Pular para o conteúdo principal

Evento de piscicultura reuniu produtores, técnicos e pesquisadores em Toledo

 

De acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), a região oeste do Paraná é líder na produção de tilápias no Brasil, com o cultivo de 213.300 toneladas, representando 24% o total nacional. Neste cenário, entre os dias 24 e 25 de julho, Toledo recebeu o 3° Simpósio de Piscicultura do Oeste do Paraná (SIMPOP). 
Considerado o maior evento voltado para os produtores da região, o evento foi promovido pela Aqua In – Aqua Insumos, empresa residente do Biopark, e reuniu cerca de 400 participantes, entre produtores, empresas, alunos, corpo técnico, centros de pesquisa e palestrantes. 
A intenção foi gerar debates e disseminar informações de produtos e serviços ofertados no ramo da piscicultura, desde medicamentos, aditivos, equipamentos e vacinas. “Além disso, trouxemos as empresas parceiras justamente para que os produtores possam esclarecer suas dúvidas”, explica Nilton Ishikawa, médico veterinário e proprietário da Aqua In. 
O simpósio serviu ainda como impulsionamento de inovação e desenvolvimento regional, fortalecendo a relação entre empresas e produtores. “Contamos com apresentações de inovações em sensores, IoT e conexão, além de aditivos para a prevenção de doenças”, afirma Ishikawa.
Perspectivas para a Piscicultura
Segundo a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), a tilápia ampliou sua participação na produção de peixes de cultivo no país. A espécie, que se destaca por seu sabor, suculência e saudabilidade, representa agora 65,3% do total nacional.
Nos últimos dez anos, por exemplo, a produção de tilápia no Brasil cresceu 103%, passando de 285 mil toneladas para 579 mil toneladas. Por isso, as expectativas para a piscicultura nos próximos anos são otimistas. “Pelo clima favorável e abundância de água, o Brasil tem potencial para expandir significativamente a produção de tilápia e se tornar um líder mundial, replicando seu sucesso na exportação de frango”, finaliza Nilton Ishikawa.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso de Medicina da UFPR no Biopark em Toledo tem conceito máximo do MEC

  Após oitos anos do início das atividades da graduação em Medicina no Campus Toledo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Biopark, avaliadores do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), visitaram as instalações do campus para realizar avaliação como parte do processo de reconhecimento do curso. A visita aconteceu no último dia 08. O reconhecimento de curso transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco, que culmina em um relatório da comissão de avaliadores. São verificadas três dimensões do curso: Organização Didático Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura constante no Projeto Pedagógico do Curso.  Ao final da avaliação, o curso recebeu o conceito máximo do MEC (5). Para a diretora do Campus Toledo, Ana Paula Brandalize, a nota reflete a excelência da formação de médicos pela UFPR e o comprometimento com o papel da universidade na sociedade.

Unimed Costa Oeste anuncia descredenciamento do Hospital Rondon

Leito do novo HGU Marechal Cândido Rondon - Divulgação A Unimed Costa Oeste emitiu nota oficial comunicando o descredenciamento do Hospital Rondon, de Marechal Cândido Rondon, de sua rede de atendimento. A medida valerá a partir do dia 05 de dezembro.   De acordo com a cooperativa de trabalho médico, a medida não refletirá em prejuízos aos seus usuários, uma vez que eles contam com duas outras instituições hospitalares – o Hospital Geral Unimed – HGU Marechal Cândido Rondon e o Hospital Geral Unimed – HGU Toledo.   No comunicado, a diretoria da Unimed Costa Oeste ressalta os grandes investimentos efetivados na implantação do HGU Marechal Cândido Rondon, um moderno hospital inaugurado recentemente, assim como na aquisição e reestruturação do HGU Toledo. Confira a íntegra do comunicado:   Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – To

Chapa liderada por Fabiano Bordignon concorre à sucessão na OAB/Toledo

Fabiano Bordignon, candidato à presidência da OAB/Toledo - Divulgação A Chapa XI de Agosto foi oficialmente lançada para concorrer às eleições da diretoria e do conselho da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Toledo, bem como à representação junto à Seccional de Curitiba. O evento, realizado em Toledo, contou com a presença de advogados e advogadas da região, consolidando um importante momento de diálogo e de apresentação das propostas que visam fortalecer a advocacia local e estadual, além de assegurar a defesa das prerrogativas profissionais.   A diretoria da Chapa XI de Agosto é composta pelos seguintes membros: Fabiano José Bordignon - Presidente (OAB/PR 23062) Silvia Mattei - Vice-Presidente (OAB/PR 27976) Eduardo Hoffmann - Secretário-Geral (OAB/PR 42652) Jacqueline Nogueira dos Santos - Secretária-Geral Adjunta (OAB/PR 65414) Charles Alberi Schneider - Tesoureiro (OAB/PR 74088)   O lançamento da Chapa XI de Agosto também contou com a participação de Luiz Fernando