Pular para o conteúdo principal

Evento de piscicultura reuniu produtores, técnicos e pesquisadores em Toledo

 

De acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), a região oeste do Paraná é líder na produção de tilápias no Brasil, com o cultivo de 213.300 toneladas, representando 24% o total nacional. Neste cenário, entre os dias 24 e 25 de julho, Toledo recebeu o 3° Simpósio de Piscicultura do Oeste do Paraná (SIMPOP). 
Considerado o maior evento voltado para os produtores da região, o evento foi promovido pela Aqua In – Aqua Insumos, empresa residente do Biopark, e reuniu cerca de 400 participantes, entre produtores, empresas, alunos, corpo técnico, centros de pesquisa e palestrantes. 
A intenção foi gerar debates e disseminar informações de produtos e serviços ofertados no ramo da piscicultura, desde medicamentos, aditivos, equipamentos e vacinas. “Além disso, trouxemos as empresas parceiras justamente para que os produtores possam esclarecer suas dúvidas”, explica Nilton Ishikawa, médico veterinário e proprietário da Aqua In. 
O simpósio serviu ainda como impulsionamento de inovação e desenvolvimento regional, fortalecendo a relação entre empresas e produtores. “Contamos com apresentações de inovações em sensores, IoT e conexão, além de aditivos para a prevenção de doenças”, afirma Ishikawa.
Perspectivas para a Piscicultura
Segundo a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), a tilápia ampliou sua participação na produção de peixes de cultivo no país. A espécie, que se destaca por seu sabor, suculência e saudabilidade, representa agora 65,3% do total nacional.
Nos últimos dez anos, por exemplo, a produção de tilápia no Brasil cresceu 103%, passando de 285 mil toneladas para 579 mil toneladas. Por isso, as expectativas para a piscicultura nos próximos anos são otimistas. “Pelo clima favorável e abundância de água, o Brasil tem potencial para expandir significativamente a produção de tilápia e se tornar um líder mundial, replicando seu sucesso na exportação de frango”, finaliza Nilton Ishikawa.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PP e União Brasil oficializam “Superfederação” e criam a maior força partidária do Congresso

Sperafico com deputados e lideranças - Divulgação O Progressistas (PP) e o União Brasil oficializaram nesta semana a criação da federação partidária União Progressista, que passa a ser a maior força política do país. O novo bloco reúne 109 deputados federais, 15 senadores, além de 1.350 prefeitos espalhados por todo o Brasil, consolidando também presença em seis governos estaduais.   O deputado federal Dilceu Sperafico (União Progressista-PR) participou da convenção conjunta que sacramentou a união entre as duas legendas. Em seu discurso, destacou a importância histórica da medida.   “Estou no Progressistas desde sua fundação e vejo com bons olhos essa nova força política. No Paraná, temos 4 deputados federais e 7 estaduais. Isso mostra a nossa força e aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”, afirmou Sperafico, lembrando que a federação reforça o papel do partido no cenário nacional. Segundo o parlamentar, em seu sétimo mandato, o objetivo central da União Progressista se...

Rosângela Moro defende avanços no tratamento de doenças raras em evento: deputada estará ao vivo na Guaçu FM

Mais de 13 milhões de brasileiros são afetados por algum tipo de doença rara. Diante desse cenário, é fundamental ampliar o debate e promover ações concretas.   Pensando nisso, a Academia Nacional de Medicina promove, nesta quinta-feira, 21 de agosto, um encontro com a Frente Parlamentar Mista da Inovação e Tecnologias em Saúde para Doenças Raras (iTec Raras). O evento com participação da Deputada Federal Rosângela Moro(União-SP), reunirá parlamentares, acadêmicos e médicos especialistas, que discutirão temas como diagnóstico, tratamento e políticas públicas voltadas às doenças raras.   Regras mais claras para estudos clínicos, garantindo segurança, rapidez e incentivos, com apoio de agências de fomento, como também fortalecimento das redes de referência e uso de tecnologias modernas, além de estratégias futuras para enfrentar os desafios da área, estarão na pauta do evento. Rádio Guaçu Rosângela Moro participa nesta terça-feira (19), do programa Guaçu Notícias, na Guaçu FM e ...

De mãos dadas pela vida: Primato e Projeto Pequeno Amor unem forças pela UTI Neonatal

  Na última quinta-feira (14), a Primato Cooperativa Agroindustrial entregou ao Projeto Pequeno Amor uma doação especial de itens de higiene destinados à UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus, em Toledo (PR). Mais do que produtos, a entrega simboliza esperança e estreita o elo entre a comunidade e a equipe que diariamente luta pela vida de recém-nascidos. As doações foram arrecadadas por meio de uma campanha realizada nas unidades da Primato, onde clientes, cooperados e colaboradores puderam contribuir com fraldas, lenços umedecidos e outros produtos de higiene. O engajamento da comunidade foi fundamental para o sucesso da ação. O Projeto Com a missão de apoiar continuamente a UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus, o Projeto Pequeno Amor nasceu em 2017. Composto por cerca de 30 voluntários ativos, o grupo organiza eventos, vendas e campanhas, revertendo todo o valor arrecadado para a compra de equipamentos e melhorias na estrutura do setor. Entre as conquistas, destacam-se duas incubador...