Pular para o conteúdo principal

Paraná adota IA para aprimorar ensino de matemática nas escolas da rede estadual

 

A partir deste mês de agosto, o recurso digital Khanmigo, ferramenta de Inteligência Artificial já utilizada pela Khan Academy, será definitivamente incorporado como apoio no ensino da matemática nas escolas da rede estadual. Inovadora, a plataforma é pioneira no Brasil e foi desenvolvida para enriquecer o processo educacional por meio do uso de Inteligência Artificial (IA) como um ‘tutor digital’ na resolução de exercícios matemáticos.

O sistema proporciona suporte individualizado aos alunos, respondendo dúvidas em tempo real e adaptando estratégias de ensino às necessidades específicas de cada estudante. Inicialmente, o Khanmigo será disponibilizado para aproximadamente 7 mil estudantes de 98 escolas pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Apucarana, Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Goioerê, Francisco Beltrão, Wenceslau Brás, além de Curitiba e Região Metropolitana (RMC).

De acordo com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o diferencial do Khanmigo é a utilização da IA como ‘tutor digital’, que guia o processo de resolução de problemas e criação de textos, sem fornecer respostas diretamente, mas incentivando a reflexão e a compreensão dos conceitos. Mecanismo que, como ferramenta auxiliar à educação, pode alavancar importantes enriquecimentos do processo aprendizagem.

"A adoção permanente dessas novas tecnologias pode proporcionar um ensino mais individualizado e eficiente, permitindo que os estudantes progridam em seu próprio ritmo e recebam apoio imediato quando necessário", afirma.

SUPORTE AOS PROFESSORES

Enquanto para os alunos a plataforma atua como ‘tutor digital’, para os docentes o Khanmigo funciona como assistente que auxilia no planejamento de aulas, atividades, avaliações e acompanhamento do desempenho dos alunos, tanto em nível de turma quanto individualmente.

"Este é outro ponto positivo. Com o Khanmigo, os docentes terão à disposição ferramentas mais avançadas para monitorar o progresso dos alunos, identificar áreas de dificuldade e ajustar suas estratégias pedagógicas, tornando o processo educacional mais abrangente e inclusivo", reforça Miranda.

O programa possibilita, ainda, múltiplas aplicações em sala de aula, como revisão de conceitos, apoio na elaboração de planos de aprendizagem, avaliação da compreensão dos alunos, e suporte em projetos de grupo, pesquisa e escrita criativa.

“O forte impacto que a aliança entre tecnologia e aprendizagem tem exercido no processo educacional dos alunos da rede estadual evidencia que a educação no Paraná está alinhada às práticas pedagógicas mais modernas, disponíveis em nível global, empregando a inovação tecnológica como meio de aprimorar a qualidade do ensino e promover um aprendizado cada vez mais forte”, finaliza o secretário.

PLATAFORMAS

A educação gamificada e o uso das plataformas pedagógicas como métodos essenciais ao apoio da aprendizagem dos estudantes e na mensuração do desempenho escolar foram destaque da rede estadual de ensino do Paraná no primeiro semestre de 2024. O investimento feito até agora, em 2024, foi de R$ 9,64 milhões.

Viabilizadas para facilitar a prática pedagógica, as plataformas digitais de aprendizagem incorporam variedade de recursos interativos, como vídeos e quizzes, ampliando as oportunidades educacionais e tornando a jornada de aprendizado mais envolvente, flexível e personalizada.

Atualmente a rede estadual de ensino conta com recursos digitais, que vão de suporte à leitura, redação e inglês, até capacitação em tecnologia e ensino de matemática, além de sistemas de avaliação da aprendizagem.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im

Morre ex-vice-prefeita de Toledo Rosa Campos

Faleceu no início da madrugada de hoje a ex-vice-prefeita de Toledo Rosali Maziero Campos, aos 72 anos. Sua morte ocorreu à 00h39 desta sexta-feira (01), de complicações decorrentes de uma rescidiva do linfoma que acometia ela deste agosto. Ela estava com pneumonia, durante o tratamento de quimioterapia.   Rosa Campos foi vice-prefeita entre 1989 a 1992, eleita na chapa do prefeito Luiz Alberto de Araújo. Ela está na história de Toledo como uma das duas mulheres a exercer o cargo, no qual sucedeu Dalva Weinert Nogueira.   Durante a gestão para a qual foi eleita, Rosa Campos exerceu o cargo de secretária de Esportes e Cultura. Mais tarde, elegeu-se vereadora. Ela era casada com o ex-deputado estadual Sabino Brasil Nunes de Campos e deixa três filhos e seis netos, além de um grande número de amigos.   Em rede social, a filha Sabrina, escreceu: “ Bom dia amigos queridos do Sabino e da Rosa. Aqui é   Sabrina. Escrevo com muita tristeza e dor no coração para informar a todos que nossa queri

Família de Kaian Kaefer lança campanha de doação de chuteiras

A família de Kaian Kaefer, falecido em janeiro de 2023 prestes a completar 32 anos, lançou uma campanha para atender crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Iniciação Esportiva/Estação Cidadania Jomah Hussein Ali Mohd Rabah. A campanha “Ajuda o Kaian a marcar este gol” foi lançada por seus familiares na última sexta-feira (06), data de seu aniversário, e visa beneficiar crianças e adolescentes com chuteiras e tênis para a prática esportiva. Kaian, filho de Silvana Corazza Kaefer e Hardi Kaefer, sempre foi apaixonado pelo futebol, atuava como lateral esquerdo e defendeu Sofran Vapor, TCW e Yara/Atlético-Pr no futebol de campo, além de equipes de futsal do La Salle e Incomar, entre outras. O jovem faleceu durante a prática do futebol com colegas, em Cascavel, após sofrer um mal súbito. À época do acontecimento, Kaian participava junto com seu pai da equipe SCOL de futebol suíço. Querido e adorado por todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo, Kaian foi um ser humano dotado