Pular para o conteúdo principal

Férias: atualizar a carteira de vacinação protege crianças e jovens em passeios e viagens

 

Muitas famílias aproveitam as férias de julho para passear em outros locais do Estado, do País ou mesmo no Exterior. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) chama a atenção de pais e responsáveis por crianças e adolescentes para aproveitarem essa época do ano e atualizarem a carteira de vacinação, garantindo proteção durante e após as férias.

Para viagens no Brasil, a orientação é que estejam atualizadas, especialmente, as imunizações contra febre amarela, poliomielite, sarampo, rubéola, difteria e tétano. Se a opção for por viagens ao Exterior, é preciso estar atento às orientações de cada país, inclusive o prazo de antecedência para estar devidamente imunizado na data da viagem. No Paraná, estão disponíveis 1.930 salas de vacinação para a atualização do documento.

Considerada um direito do cidadão, a imunização faz parte da Atenção Primária e é uma das medidas mais importantes para a redução de doenças, sequelas e mortes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem vacinas para a prevenção de mais de 20 doenças fatais, o que evita cerca de 2 milhões a 3 milhões de mortes todos os anos por doenças, como difteria, tétano, coqueluche, influenza e sarampo.

Segundo a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Virginia Dobkowski Franco dos Santos, o período das férias de julho pode ser ideal para a atualização do documento não só das crianças, mas de toda a família. “Uma forma de cuidado e carinho, que traz benefícios e previne muitas doenças e evita dor de cabeça futura. As vacinas estão distribuídas em todo o Paraná durante o ano todo”, ressalta.

A Sesa ainda reforça que a vacina contra a gripe pode ser uma grande aliada para a defesa do organismo nesta época do ano. Ela é gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível para todas as faixas etárias a partir dos seis meses de idade.

 

União da Vitória, Bituruna e General Carneiro: Estado investe R$ 43 milhões em hospitais

Serviço online que agiliza laudo de eletrocardiograma chega à região de Londrina

"Com a chegada do inverno é esperado que doenças respiratórias como a gripe ganhem destaque entre as manifestações em crianças. Por isso, é importante que as famílias utilizem o período das férias escolares para colocarem o calendário de vacinação dos pequenos em dia”, complementa a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesa, Fernanda Crosewski.

COBERTURA

De acordo o painel cobertura vacinal do Ministério da Saúde, com dados preliminares até maio, as coberturas vacinais do Paraná de crianças até 2 anos são:  BCG – 88,21 %; Hepatite B – 84,64%; a Febre Amarela - 74,24%; Hepatite A – 80,41%; Menincocócica conj. C – 69,18%; Pentavalente – 85,65%; Pneumocóccica 10 – 80,18%; Poliomielite Injetável – 85,29%; Rotavírus Humano – 82,60%; Tríplice Viral-D1 – 92,08%; Varicela/Tetraviral – 74,05%; DTP (1º ref) - 77,96%; Menincocócica conj. C (1º ref) - 68,63%; Pneumocóccica 10 (1º ref) - 79,41%; Poliomielite Oral - 77,56%.

Confira a finalidade das principais vacinas ofertadas no Paraná:

 - BCG: protege contra formas graves de tuberculose

 - Pentavalente: contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae tipo B (bactéria que causa meningite)

 - Pneumocócica 10-valente: contra pneumococo, bactéria que causa pneumonia e meningite

 - Meningocócica C: contra o meningococo C, bactéria que causa meningite

 - Rotavírus: contra diarréia e desidratação

 - VIP: contra os sorotipos 1, 2 e 3 da poliomielite

 - VOPb: protege contra os sorotipos 1 e 3 da poliomielite

 - Dupla Adulto (dT): contra difteria e tétano

 - Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola

 - Tríplice Bacteriana (DTP): protege contra difteria, tétano e coqueluche

 - dTpa: é administrada em gestantes e protege contra difteria, tétano e coqueluche

 - Varicela: contra catapora

 - HPV: protege contra quatro tipos de papilomavírus humano, dois deles responsáveis por 90% das verrugas genitais e os outros dois pelo aparecimento de cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero

 - Febre Amarela: protege contra a doença e é recomendada para as pessoas que vão se deslocar para áreas fora do Paraná, que tenham recomendação de vacinação

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso de Medicina da UFPR no Biopark em Toledo tem conceito máximo do MEC

  Após oitos anos do início das atividades da graduação em Medicina no Campus Toledo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Biopark, avaliadores do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), visitaram as instalações do campus para realizar avaliação como parte do processo de reconhecimento do curso. A visita aconteceu no último dia 08. O reconhecimento de curso transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco, que culmina em um relatório da comissão de avaliadores. São verificadas três dimensões do curso: Organização Didático Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura constante no Projeto Pedagógico do Curso.  Ao final da avaliação, o curso recebeu o conceito máximo do MEC (5). Para a diretora do Campus Toledo, Ana Paula Brandalize, a nota reflete a excelência da formação de médicos pela UFPR e o comprometimento com o papel da universidade na sociedade.

Prefeito eleito Mario Costenaro viaja a Curitiba para acelerar projetos

Bakri, Sperafico e Costenaro em reunião na capital - Divulgação Após a vitória no último dia 6 de outubro, Mario Costenaro, prefeito eleito de Toledo, visitou a Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (15), acompanhado do deputado federal Dilceu Sperafico e do vice-prefeito eleito Lucio De Marchi.  O grupo se encontrou com o líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado estadual Hussein Bakri.   Costenaro ainda se encontrou com o deputado estadual Alexandre Curi e com o secretário de Infraestrutura do Governo do Estado, deputado federal Sandro Alex. Também houve um encontro informal com o presidente do Republicanos no Paraná, o empresário Marcelo Almeida,   A agenda em Curitiba serviu para aproximar a futura gestão de deputados alinhados com os projetos que começarão a ser implementados a partir de janeiro de 2025. Além disso, Costenaro já apresentou algumas demandas que considera serem prioritárias pra Toledo e que foram debatidas durante o período e

Unimed Costa Oeste anuncia descredenciamento do Hospital Rondon

Leito do novo HGU Marechal Cândido Rondon - Divulgação A Unimed Costa Oeste emitiu nota oficial comunicando o descredenciamento do Hospital Rondon, de Marechal Cândido Rondon, de sua rede de atendimento. A medida valerá a partir do dia 05 de dezembro.   De acordo com a cooperativa de trabalho médico, a medida não refletirá em prejuízos aos seus usuários, uma vez que eles contam com duas outras instituições hospitalares – o Hospital Geral Unimed – HGU Marechal Cândido Rondon e o Hospital Geral Unimed – HGU Toledo.   No comunicado, a diretoria da Unimed Costa Oeste ressalta os grandes investimentos efetivados na implantação do HGU Marechal Cândido Rondon, um moderno hospital inaugurado recentemente, assim como na aquisição e reestruturação do HGU Toledo. Confira a íntegra do comunicado:   Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – To