Pular para o conteúdo principal

Sicredi atualiza projeções para a safra de soja e milho em Sondagem

 Dados apontam redução na produção e produtividade dos grãos no País


O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil, divulga a segunda edição do Relatório Sondagem de Safras. No levantamento, que apresenta projeções sobre a produção dos principais grãos do país, estima-se que produção de soja será de 146,2 milhões de toneladas, representando uma redução de 1,4% em relação à Sondagem divulgada no mês de abril. Para o milho (1ª safra), a Sondagem projeta uma colheita de 23 milhões de toneladas, uma variação negativa de 0,1% em relação ao relatório anterior.

“A estimativa da safra de soja sofreu uma redução de 2,1 milhões de toneladas em relação à Sondagem anterior, sendo que esse ajuste foi influenciado pelos eventos climáticos no RS. Também revisamos a produtividade do milho em função das cheias. No entanto, observa-se que o estado do Rio Grande do Sul terá uma safra destes grãos superior em comparação com 22/23, quando uma estiagem impactou severamente as lavouras”, contextualiza André Nunes de Nunes, economista-chefe do Sicredi.

Ainda conforme a Sondagem, estima-se uma queda na produção de soja no Brasil (-5,4%) em relação à safra anterior, provocada por uma redução na produtividade (-8,8%). No que tange à situação das lavouras de soja, 47% delas são indicadas em boas condições, 35% em condições médias e 18% em ruins. A colheita do grão já atinge 95,5% em âmbito nacional, sendo que nos estados de MG, MT, MS, PR e SP, 100% das áreas já foram colhidas.

A produção do milho, projetada em 23 milhões de toneladas na 1ª safra e em 87,2 de toneladas na 2ª safra, também é menor comparando-se à safra 22/23, sendo esta queda explicada tanto por uma menor produtividade quanto por uma redução na área plantada. A colheita do milho (1ª safra) atinge 68,8% das áreas, foi concluída em SP e está praticamente concluída em SC (96,3%) e no RS (88,4%).

Esta edição da Sondagem também inclui, pela primeira vez, dados relativos ao trigo. Conforme estimativa, a expectativa para essa safra é de uma produção 12,7% superior à alcançada anterior, com 9,1 milhões de toneladas. No Brasil, o plantio do trigo foi concluído em 21,6% das áreas.

A Sondagem de Safras é produzida pela equipe de Análise Econômica do Sicredi, tendo como base uma pesquisa amostral feita com colaboradores especializados em agronegócio que atuam nas mais de 2,7 mil agências em todo o país. O documento tem como objetivo apoiar os produtores rurais com subsídios para suas atividades e destaca indicadores relativos à área plantada, produtividade, produção, andamento do plantio e da colheita e condições das lavouras.

Os números desta edição já contemplam, em parte, os efeitos das chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, com coleta dos dados realizada entre 6 e 13 de maio de 2024. A Sondagem completa pode ser acessada na página de Análises Econômicas do Sicredi(https://www.sicredi.com.br/media/produtos/filer_public/2024/05/21/sondagem-de-safras-maio24.pdf).

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.  

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo de Bombeiros apresenta proposta da criação de um Instituto no Biopark, em Toledo

Projeto foi apresentado pelo capitão Rodrigues - Samuel Milléo/Sistema Ocepar O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, foi recebido, na tarde de segunda-feira (02/09), pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, em Curitiba. Acompanhado por comandantes de destacamentos da corporação do interior do Estado, o comandante-geral apresentou a proposta de criação de um Instituto Tecnológico de Prevenção e Resposta a Emergências, que será construído junto ao Biopark, em Toledo, região Oeste do Paraná.   “O Sistema Ocepar é a primeira entidade do setor produtivo que visitamos. Nosso objetivo é ter o apoio das cooperativas e demais entidades representativas para que esta proposta seja realizada. Esta nossa visita também tem por objetivo estreitar relações com o setor cooperativista, que muito tem contribuído para a nossa atuação”, destacou.   Segundo o coronel Vasco, o Instituto terá um conceito novo e que não existe no Pa

Primato e SENAC abrem inscrição para curso profissionalizante para futuros açougueiros

  Já pensou em começar uma carreira profissional amparado de uma certificação que te dê segurança no mercado de trabalho?  A Cooperativa Primato Agroindustrial e o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) estão juntos na realização do seu projeto pessoal e profissional ao oferecer o Curso de Açougueiro de forma gratuita.  As inscrições já estão abertas e devem ser feitas diretamente com a equipe do SENAC de Toledo, onde os candidatos devem comparecer munidos de seus documentos pessoais. “Nós estamos sempre atentos quando o assunto é qualidade do atendimento e experiência de nossos clientes. Por este motivo estamos promovendo este aperfeiçoamento profissional para que toda a comunidade que tem interesse em conhecer melhor sobre esta profissão possa participar, aprender e quem sabe se tornar um açougueiro de excelência junto a Primato. Afinal, com este curso os participantes terão a oportunidade de compor a equipe de uma de nossas unidades trilhando uma carreira profissional de

Times de Toledo tiveram resultados opostos na rodada da Terceirona Paranaense

O Oeste Brasil venceu na rodada - Movimento e FOCO Uma vitória e uma derrota foi o saldo do final de semana para os times de Toledo no Campeonato Paranaense Terceira Divisão. No sábado, o Oeste Brasil venceu o União de Francisco Beltrão por 3 a 0, no Estádio 14 de Dezembro, apresentando amplo domínio e inúmeras chances de fazer um placar mais elástico.   No domingo, o Toledo Esporte Clube foi ao Sudoeste para enfrentar o Verê, no Estádio Anilado, em Francisco Beltrão e foi batido por 3 a 0.   O Verê lidera o Grupo C com 6 pontos, seguido de Oeste Brasil e Toledo com 3. O União não pontuou. O Toledo perdeu para o Verê - FPF TV A rodada   Grupo A Araucária 1 x 0 Hope Prudentópolis 0 x 0 Batel   Grupo B Campo Mourão 5 x 0 Cambé Portuguesa 1 x 2 Rolândia   Grupo C Oeste Brasil 3 x 0 União Verê 3 x 0 Toledo   3ª Rodada A terceira rodada será cumprida quarta-feira (04) para os times dos grupos A e B. Os jogos do Grupo C serão realizados no dia 15/09 Quarta (04/09) Hope x Prudentópolis Batel