Pular para o conteúdo principal

Avanço da semeadura de trigo na Região Sul desafia variações climáticas

 

Concentrado principalmente na Região Sul do Brasil, o plantio do trigo enfrenta desafios climáticos em diversas áreas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a safra está projetada para ser uma das mais promissoras dos últimos anos, com uma estimativa de produção de 4.068.852 toneladas, um aumento significativo de 55,27% em comparação com a safra anterior, apesar das condições adversas do clima.

O estado do Paraná, que lidera o plantio de trigo no país, já semeou mais de 91% de sua área destinada ao cultivo. Em Santa Catarina a semeadura segue, favorecida pela melhora nas condições climáticas em praticamente toda região Meio-Oeste do estado, com exceção daquelas localizadas na região de Campos Novos, onde a semeadura também é mais tardia.

A preocupação dos produtores agora é que não haja chuvas  em excesso durante os estágios finais de crescimento do grão, já que a umidade é um fator crítico no desenvolvimento do trigo. Essa condição pode resultar em grãos com alta umidade no momento da colheita, além de reduzir a qualidade geral do grão.

O excesso de umidade também pode aumentar a incidência de doenças fúngicas como giberela e brusone, que prejudicam a qualidade do trigo, além de afetar o rendimento de grãos, enquanto a umidade relativa do ar pode influenciar tanto positiva quanto negativamente essas variáveis.

Portanto, é essencial um manejo cuidadoso e monitoramento das condições climáticas e da umidade do grão para garantir a qualidade do trigo durante seu desenvolvimento.

“Atender ao padrão de qualidade exigido pela indústria e pelas tradings é fundamental, uma vez que o excesso de umidade e avarias dos grãos reduzem os ganhos do produtor. Quanto maior o volume de grãos, mais eficiente deve ser o planejamento da colheita e armazenagem da produção”, afirma o engenheiro agrônomo Roney Smolareck, da empresa Loc Solution que detém a marca Motomco de medidores de umidade de grãos.

Segundo ele, todos os cuidados devem ser tomados para que não ocorram problemas com os grãos. “Se a colheita do trigo for realizada com teor de água acima de 13%, há necessidade de secagem para obter melhor preço na hora da comercialização, e isso significa custo maior”, enfatiza Smolareck.

 “Com equipamentos é possível obter um resultado mais preciso sobre o teor de umidade, trazendo inclusive maior transparência na comercialização”, afirma Smolareck.

Os aparelhos medidores de umidade  são homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se prepara para o seu tradicional show pirotécnico

A queima de fogos na virada do ano é um dos eventos mais aguardados no calendário do município de Toledo. Com 14 minutos de show pirotécnico de baixo estampido, a expectativa é que o evento atraia mais de 40 mil pessoas e movimente a rede hoteleira do município, impactando positivamente a economia da cidade. A organização logística para os festejos iniciarão na próxima terça-feira (30), com o fechamento parcial da rua Raimundo Leonardi, entre as rua Dom Pedro ll e a rua Pedro dos Santos Ramos, especificamente em frente ao Horto Florestal para o início da instalação dos fogos. Na quarta-feira (31), os acessos de veículos ao Parque Ecológico Diva Paim Barth, incluindo o Horto Municipal, serão bloqueados a partir das 13h, e o tráfego na Avenida Parigot de Souza e na Rua Dom Pedro II será parcialmente suspenso às 16h.  Os fogos serão disparados em frente ao Horto Florestal do Parque ecológico Diva Paim Barth e estarão cercados por viaturas dos dois sentidos da via, bloqueando a passage...

Saúde alerta: leptospirose é doença grave e risco aumenta após chuvas

A leptospirose é uma zoonose bacteriana grave muitas vezes negligenciada, que representa um risco significativo para a saúde pública, especialmente em áreas urbanas suscetíveis a inundações. Com a chegada do período chuvoso, que no Paraná vai de novembro a março, vale o alerta em relação a possibilidade de contaminação. Causada pela bactéria Leptospira, essa doença tem uma ligação direta com o transmissor mais comum: o rato. De janeiro a novembro de 2025, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou 18 mortes por leptospirose. Ao todo, foram 1.557 notificações da doença, sendo que 247 foram confirmados; 103 estão sendo investigados; 42 tiveram resultados inconclusivos e 1.165 foram descartados. “É uma doença que pode matar. Os primeiros sintomas começam de forma repentina e são semelhantes a uma gripe. É necessário ter cuidado e seguir as recomendações, principalmente em caso de inundações, que é quando ocorre o maior risco”, explicou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “No...

Academia Donaduzzi soma mais de 25 premiações em 2025 e se destaca em olimpíadas nacionais

  A Academia Donaduzzi, localizada no Biopark, em Toledo, encerra 2025 com mais de 25 premiações conquistadas por estudantes em olimpíadas, feiras científicas e mostras de inovação, em níveis estadual, nacional e internacional. Os resultados reforçam o modelo educacional baseado em metodologias personalizadas, estímulo às aptidões individuais e aprendizagem prática. Criada em 2018 como um projeto de robótica e ciência voltado inicialmente aos filhos de colaboradores, a Academia Donaduzzi passou a integrar o ecossistema do Biopark em 2021 e, desde então, ampliou sua atuação para o Colégio Donaduzzi e escolas da região. Atualmente, atende quase 500 estudantes no contraturno escolar, com uma estrutura formada por 14 eixos temáticos e cerca de 60 módulos, permitindo que cada criança ou adolescente escolha até três atividades por dia, que vão além do ensino de ciências, integrando atividades de artes e esportes, de acordo com seus interesses. Entre os principais destaques de 2025 está o...