também revisamos a produtividade do milho em função das cheias. No entanto, observa-se que o estado do Rio Grande do Sul terá uma safra destes grãos superior em comparação com 22/23, quando uma estiagem impactou severamente as lavouras”, contextualiza André Nunes de Nunes, economista-chefe do Sicredi.

Ainda conforme a Sondagem, estima-se uma queda na produção de soja no Brasil (-5,4%) em relação à safra anterior, provocada por uma redução na produtividade (-8,8%). No que tange à situação das lavouras de soja, 47% delas são indicadas em boas condições, 35% em condições médias e 18% em ruins. A colheita do grão já atinge 95,5% em âmbito nacional, sendo que nos estados de MG, MT, MS, PR e SP, 100% das áreas já foram colhidas.

A produção do milho, projetada em 23 milhões de toneladas na 1ª safra e em 87,2 de toneladas na 2ª safra, também é menor comparando-se à safra 22/23, sendo esta queda explicada tanto por uma menor produtividade quanto por uma redução na área plantada. A colheita do milho (1ª safra) atinge 68,8% das áreas, foi concluída em SP e está praticamente concluída em SC (96,3%) e no RS (88,4%).

Esta edição da Sondagem também inclui, pela primeira vez, dados relativos ao trigo. Conforme estimativa, a expectativa para essa safra é de uma produção 12,7% superior à alcançada anterior, com 9,1 milhões de toneladas. No Brasil, o plantio do trigo foi concluído em 21,6% das áreas.

A Sondagem de Safras é produzida pela equipe de Análise Econômica do Sicredi, tendo como base uma pesquisa amostral feita com colaboradores especializados em agronegócio que atuam nas mais de 2,7 mil agências em todo o país. O documento tem como objetivo apoiar os produtores rurais com subsídios para suas atividades e destaca indicadores relativos à área plantada, produtividade, produção, andamento do plantio e da colheita e condições das lavouras.

Os números desta edição já contemplam, em parte, os efeitos das chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, com coleta dos dados realizada entre 6 e 13 de maio de 2024. A Sondagem completa pode ser acessada na página de Análises Econômicas do Sicredi(https://www.sicredi.com.br/media/produtos/filer_public/2024/05/21/sondagem-de-safras-maio24.pdf).

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.  

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terceirona terá 14 equipes e primeiro clássico entre Oeste Brasil e Toledo

Agenor Piccinin entregou camisas do Oeste Brasil ao diretor Orlando Vaz e ao presidente Helio Cury Filho Um novo clássico do futebol regional já tem data marcada para o primeiro confronto. Oeste Brasil FC e Toledo EC, se enfrentarão no dia 24 de agosto, no Estádio 14 de Dezembro, pelo Campeonato Paranaense da Terceira Divisão, com mando do Toledo. Pelo returno, o mando do Oeste Brasil será no dia 13 de outubro.   Os detalhes da competição foram definidos no arbitral realizado na noite de terça-feira (11), na Federação Paranaense de Futebol, em Curitiba. As 14 equipes foram divididas três grupos regionalizados, sendo dois grupos de cinco e um grupo de quatro times. As equipes toledanas formam o Grupo B, junto com União de Francisco Beltrão e Verê Futebol Clube. A primeira fase terá turno e returno, com jogos dentro do grupo, classificando-se as duas  melhores de cada chave; e as duas com os melhores índices técnicos entre as terceiras colocadas. A partir da segunda fase, até a final, o

Sorriso comunica compra de 28 ônibus novos para transporte coletivo de Toledo

  O Gabinete do Prefeito foi o cenário, na manhã de quinta-feira (13), de um importante anúncio: a Viação Sorriso de Toledo acaba de adquirir 28 ônibus novos para o transporte coletivo urbano do município. A aquisição cumpre uma das exigências previstas em contrato firmado em abril entre empresa e governo municipal. Segundo o diretor-executivo e o gerente local da empresa, Juliano Gulin Ribeiro e Daniel Kopicz, respectivamente, há a previsão de que os veículos cheguem até setembro. “Este é o prazo estabelecido no contrato, com a ressalva de que pode haver atrasos porque alguns fornecedores da fabricante, que é de Caxias do Sul, ainda estão com severas dificuldades causadas pelas inundações ocorridas no Rio Grande do Sul”, pontua Juliano. “Nosso pedido está na fila da linha de produção da indústria e virão para cá ônibus já equipados com ar-condicionado e estrutura básica para videomonitoramento e pagamento eletrônico da tarifa”, acrescenta.  Acompanhado do secretário da Fazenda, Jadyr

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im