Pular para o conteúdo principal

Longevidade e bem-estar: os benefícios do esporte na terceira idade

No Dia dos Avós, a Prati-Donaduzzi enfatiza a importância da prática regular de exercícios físicos pelos idosos, além do apoio da família.

Em muitas famílias, o legado é deixado por meio de valores, conhecimentos, tradições ou realizações que são transmitidos de uma geração para outra. Na família Hendges, não seria diferente. Dona Beatriz, aos 64 anos, mãe e avó, demonstra que o esporte ainda está presente em todas as fases de sua jornada.

"Sempre fui muito ativa no esporte. Joguei handebol na seleção de Toledo até os meus 18 anos", relata Beatriz. Apesar dos anos que se passaram, sua paixão por estar envolvida na prática esportiva permaneceu inabalável, isso é demonstrado com a sua participação no Centro de Treinamento de Idosos de Toledo (CTI).

“Há três anos eu treino handebol, basquete e vôlei gigante no CTI, um lugar onde construí novas amizades e conheci atletas de outras cidades. Além disso, o esporte trouxe inúmeros benefícios para minha saúde como resistência, fortalecimento muscular e mobilidade”, complementa. 

Laura Pappen, acompanhou de perto o amor da avó pelo esporte desde cedo. "Minha avó sempre compartilhou suas experiências nos treinos e campeonatos que participava. Isso me motivou ainda mais a treinar alguma modalidade. Em 2021, comecei a jogar vôlei pelo projeto Avotol, apoiado pela Prati-Donaduzzi, e hoje faço parte da equipe Sub-13 de Toledo", destaca Laura, de 11 anos.

Para Solange Aparecida Cavalli, o interesse pelo esporte surgiu apenas na terceira idade. "Não tinha o hábito de praticar nenhuma atividade física, mas ao me aposentar aos 60 anos, fui convidada para treinar vôlei, basquete, handebol e peteca no CTI", conta Solange. "Minha filha foi minha maior incentivadora para começar a treinar. Quando eu não tenho treino, aproveito para ir à academia", revela.

Uma vida mais ativa e saudável

Atualmente, mais de 120 atletas participam das atividades do Centro de Treinamento de Toledo. O projeto tem a finalidade

de garantir o acesso ao esporte e ao lazer, bem como promover atividades voltadas para a promoção da saúde e a integração social da pessoa idosa. Neste ano, a Prati-Donaduzzi apoiou através da Lei de Incentivo ao Esporte os Jogos dos Idosos de Toledo (JITO).Além disso, a farmacêutica oferece o programa Melhor Idade, no qual grupos de idosos participam de palestras sobre o uso correto de medicamentos e têm a oportunidade de conhecer o processo de produção.

"Temos o compromisso de promover saúde e bem-estar em todas as fases da vida. Acreditamos que o esporte não tem idade e é fundamental para manter uma vida ativa e saudável. Ao praticarem atividades físicas regulares, eles estimulam autonomia e a autoestima, contribuindo para uma melhor qualidade de vida”, destaca Edilson Bianqui, Diretor de Marketing e Prescrição Médica da Prati-Donaduzzi.

Márcia Franciele Spies, diretora do Departamento do Idoso da Secretaria de Esportes e Lazer, explica que antigamente havia a ideia de que os idosos se limitavam a atividades de baixo impacto como hidroginástica, caminhada e pilates. Hoje, porém, há um novo conceito de envelhecimento, com os idosos mais ativos e participativos. "A prática esportiva melhora mobilidade, flexibilidade e facilita as atividades diárias. Também fortalece os músculos, melhora a saúde do coração, reduz a ansiedade, promove autoestima e confiança. O apoio da família é fundamental para que o idoso pratique atividades físicas, contribuindo assim para saúde física e emocional", conclui.

Viver Toledo - Ano 15

Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo de Bombeiros apresenta proposta da criação de um Instituto no Biopark, em Toledo

Projeto foi apresentado pelo capitão Rodrigues - Samuel Milléo/Sistema Ocepar O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, foi recebido, na tarde de segunda-feira (02/09), pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, em Curitiba. Acompanhado por comandantes de destacamentos da corporação do interior do Estado, o comandante-geral apresentou a proposta de criação de um Instituto Tecnológico de Prevenção e Resposta a Emergências, que será construído junto ao Biopark, em Toledo, região Oeste do Paraná.   “O Sistema Ocepar é a primeira entidade do setor produtivo que visitamos. Nosso objetivo é ter o apoio das cooperativas e demais entidades representativas para que esta proposta seja realizada. Esta nossa visita também tem por objetivo estreitar relações com o setor cooperativista, que muito tem contribuído para a nossa atuação”, destacou.   Segundo o coronel Vasco, o Instituto terá um conceito novo e que não existe no Pa

Primato e SENAC abrem inscrição para curso profissionalizante para futuros açougueiros

  Já pensou em começar uma carreira profissional amparado de uma certificação que te dê segurança no mercado de trabalho?  A Cooperativa Primato Agroindustrial e o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) estão juntos na realização do seu projeto pessoal e profissional ao oferecer o Curso de Açougueiro de forma gratuita.  As inscrições já estão abertas e devem ser feitas diretamente com a equipe do SENAC de Toledo, onde os candidatos devem comparecer munidos de seus documentos pessoais. “Nós estamos sempre atentos quando o assunto é qualidade do atendimento e experiência de nossos clientes. Por este motivo estamos promovendo este aperfeiçoamento profissional para que toda a comunidade que tem interesse em conhecer melhor sobre esta profissão possa participar, aprender e quem sabe se tornar um açougueiro de excelência junto a Primato. Afinal, com este curso os participantes terão a oportunidade de compor a equipe de uma de nossas unidades trilhando uma carreira profissional de

Times de Toledo tiveram resultados opostos na rodada da Terceirona Paranaense

O Oeste Brasil venceu na rodada - Movimento e FOCO Uma vitória e uma derrota foi o saldo do final de semana para os times de Toledo no Campeonato Paranaense Terceira Divisão. No sábado, o Oeste Brasil venceu o União de Francisco Beltrão por 3 a 0, no Estádio 14 de Dezembro, apresentando amplo domínio e inúmeras chances de fazer um placar mais elástico.   No domingo, o Toledo Esporte Clube foi ao Sudoeste para enfrentar o Verê, no Estádio Anilado, em Francisco Beltrão e foi batido por 3 a 0.   O Verê lidera o Grupo C com 6 pontos, seguido de Oeste Brasil e Toledo com 3. O União não pontuou. O Toledo perdeu para o Verê - FPF TV A rodada   Grupo A Araucária 1 x 0 Hope Prudentópolis 0 x 0 Batel   Grupo B Campo Mourão 5 x 0 Cambé Portuguesa 1 x 2 Rolândia   Grupo C Oeste Brasil 3 x 0 União Verê 3 x 0 Toledo   3ª Rodada A terceira rodada será cumprida quarta-feira (04) para os times dos grupos A e B. Os jogos do Grupo C serão realizados no dia 15/09 Quarta (04/09) Hope x Prudentópolis Batel