Pular para o conteúdo principal

Férias: atualizar a carteira de vacinação protege crianças e jovens em passeios e viagens

 

Muitas famílias aproveitam as férias de julho para passear em outros locais do Estado, do País ou mesmo no Exterior. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) chama a atenção de pais e responsáveis por crianças e adolescentes para aproveitarem essa época do ano e atualizarem a carteira de vacinação, garantindo proteção durante e após as férias.

Para viagens no Brasil, a orientação é que estejam atualizadas, especialmente, as imunizações contra febre amarela, poliomielite, sarampo, rubéola, difteria e tétano. Se a opção for por viagens ao Exterior, é preciso estar atento às orientações de cada país, inclusive o prazo de antecedência para estar devidamente imunizado na data da viagem. No Paraná, estão disponíveis 1.930 salas de vacinação para a atualização do documento.

Considerada um direito do cidadão, a imunização faz parte da Atenção Primária e é uma das medidas mais importantes para a redução de doenças, sequelas e mortes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem vacinas para a prevenção de mais de 20 doenças fatais, o que evita cerca de 2 milhões a 3 milhões de mortes todos os anos por doenças, como difteria, tétano, coqueluche, influenza e sarampo.

Segundo a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Virginia Dobkowski Franco dos Santos, o período das férias de julho pode ser ideal para a atualização do documento não só das crianças, mas de toda a família. “Uma forma de cuidado e carinho, que traz benefícios e previne muitas doenças e evita dor de cabeça futura. As vacinas estão distribuídas em todo o Paraná durante o ano todo”, ressalta.

A Sesa ainda reforça que a vacina contra a gripe pode ser uma grande aliada para a defesa do organismo nesta época do ano. Ela é gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível para todas as faixas etárias a partir dos seis meses de idade.

 

União da Vitória, Bituruna e General Carneiro: Estado investe R$ 43 milhões em hospitais

Serviço online que agiliza laudo de eletrocardiograma chega à região de Londrina

"Com a chegada do inverno é esperado que doenças respiratórias como a gripe ganhem destaque entre as manifestações em crianças. Por isso, é importante que as famílias utilizem o período das férias escolares para colocarem o calendário de vacinação dos pequenos em dia”, complementa a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesa, Fernanda Crosewski.

COBERTURA

De acordo o painel cobertura vacinal do Ministério da Saúde, com dados preliminares até maio, as coberturas vacinais do Paraná de crianças até 2 anos são:  BCG – 88,21 %; Hepatite B – 84,64%; a Febre Amarela - 74,24%; Hepatite A – 80,41%; Menincocócica conj. C – 69,18%; Pentavalente – 85,65%; Pneumocóccica 10 – 80,18%; Poliomielite Injetável – 85,29%; Rotavírus Humano – 82,60%; Tríplice Viral-D1 – 92,08%; Varicela/Tetraviral – 74,05%; DTP (1º ref) - 77,96%; Menincocócica conj. C (1º ref) - 68,63%; Pneumocóccica 10 (1º ref) - 79,41%; Poliomielite Oral - 77,56%.

Confira a finalidade das principais vacinas ofertadas no Paraná:

 - BCG: protege contra formas graves de tuberculose

 - Pentavalente: contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae tipo B (bactéria que causa meningite)

 - Pneumocócica 10-valente: contra pneumococo, bactéria que causa pneumonia e meningite

 - Meningocócica C: contra o meningococo C, bactéria que causa meningite

 - Rotavírus: contra diarréia e desidratação

 - VIP: contra os sorotipos 1, 2 e 3 da poliomielite

 - VOPb: protege contra os sorotipos 1 e 3 da poliomielite

 - Dupla Adulto (dT): contra difteria e tétano

 - Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola

 - Tríplice Bacteriana (DTP): protege contra difteria, tétano e coqueluche

 - dTpa: é administrada em gestantes e protege contra difteria, tétano e coqueluche

 - Varicela: contra catapora

 - HPV: protege contra quatro tipos de papilomavírus humano, dois deles responsáveis por 90% das verrugas genitais e os outros dois pelo aparecimento de cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero

 - Febre Amarela: protege contra a doença e é recomendada para as pessoas que vão se deslocar para áreas fora do Paraná, que tenham recomendação de vacinação

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo Bedinsat inaugura Centro de Distribuição em Santiago-RS

Fachada dos barracões do CD de Santiago-RS: o produto mais próximo dos clientes O Grupo Bedinsat promove no sábado, 20 de julho, a inauguração oficial do Centro de Distribuição Regional Bedinsolar na cidade de Santiago-RS. Na oportunidade, a direção da empresa apresentará as atividades do Grupo Bedinsat ao público da região, formado por integradores e convidados, entre eles, lideranças locais. O conglomerado empresarial atua em vários setores da economia, entre eles, comunicação via satélite, energia solar, mobilidade, indústrias e agronegócio.   “Mais do que nunca, neste momento de reconstrução do valoroso estado gaúcho, o Grupo Bedinsat reafirma a sua convicção pela escolha do Rio Grande do Sul para a abertura de mais uma unidade de negócios”, afirma o fundador e presidente, Márcio Luiz Bedin. Segundo ele, a geração de emprego e renda no território riograndense reforça o “reconhecimento ao valoroso povo gaúcho, responsável pela colonização da região Oeste do Paraná, onde estão centra

Jogos Escolares: irmãs conquistam 3º lugar geral para o Alfa Premium na modalidade de judô

  Os judocas toledanos conquistaram bons resultados na fase final dos Jogos Escolares do Paraná, que acontecem em Campo Mourão. A modalidade de judô teve as competições realizadas no último final de semana. Representando o Colégio Alfa Premum, a judoca Maria Clara E. Silva conquistou a medalha de ouro na categoria Meio Pesado até 64kg. Maria é atleta do técnico Júnior Gimenez, que também é responsável pelos judocas Maria Ritha E. Silva, na categoria meio pesado até 44 kg, também co Alfa Premium, e Enzo Vito, na categoria meio pesado até 64 kg, representando o Colégio La Salle, que ficaram em 5º lugar. Com o resultado das irmãs Maria Clara e Maria Ritha, o Colégio Alfa Premium conquistou o troféu de 3⁰ lugar geral. Viver Toledo - Ano 15 Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff  (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Grupo Bedinsat promove evento com integradores Bedinsolar

Integradores de várias cidades participaram do evento Com uma pauta que enfocou os mais variados temas, como detalhes técnicos e comerciais dos painéis, inversores e outros equipamentos da linha de energia fotovoltaica, o Grupo Bedinsat reuniu integradores da Bedinsolar para um evento no último sábado (13), em Toledo. O encontro contou com a presença do fundador e diretor presidente, Marcio Bedin.   A Diretoria Comercial, capitaneada por Lucas Bedin e Vilmar Pedralli, apresentou as várias possibilidades de negócios do Grupo Bedinsat, assim como assuntos relacionados a linhas de crédito. Algumas das novidades são os segmentos de seguros e consórcios, além de um portfólio robusto de produtos que inclui desde escavadeira compacta, vários modelos de empilhadeiras e transpaleteiras elétricas, até equipamentos para academias. Diretores Márcio Bedin e Lucas Bedin na conversa com integradores Qualidade Um dos pontos de destaque foi a apresentação realizada pelo gerente de Engenharia Lucas Vero