Pular para o conteúdo principal

Universidades estaduais têm 1,4 mil vagas em cursos de idiomas para o segundo semestre

As universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (UENP) estão com inscrições abertas para 1.418 vagas em cursos de idiomas. São 57 turmas distribuídas em três línguas, sendo 18 de inglês, 18 de francês e 21 de espanhol, em diferentes níveis de proficiência. As aulas iniciam entre 6 de agosto e 9 de setembro, de acordo com o calendário acadêmico de cada instituição de ensino superior.

Os cursos são ofertados por meio do programa Paraná Fala Idiomas (PFI) nas modalidades presencial com 40 turmas, e a distância, com 17 turmas, nos períodos da manhã, tarde e noite. A UEL e a Unioeste contam com vagas remanescentes para os cursos de espanhol, que iniciaram as aulas neste mês. As universidades avaliam a abertura de novas turmas ainda no segundo semestre letivo de 2024. A expectativa é ampliar em um total de 2.312 vagas para os três idiomas.

A ação é voltada para pesquisadores, professores, estudantes e agentes universitários vinculados às instituições estaduais de ensino superior. Os cursos têm uma metodologia específica que leva em consideração as demandas desse público. O objetivo do PFI é contribuir para ações de internacionalização, a partir do preparo da comunidade acadêmica para programas de intercâmbio e eventos no Exterior.

O programa é considerado estratégico pelo Governo do Estado e é viabilizado pelo Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, dotação orçamentária administrada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Os recursos são destinados para o custeio de bolsas-auxílio para professores e estudantes universitários, além de profissionais de idiomas do mercado contratados para ministrar aulas no programa.

PROGRAMA

Desenvolvido desde 2014, o programa já formou um total de 14.828 alunos dos três cursos de idioma ministrados em todas as sete instituições estaduais de ensino superior. A iniciativa atua em diversos níveis do processo de inserção das universidades estaduais no contexto mundial, desde o preparo da comunidade acadêmica para participação em projetos de pesquisas no Exterior até a viabilização de disciplinas em língua estrangeira no próprio âmbito das instituições.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente no Piauí tira a vida de empresário de Novo Sarandi e esposa e mais uma pessoa

Acidente frontal vitimou três pessoas - Reprodução O empresário Ivandro Bonna e sua esposa, Andrea Cristina Block, morreram em um acidente próximo ao distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí, no estado do Piauí no final de segunda-feira (28). A colisão frontal entre duas caminhonetes resultou na morte de uma terceira pessoa.   O casal era muito conhecido na região, uma vez que ele residiu por vários anos no distrito de Novo Sarandi, em Toledo, enquanto ela era de Marechal Cândido Rondon. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para atender à ocorrência, porém as vítimas não resistiram aos ferimentos. Ivandro era ligado à Cerâmica Bona e possuía propriedades no Piauí, estado onde residia já há alguns anos. Andrea e Ivandro residiam no Piauí Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Wanderley Graeff Jr. (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR ...

Vídeo mostra barco à deriva e atendimento a ferido em acidente em Santa Helena

Atendimento a ferido em Santa Helena - Correio do lago Um acidente de graves proporções entre duas embarcações de pesca aconteceu no domingo (27), em Santa Helena, resultando em um homem gravemente ferido e outro desaparecido. Equipes de resgate iniciaram as buscas pelo jovem Matheus Berta, de 21 anos, nesta segunda-feira (28). As buscas foram reiniciadas às 7h, com o reforço de equipes especializadas do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, que se deslocam até Santa Helena para auxiliar nos trabalhos de localização.    O desaparecimento mobilizou a comunidade local de pescadores e as autoridades, que seguem empenhadas nas operações para encontrar o jovem. Novas informações sobre o caso devem ser divulgadas ao longo do dia.   O acidente aconteceu durante a largada do 12º Festival de Pesca ao Tucunaré, que acabou cancelado diante da gravidade dos fatos. Pescadores esportivos registram imagens do resgate de vítimas e de uma lancha à deriva após acidente. De acordo com o port...

Batida frontal: motorista tem ferimentos graves em choque de veículo contra caminhão

Choque frontal registrado pela PRE  Uma batida frontal entre um caminhão e um veículo Corsa resultou numa vítima ferida gravemente no final da noite de sexta-feira (25), na PR-467, entre Pato Bragado e Marechal Cândido Rondon.   De acordo com os dados colhidos pela Polícia Rodoviária Estadual, um caminhão Iveco, de cor branca, emplacado em Nova Santa Rosa, seguia no sentido a Pato Bragado, quando invadiu a pista da esquerda e colidiu frontalmente com o Corsa Classic, com placas de Marechal Cândido Rondon, cujo motorista, de   41 anos de idade teve ferimentos graves e   foi encaminhado à UPA de Marechal.   Chovia no momento do acidente, que ocorreu às 23h50, com destruição total do Corsa.   Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Wanderley Graeff Jr. (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR