Pular para o conteúdo principal

Profissionais atravessam país em busca de oportunidades de trabalho

  Dados do IBGE apontam que 359 mil pessoas mudaram de estado para trabalhar

Nos corredores de grandes empresas, é cada vez mais comum ouvir diferentes sotaques, observar traços diversos e presenciar culturas variadas. Profissionais de várias partes do Brasil e do mundo agora compartilham a rotina de trabalho, refletindo um movimento importante: segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 359 mil pessoas mudaram de estado para trabalhar em 2020. 

O técnico em gestão de qualidade Renato Silva enfrentou os 3.372 quilômetros que separam as cidades de Barbalha (CE) e Toledo (PR) para começar em um novo emprego na indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi. “Vim com minha esposa Sarah e duas malas de roupas. Ela foi aprovada para uma vaga de analista sênior e, como condição para mudar de cidade, disse que precisaria de uma oportunidade para mim. Iniciei o processo seletivo e começamos a trabalhar aqui em dezembro de 2022”. Renato explica que, inicialmente, enfrentaram desafios significativos. “No começo, foi bem complicado porque trouxemos muita saudade na bagagem. Ficamos dois meses morando em uma quitinete, mas agora já temos planos de comprar uma casa, trazer familiares que ainda estão no Ceará e fixar nossas raízes aqui”, explica. 

Com mais de cinco mil colaboradores, histórias como a de Renato são comuns na farmacêutica Prati-Donaduzzi no Paraná. Pelo menos 11% dos profissionais vieram de outros estados, incluindo Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 

“Devido à alta demanda que geramos, enfrentamos um déficit de profissionais qualificados na região. Temos vagas abertas em diversos setores e níveis hierárquicos, o que justifica essa migração profissional”, explica diretor de recursos humanos da farmacêutica, DionesWolfart. “Além dos profissionais de outros estados, há muitos que viajam diariamente de municípios próximos para trabalhar. Apenas de Cascavel, que fica há 45 quilômetros de Toledo, contamos com 80 colaboradores”, complementa.

Sonho realizado
Para a farmacêutica Marcela Rizzi, trabalhar em uma indústria da área sempre foi um sonho, e por isso ela acompanhava as ofertas de vagas de trabalho das principais empresas do segmento pelo Linkedin. Seu noivo Matheus, engenheiro químico, foi o primeiro a se candidatar a uma das vagas da Prati-Donaduzzi. Ele começou a trabalhar em julho de 2021, e ela, dois meses depois. 

“Saímos de Pompéia, interior de São Paulo, e hoje temos muitos planos aqui. Entrei no Controle de Qualidade e um ano depois fui para a Garantia da Qualidade. A mudança foi necessária para explorar novas oportunidades e impulsionar nosso crescimento pessoal e profissional. Agora, estamos planejando construir uma família e continuar avançando dentro da empresa”.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo de Bombeiros apresenta proposta da criação de um Instituto no Biopark, em Toledo

Projeto foi apresentado pelo capitão Rodrigues - Samuel Milléo/Sistema Ocepar O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, foi recebido, na tarde de segunda-feira (02/09), pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, em Curitiba. Acompanhado por comandantes de destacamentos da corporação do interior do Estado, o comandante-geral apresentou a proposta de criação de um Instituto Tecnológico de Prevenção e Resposta a Emergências, que será construído junto ao Biopark, em Toledo, região Oeste do Paraná.   “O Sistema Ocepar é a primeira entidade do setor produtivo que visitamos. Nosso objetivo é ter o apoio das cooperativas e demais entidades representativas para que esta proposta seja realizada. Esta nossa visita também tem por objetivo estreitar relações com o setor cooperativista, que muito tem contribuído para a nossa atuação”, destacou.   Segundo o coronel Vasco, o Instituto terá um conceito novo e que não existe no Pa

Primato e SENAC abrem inscrição para curso profissionalizante para futuros açougueiros

  Já pensou em começar uma carreira profissional amparado de uma certificação que te dê segurança no mercado de trabalho?  A Cooperativa Primato Agroindustrial e o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) estão juntos na realização do seu projeto pessoal e profissional ao oferecer o Curso de Açougueiro de forma gratuita.  As inscrições já estão abertas e devem ser feitas diretamente com a equipe do SENAC de Toledo, onde os candidatos devem comparecer munidos de seus documentos pessoais. “Nós estamos sempre atentos quando o assunto é qualidade do atendimento e experiência de nossos clientes. Por este motivo estamos promovendo este aperfeiçoamento profissional para que toda a comunidade que tem interesse em conhecer melhor sobre esta profissão possa participar, aprender e quem sabe se tornar um açougueiro de excelência junto a Primato. Afinal, com este curso os participantes terão a oportunidade de compor a equipe de uma de nossas unidades trilhando uma carreira profissional de

Times de Toledo tiveram resultados opostos na rodada da Terceirona Paranaense

O Oeste Brasil venceu na rodada - Movimento e FOCO Uma vitória e uma derrota foi o saldo do final de semana para os times de Toledo no Campeonato Paranaense Terceira Divisão. No sábado, o Oeste Brasil venceu o União de Francisco Beltrão por 3 a 0, no Estádio 14 de Dezembro, apresentando amplo domínio e inúmeras chances de fazer um placar mais elástico.   No domingo, o Toledo Esporte Clube foi ao Sudoeste para enfrentar o Verê, no Estádio Anilado, em Francisco Beltrão e foi batido por 3 a 0.   O Verê lidera o Grupo C com 6 pontos, seguido de Oeste Brasil e Toledo com 3. O União não pontuou. O Toledo perdeu para o Verê - FPF TV A rodada   Grupo A Araucária 1 x 0 Hope Prudentópolis 0 x 0 Batel   Grupo B Campo Mourão 5 x 0 Cambé Portuguesa 1 x 2 Rolândia   Grupo C Oeste Brasil 3 x 0 União Verê 3 x 0 Toledo   3ª Rodada A terceira rodada será cumprida quarta-feira (04) para os times dos grupos A e B. Os jogos do Grupo C serão realizados no dia 15/09 Quarta (04/09) Hope x Prudentópolis Batel