Pular para o conteúdo principal

Avanço da semeadura de trigo na Região Sul desafia variações climáticas

 

Concentrado principalmente na Região Sul do Brasil, o plantio do trigo enfrenta desafios climáticos em diversas áreas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a safra está projetada para ser uma das mais promissoras dos últimos anos, com uma estimativa de produção de 4.068.852 toneladas, um aumento significativo de 55,27% em comparação com a safra anterior, apesar das condições adversas do clima.

O estado do Paraná, que lidera o plantio de trigo no país, já semeou mais de 91% de sua área destinada ao cultivo. Em Santa Catarina a semeadura segue, favorecida pela melhora nas condições climáticas em praticamente toda região Meio-Oeste do estado, com exceção daquelas localizadas na região de Campos Novos, onde a semeadura também é mais tardia.

A preocupação dos produtores agora é que não haja chuvas  em excesso durante os estágios finais de crescimento do grão, já que a umidade é um fator crítico no desenvolvimento do trigo. Essa condição pode resultar em grãos com alta umidade no momento da colheita, além de reduzir a qualidade geral do grão.

O excesso de umidade também pode aumentar a incidência de doenças fúngicas como giberela e brusone, que prejudicam a qualidade do trigo, além de afetar o rendimento de grãos, enquanto a umidade relativa do ar pode influenciar tanto positiva quanto negativamente essas variáveis.

Portanto, é essencial um manejo cuidadoso e monitoramento das condições climáticas e da umidade do grão para garantir a qualidade do trigo durante seu desenvolvimento.

“Atender ao padrão de qualidade exigido pela indústria e pelas tradings é fundamental, uma vez que o excesso de umidade e avarias dos grãos reduzem os ganhos do produtor. Quanto maior o volume de grãos, mais eficiente deve ser o planejamento da colheita e armazenagem da produção”, afirma o engenheiro agrônomo Roney Smolareck, da empresa Loc Solution que detém a marca Motomco de medidores de umidade de grãos.

Segundo ele, todos os cuidados devem ser tomados para que não ocorram problemas com os grãos. “Se a colheita do trigo for realizada com teor de água acima de 13%, há necessidade de secagem para obter melhor preço na hora da comercialização, e isso significa custo maior”, enfatiza Smolareck.

 “Com equipamentos é possível obter um resultado mais preciso sobre o teor de umidade, trazendo inclusive maior transparência na comercialização”, afirma Smolareck.

Os aparelhos medidores de umidade  são homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a causa é real, o impacto também é: ação da Faculdade Donaduzzi entrega 150 litros de leite ao Hospital Bom Jesus

Com o objetivo de ir além do clima festivo do Halloween e transformar a data em um gesto concreto de solidariedade, o NAADE (Núcleo de Apoio, Acessibilidade, Desenvolvimento e Empregabilidade) da Faculdade Donaduzzi promoveu o Halloween Solidário, uma ação que uniu conscientização social e engajamento comunitário. A campanha arrecadou cerca de 150 litros de leite, destinados à Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (HOESP Bom Jesus), referência em saúde para Toledo e região.   Ao longo da mobilização, estudantes, professores e colaboradores do Biopark Educação se organizaram para contribuir com doações. O espírito da campanha foi incentivar a empatia e reforçar o papel de cada indivíduo como agente de transformação social. A entrega ocorreu na última terça-feira (04) e emocionou todos os envolvidos, que puderam enxergar na prática o impacto que pequenas atitudes podem gerar.   Para a psicóloga Gabriela Koval, do NAADE, o resultado da ação demonstra a força da comun...

Cojem entrega premiações às empresas mais lembradas em seus segmentos em Toledo

Equipe da Ótica Cristal, mais uma vez com o prêmio de ótica mais lembrada   Toledo foi palco de uma noite de comemorações e homenagens com a realização do 20° Prêmio Toledo Destaque Empresarial 2025. O evento, realizado pelo Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), no Olinda Hotel e Eventos, no sábado, dia 8 de novembro, reuniu mais de 500 pessoas, entre empresários e colaboradores premiados, autoridades locais, regionais, e representantes de entidades associativistas. Em seu 20º ano, o Prêmio Toledo Destaque Empresarial confirmou as empresas mais lembradas pelos moradores da cidade, consolidando-se como uma das premiações mais prestigiadas para os negócios locais. Para isso, é realizada uma pesquisa, em uma única fase, com a relação dos segmentos, onde estimula-se aos entrevistados a indicação por lembrança espontânea na pesquisa “Top of mind”. Ao todo, 78 segmentos foram premiados na noite de comemorações. Segundo o presidente...

Prefeitura de Toledo assina convênio para construção de novo Cras

  O prefeito em exercício de Toledo, Lucio De Marchi, está em Curitiba nesta segunda-feira (10) para a assinatura de um convênio com o Governo do Paraná, que garante a construção de um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na região da Grande Pioneiro. O ato contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; da secretária municipal de Assistência Social, Simone Ferrari, do assessor de Governo, Neuroci Frizzo; além de lideranças políticas como o deputado estadual Hussein Bakri, que intermediou o pleito junto ao governo estadual. “Estamos em Curitiba, numa grande festa para anunciar uma grande novidade: um novo Cras para a Grande Pioneiro. Agradeço ao secretário Carboni, ao governador Ratinho Júnior e à Assembleia Legislativa por mais essa parceria. Toledo agradece de coração”, destacou o prefeito em exercício Lucio De Marchi. Durante a assinatura, o secretário estadual Rogério Carboni ressaltou a importância do investi...