Pular para o conteúdo principal

Avanço da semeadura de trigo na Região Sul desafia variações climáticas

 

Concentrado principalmente na Região Sul do Brasil, o plantio do trigo enfrenta desafios climáticos em diversas áreas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a safra está projetada para ser uma das mais promissoras dos últimos anos, com uma estimativa de produção de 4.068.852 toneladas, um aumento significativo de 55,27% em comparação com a safra anterior, apesar das condições adversas do clima.

O estado do Paraná, que lidera o plantio de trigo no país, já semeou mais de 91% de sua área destinada ao cultivo. Em Santa Catarina a semeadura segue, favorecida pela melhora nas condições climáticas em praticamente toda região Meio-Oeste do estado, com exceção daquelas localizadas na região de Campos Novos, onde a semeadura também é mais tardia.

A preocupação dos produtores agora é que não haja chuvas  em excesso durante os estágios finais de crescimento do grão, já que a umidade é um fator crítico no desenvolvimento do trigo. Essa condição pode resultar em grãos com alta umidade no momento da colheita, além de reduzir a qualidade geral do grão.

O excesso de umidade também pode aumentar a incidência de doenças fúngicas como giberela e brusone, que prejudicam a qualidade do trigo, além de afetar o rendimento de grãos, enquanto a umidade relativa do ar pode influenciar tanto positiva quanto negativamente essas variáveis.

Portanto, é essencial um manejo cuidadoso e monitoramento das condições climáticas e da umidade do grão para garantir a qualidade do trigo durante seu desenvolvimento.

“Atender ao padrão de qualidade exigido pela indústria e pelas tradings é fundamental, uma vez que o excesso de umidade e avarias dos grãos reduzem os ganhos do produtor. Quanto maior o volume de grãos, mais eficiente deve ser o planejamento da colheita e armazenagem da produção”, afirma o engenheiro agrônomo Roney Smolareck, da empresa Loc Solution que detém a marca Motomco de medidores de umidade de grãos.

Segundo ele, todos os cuidados devem ser tomados para que não ocorram problemas com os grãos. “Se a colheita do trigo for realizada com teor de água acima de 13%, há necessidade de secagem para obter melhor preço na hora da comercialização, e isso significa custo maior”, enfatiza Smolareck.

 “Com equipamentos é possível obter um resultado mais preciso sobre o teor de umidade, trazendo inclusive maior transparência na comercialização”, afirma Smolareck.

Os aparelhos medidores de umidade  são homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Toledo recebe mais de R$ 4 milhões da Câmara de Vereadores

A Prefeitura de Toledo recebeu, na segunda-feira (22), um repasse de R$ 4.029.807,50 proveniente das sobras orçamentárias da Câmara de Vereadores. O valor, devolvido ao Executivo Municipal, decorre da economia obtida no primeiro ano da atual legislatura. A formalização do repasse ocorreu durante a 45ª sessão ordinária da Câmara Municipal em 2025, a última do ano. O presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Baierle, pontuou que a restituição marca um momento histórico para a Casa de Leis. “Esse repasse é resultado direto de planejamento, eficiência administrativa e trabalho coletivo”, salientou. “Conseguimos executar as ações planejadas para este ano com menos recursos do que estava previsto, e essa economia retorna agora como recursos livres para investimentos que farão diferença concreta na vida das pessoas”, comentou. A economia foi obtida a partir da gestão do orçamento ao qual a Câmara tem direito por lei, equivalente a até 6% do orçamento municipal. Do montante total repassado, ...

Recanto Cataratas lança programação especial para as férias de verão

  Foz do Iguaçu (PR) é um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil, reunindo atrações naturais icônicas, como as Cataratas do Iguaçu, além de ampla oferta de lazer para todas as idades. Durante as férias de verão, o destino se torna ainda mais atrativo — e o Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention se destaca como opção ideal para quem busca descanso, diversão e experiências completas.  Pensando nas famílias que desejam aproveitar a temporada, o resort preparou uma programação especial de férias, válida de 4 a 31 de janeiro de 2026. A proposta é oferecer uma experiência all-in-one, com excelente custo-benefício, estrutura completa de lazer e serviços de alto padrão. Com cerca de 500 acomodações entre apartamentos e suítes, distribuídas em diferentes categorias, o Recanto Cataratas atende a diversos perfis de viajantes. As amplas áreas de lazer, a área de entretenimento e a reconhecida gastronomia consolidam o resort como um verdadeiro destino de férias em Foz ...

Choupana prepara festa da virada com boa programação e reservas limitadas

Emerson Marques: boa música na virada de ano   O slogan dá a indicação de "um lugar para se sentir em casa". A Choupana da Vila - restaurante, petiscaria e bar é esse lugar, com atendimento cordial num ambiente agradável e com opções muito saborosas no cardápio. É nesse espaço que muitos toledanos passarão a virada de 2025 para 2026, contando com uma programação planejada para que momentos inesquecíveis sejam vividos. Tudo ao embalo de boa música ao vivo com Emerson Marques. A Choupana da Vila está recebendo as reservas.  As mesas para duas e quatro pessoas são limitadas e incluem espumante, frutas, frios e o combo especial Choupana que é um dos destaques da casa. Haverá também um painel para fotos e sorteio de brindes, entre eles um voucher consumação da Choupana, drink do cardápio e um litro de chopp.  E mais: estacionamento privativo gratuito e pagamento em até duas vezes no cartão. O estabelecimento está localizado na Rua Carlos Barbosa 1585, Vila Industrial, entre as...