Pular para o conteúdo principal

Avanço da semeadura de trigo na Região Sul desafia variações climáticas

 

Concentrado principalmente na Região Sul do Brasil, o plantio do trigo enfrenta desafios climáticos em diversas áreas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a safra está projetada para ser uma das mais promissoras dos últimos anos, com uma estimativa de produção de 4.068.852 toneladas, um aumento significativo de 55,27% em comparação com a safra anterior, apesar das condições adversas do clima.

O estado do Paraná, que lidera o plantio de trigo no país, já semeou mais de 91% de sua área destinada ao cultivo. Em Santa Catarina a semeadura segue, favorecida pela melhora nas condições climáticas em praticamente toda região Meio-Oeste do estado, com exceção daquelas localizadas na região de Campos Novos, onde a semeadura também é mais tardia.

A preocupação dos produtores agora é que não haja chuvas  em excesso durante os estágios finais de crescimento do grão, já que a umidade é um fator crítico no desenvolvimento do trigo. Essa condição pode resultar em grãos com alta umidade no momento da colheita, além de reduzir a qualidade geral do grão.

O excesso de umidade também pode aumentar a incidência de doenças fúngicas como giberela e brusone, que prejudicam a qualidade do trigo, além de afetar o rendimento de grãos, enquanto a umidade relativa do ar pode influenciar tanto positiva quanto negativamente essas variáveis.

Portanto, é essencial um manejo cuidadoso e monitoramento das condições climáticas e da umidade do grão para garantir a qualidade do trigo durante seu desenvolvimento.

“Atender ao padrão de qualidade exigido pela indústria e pelas tradings é fundamental, uma vez que o excesso de umidade e avarias dos grãos reduzem os ganhos do produtor. Quanto maior o volume de grãos, mais eficiente deve ser o planejamento da colheita e armazenagem da produção”, afirma o engenheiro agrônomo Roney Smolareck, da empresa Loc Solution que detém a marca Motomco de medidores de umidade de grãos.

Segundo ele, todos os cuidados devem ser tomados para que não ocorram problemas com os grãos. “Se a colheita do trigo for realizada com teor de água acima de 13%, há necessidade de secagem para obter melhor preço na hora da comercialização, e isso significa custo maior”, enfatiza Smolareck.

 “Com equipamentos é possível obter um resultado mais preciso sobre o teor de umidade, trazendo inclusive maior transparência na comercialização”, afirma Smolareck.

Os aparelhos medidores de umidade  são homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uniprime Pioneira empossa novo Diretor Comercial com foco no relacionamento com os cooperados

Renan Ziani: carreira na própria instituição A Uniprime Pioneira oficializou a posse de Renan Ziani como diretor Comercial da cooperativa. Com uma carreira construída internamente, o novo diretor assume o cargo com a missão de fortalecer, aproximar e fidelizar ainda mais o relacionamento com os cooperados. “Meu objetivo é preservar a essência do atendimento próximo, presente e atento às necessidades dos cooperados. Ao mesmo tempo, avançar em inovação, modernização e ampliação dos produtos e serviços. Vamos fortalecer o que fazemos bem e preparar a cooperativa para o futuro”, afirma.   A trajetória de Renan na Uniprime Pioneira teve início em 2016, na agência de Santa Helena, onde atuou diretamente no atendimento aos cooperados. Mais tarde, como assistente de negócios, ampliou sua experiência no fortalecimento de carteiras e na orientação de soluções financeiras.   Em 2020, passou a atuar como Supervisor de Produtos e Serviços, na Superintendência, em Toledo. Três anos depois, ...

Cojem entrega premiações às empresas mais lembradas em seus segmentos em Toledo

Equipe da Ótica Cristal, mais uma vez com o prêmio de ótica mais lembrada   Toledo foi palco de uma noite de comemorações e homenagens com a realização do 20° Prêmio Toledo Destaque Empresarial 2025. O evento, realizado pelo Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), no Olinda Hotel e Eventos, no sábado, dia 8 de novembro, reuniu mais de 500 pessoas, entre empresários e colaboradores premiados, autoridades locais, regionais, e representantes de entidades associativistas. Em seu 20º ano, o Prêmio Toledo Destaque Empresarial confirmou as empresas mais lembradas pelos moradores da cidade, consolidando-se como uma das premiações mais prestigiadas para os negócios locais. Para isso, é realizada uma pesquisa, em uma única fase, com a relação dos segmentos, onde estimula-se aos entrevistados a indicação por lembrança espontânea na pesquisa “Top of mind”. Ao todo, 78 segmentos foram premiados na noite de comemorações. Segundo o presidente...

Virada Cultural acontece de 05 a 07 de dezembro em Toledo

  Falta menos de um mês para a 14ª Virada Cultural de Toledo, que contará com mais de 40 atrações ao longo de três dias em quatro locais distintos. A programação iniciará no dia 5 de dezembro (sexta-feira) às 19h e conta com apresentações musicais, teatrais, dança, batalha de rima e produção de murais artísticos, tudo com acesso gratuito. Haverá também atividades especiais para o público infantil e atrações fixas durante os dias do evento. A realização é da Secretaria Municipal da Cultura. A programação será dividida entre o Parque Ecológico Diva Paim Barth, a Biblioteca Pública Municipal, o Parque Ecológico Luiz Claudio Hoffmann  e  o Teatro Municipal.  Estarão entre as atrações fixas a Casa do Papai Noel com personagens natalinos no parque Diva Paim Barth, espaços instagramáveis com decoração natalina e espaços de recreação infantil. Também haverá a “Viradinha Cultural”, especialmente para as crianças, que contará com noite do pijama, contações de histórias, recrea...