Pular para o conteúdo principal

Projeto Escultura na Praça transforma a natureza morta em arte

 

Neste mês de julho, a Praça da Cultura terá uma movimentação diferente e especial. Após eventos climáticos extremos que resultaram na queda de árvores antigas e majestosas da praça, a comunidade enfrenta o desafio de lidar com a madeira abundante e carregada de história deixada para trás. Com um olhar criativo e ambientalmente consciente, surgiu a oportunidade de transformar essa madeira em belas e duradouras esculturas, preservando a memória das árvores e agregando uma nova dimensão de arte à praça.

O Projeto Escultura na Praça, idealizado pela servidora Cleonice Dumke, Assistente em Desenvolvimento Social, utiliza os troncos e galhos das árvores derrubadas como matéria-prima. “Este projeto visa não apenas preservar a história dessas árvores através do trabalho artístico, mas também promover a consciência ambiental e valorizar o patrimônio natural que nos cerca”, diz Cleonice. 

A iniciativa incentiva a arte local por meio da participação do artista plástico Elvis Ribeiro, conhecido por suas esculturas feitas com motosserra, que transformará a madeira bruta em magníficas obras de arte.

O projeto da Secretaria da Cultura, com o apoio da Secretaria de Infraestrutura Rural e Urbana, promete criar esculturas que adornarão a Praça da Cultura, transformando-a em um ponto turístico inspirador. Os trabalhos começaram nesta terça-feira (02), com a instalação de uma tenda de 10x10 metros, onde o artista realizará seu trabalho, culminando em quatro obras de arte: duas para a Praça da Cultura, uma para o Museu Histórico Willy Barth e uma para a Biblioteca Pública Municipal.

“O Projeto Escultura na Praça promete transformar a natureza morta em arte viva, inspirando as gerações futuras a apreciar e proteger o mundo natural que compartilhamos. Venha visitar a Praça da Cultura durante este mês de julho e testemunhe a transformação da madeira em esculturas que contarão a história de nossa comunidade de uma maneira única e bela”, convida Cleonice.

O artista Elvis Ribeiro comenta que a madeira a ser utilizada não tem valor comercial e o único destino seria o aterro sanitário. Ele explica que numa floresta ela teria outras utilidades e contribuiria com a fauna e flora, mas na área urbana seria simplesmente descartada. Ao realizar a intervenção artística, irá contribuir para embelezar a Praça da Cultura e manter viva a história das árvores, além de motivar a visitação nos espaços onde as obras serão destinadas. 

A Secretaria da Cultura ainda mantém em segredo as imagens que irão ser esculpidas, mas garante que serão um atrativo para diversos públicos. Para viabilizar as intervenções, o artista conta com o apoio da Tangará Materiais de Construção, representante Husqvarna e Foz Tintas, representante Montana, para o fornecimento de equipamentos, combustíveis, produtos de impermeabilização e materiais para pintura. 

Além das esculturas, o projeto envolve a participação dos alunos do curso de desenho e pintura em tela da Casa da Cultura, que terão aulas práticas sob a orientação da professora Marta Guder. 

A Secretaria da Cultura pede a compreensão da comunidade, principalmente da vizinhança, pois durante parte desse período serão utilizados equipamentos que causam ruídos sonoros.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano Safra: recursos para energia fotovoltaica serão importantes para impulsionar setor, avalia diretor do Grupo Bedinsat

Usina fotovoltaica Bedinsolar em propriedade rural em Toledo: Plano Safra contempla recursos para a área "O anúncio de recursos com juros acessíveis para o financiamento de sistemas fotovoltaicos será importante para impulsionar os negócios no setor, que tem nas propriedades rurais a terceira maior classe de consumo na geração própria de energia solar",  avalia o empresário Márcio Luiz Bedin, do Grupo Bedinsat. Um dos principais players do mercado com a marca própria Bedinsolar de placas solares, inversores e equipamentos, a empresa tem também a produção própria de estruturas de fixação. O Plano Safra 2024/2025, lançado quarta-feira (03), pelo Governo Federal, contempla a liberação de recursos que serão importantes para impulsionar o mercado de energia solar na agricultura familiar. O Pronaf Bioeconomia destinará recursos para aquisição de sistemas fotovoltaicos e outras tecnologias sustentáveis, com taxas de investimento reduzidas de 4% para 3% ao ano em relação ao Plano Saf

Toledo entrega Usina do Conhecimento e Praça da Bíblia nesta quarta (3)

  A Prefeitura de Toledo realizará nesta quarta-feira (3) a entrega de dois importantes equipamentos públicos. O primeiro deles é a Usina do Conhecimento, que, após ampla remodelação, ficará aos cuidados da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com quem o governo municipal firmará acordo de cooperação técnica em ato que será realizado às 9h. Mais tarde, às 19h, será celebrado culto que marca a inauguração das reformas da Praça da Bíblia. Um dos pontos de destaque no principal cartão postal de Toledo, localizada na península à beira do lago que forma o Parque Ecológico Diva Paim Barth, a Usina do Conhecimento, se transformará em um centro de educação, iniciação científica e inovação tecnológica gerenciado pela UTFPR, com participação da Secretaria Municipal da Educação (Smed). Antes disso, o governo municipal realizou, ao valor total de R$ 1.601.366,80, uma reformulação completa no espaço – coube à instituição de ensino superior a aquisição de equipamentos, mobiliário e a

Ato de Cooperar: cooperativas de Toledo entregam computadores à Unidade Social Coopagro

Dirigentes das cooperativas no ato na US Coopagro “Uma luz reacende e se abre um universo de oportunidades para as crianças atendidas aqui na Unidade Social Coopagro. Estávamos com as atividades paralisadas diante da precariedade dos equipamentos e sem a perspectiva de reposição imediata. Então, a doação das cooperativas é algo muito importante.” A afirmação é da secretária de Assistência Social de Toledo, Solange Silva dos Santos Fidélis, ao participar do ato em de entrega de quinze computadores, na tarde desta sexta-feira (05). Este ano, o Ato de Cooperar teve a coordenação do Sicoob Meridional. De acordo com a vice-presidente da Central Sicoob Paraná, Solange Martins, o Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado em todo o mundo, tendo uma conotação comunitária. “Este ano, tivemos o caso das enchentes no Rio Grande do Sul em meio à campanha, de forma que o Ato de Cooperar foi ampliado, mantendo a ação dos computadores e a arrecadação de donativos para os moradores daquele estad