Pular para o conteúdo principal

Avanço da semeadura de trigo na Região Sul desafia variações climáticas

 

Concentrado principalmente na Região Sul do Brasil, o plantio do trigo enfrenta desafios climáticos em diversas áreas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a safra está projetada para ser uma das mais promissoras dos últimos anos, com uma estimativa de produção de 4.068.852 toneladas, um aumento significativo de 55,27% em comparação com a safra anterior, apesar das condições adversas do clima.

O estado do Paraná, que lidera o plantio de trigo no país, já semeou mais de 91% de sua área destinada ao cultivo. Em Santa Catarina a semeadura segue, favorecida pela melhora nas condições climáticas em praticamente toda região Meio-Oeste do estado, com exceção daquelas localizadas na região de Campos Novos, onde a semeadura também é mais tardia.

A preocupação dos produtores agora é que não haja chuvas  em excesso durante os estágios finais de crescimento do grão, já que a umidade é um fator crítico no desenvolvimento do trigo. Essa condição pode resultar em grãos com alta umidade no momento da colheita, além de reduzir a qualidade geral do grão.

O excesso de umidade também pode aumentar a incidência de doenças fúngicas como giberela e brusone, que prejudicam a qualidade do trigo, além de afetar o rendimento de grãos, enquanto a umidade relativa do ar pode influenciar tanto positiva quanto negativamente essas variáveis.

Portanto, é essencial um manejo cuidadoso e monitoramento das condições climáticas e da umidade do grão para garantir a qualidade do trigo durante seu desenvolvimento.

“Atender ao padrão de qualidade exigido pela indústria e pelas tradings é fundamental, uma vez que o excesso de umidade e avarias dos grãos reduzem os ganhos do produtor. Quanto maior o volume de grãos, mais eficiente deve ser o planejamento da colheita e armazenagem da produção”, afirma o engenheiro agrônomo Roney Smolareck, da empresa Loc Solution que detém a marca Motomco de medidores de umidade de grãos.

Segundo ele, todos os cuidados devem ser tomados para que não ocorram problemas com os grãos. “Se a colheita do trigo for realizada com teor de água acima de 13%, há necessidade de secagem para obter melhor preço na hora da comercialização, e isso significa custo maior”, enfatiza Smolareck.

 “Com equipamentos é possível obter um resultado mais preciso sobre o teor de umidade, trazendo inclusive maior transparência na comercialização”, afirma Smolareck.

Os aparelhos medidores de umidade  são homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo realiza Dia D de vacinação neste sábado (18)

  Neste sábado (18), todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Toledo e algumas do interior realizarão o “Dia D” de vacinação, quando todas as unidades abrirão excepcionalmente para atender o público. A mobilização especial ocorrerá das 8h às 17h em todas as UBS do município, com exceção das localizadas nos distritos de Dez de Maio, Boa Vista, Novo Sobradinho, Vila Ipiranga e Dois Irmãos, que funcionarão das 8h às 13h. O objetivo é ampliar o acesso da população às vacinas e aumentar as coberturas vacinais, reduzindo o risco de reintrodução ou disseminação de doenças já controladas, como o sarampo. A Campanha Nacional de Multivacinação segue diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e disponibiliza todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização. Entre elas, doses contra hepatite A e B, meningocócicas C e ACWY, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, febre amarela, rotavírus, HPV, influenza e Covid-19. A orientação das autorid...

Mais um grande evento agita o Píer Santa Maria neste sábado (18)

  Depois de Zezé Di Camargo e Luciano, e Paulo Ricardo, chegou a vez Dilsinho e Atitude 67 agitarem o Píer Santa Maria. Neste sábado (18), quem curte o melhor pagode não pode deixar de participar da festa, que terá ainda o Grupo Cativa Samba embalando a festa após os shows. E semana que vem, para fechar outubro com chave de ouro, o Empório recebe o Country Beat, na sexta dia 24, e o esperado West Steak Festival no Píer, no sábado, dia 25. Um super evento Open Food e Open Bar com mais de 25 estações para você viver uma experiência gastronômica sem igual. No cardápio: cordeiro patagônico, panceta pururuca, tilápia no espeto, pirarucu, bisret, pork ribs, loli pop, hamburguers bovino e suíno, carne de onça, arroz caldoso, espetinho gourmet, bife de chorizo com creme de shitake e gorgonzola, short ribs, matambrito, salmão, fraldinha no varal, jacaré no varal, choripan, ossobuco com polenta, cupim, costela no carrossel, tortilla com pulled pork, sushi, ceviche, e sobremesas: panqueca dom...

Com baixa taxa de desocupação, Toledo se destaca em levantamento do IBGE

Toledo voltou a aparecer em posição de destaque em um levantamento nacional. Segundo a mais recente edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados referentes ao segundo trimestre deste ano, o município apresentou uma das menores taxas de desocupação do Paraná e do Brasil. De acordo com o estudo, apenas 2,7% da força de trabalho toledana estava desempregada no período analisado – o equivalente a 2.341 pessoas, de um total de 85.979 economicamente ativas. Entre os 22 municípios paranaenses que tinham mais de 100 mil habitantes em 2022, Toledo ocupa o segundo lugar em termos de menor índice de desocupação, ficando atrás apenas de Apucarana (2,6%). Nível nacional – A performance local também se destaca em nível nacional: Toledo aparece na 21ª posição entre as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. O “Top 5” paranaense é completado por Cascavel (25º lugar, com taxa de desocup...