Pular para o conteúdo principal

Queijaria e Centro Cultural Átani: uma experiência sensorial e de imersão na história

Cirlei Rossi: a história da família e realidade dos pioneiros retratada em belas pinturas 

Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo
Cirlei Rossi atua há décadas na profissão que adotou, incluindo a direção pedagógica do tradicional Colégio Incomar e a coordenação do Clube de Ciências no Biopark Educação, mantendo em paralelo uma outra paixão com a forte identificação com as suas raízes no campo, com a lida no sítio da família, no distrito de Vila Nova, em Toledo.
 
Lá, no ambiente bucólico distante das agitações da cidade, Cirlei se dedicou a colocar em prática os ensinamentos de suas origens na produção de queijos. Ela costuma dizer que o queijo trouxe para a sua vida o sabor da infância, o cheiro do porão da sua “nona” e todas as experiências vivenciadas na tenra infância.
 
Por isso, quando surgiu o Projeto de Queijos Finos do Biopark, Cirlei não titubeou e se atirou de cabeça diante de uma proposta irrecusável de qualificação da propriedade e dos conceitos até então vigentes que focavam na produção colonial. E assim, surgiram os queijos finos Átani, primeiramente com as variedades Saint-Paulin e Morbier Café, que logo conquistaram os paladares dos apreciados de bons queijos. Hoje, já são cinco tipos de queijos produzidos pela Queijaria Átani, incluindo o Nonna Lucia e o Dona Rossi. Todos já premiados em concursos de queijos, como as medalha de Prata  e Bronze conquistadas pelo Morbier Café e Dona Rossi, respectivamente, no 3º Mundial de Queijos do Brasil, realizado em abril de 2024, em São Paulo. 
 
Cirlei detalha as características dos queijos
O sugestivo nome da Queijaria Átani surgiu da junção das letras iniciais dos nomes dos três filhos de Cirlei - Alexandre, Taís e Nicole. 

Centro Cultural
Recentemente, a família iniciou as atividades com um restaurante, integrado ao Centro Cultural Átani, que recebe, além de uma clientela crescente em busca de uma experiência sensorial na degustação de queijos, estudantes das escolas do município de Toledo.
 
Um dos grandes atrativos é uma impressionante maquete em dois níveis, onde um moinho d´água movimenta os equipamentos rústicos, dando aos visitantes uma ideia de como era a lida no campo dos pioneiros da região. A maquete foi desenvolvida pelo artesão Arcildo Back e passa às novas gerações referências importantes da história daqueles que antecederam uma população que é partícipe do maior salto evolutivo da humanidade.
 
Em poucas décadas, a região saiu de uma selva inóspita e toda sorte de adversidades dos pioneiros que tinham as noites iluminadas a lamparinas a querosene, para a realidade de um mundo cada vez mais conectado pelas tecnologias e onde a Inteligência Artificial começa a ganhar protagonismo. Assim, uma visita ao Centro Cultural Átani permite uma breve conexão com o passado de lutas daqueles que iniciaram a construção da grandeza do interior do Paraná. E coloca-se em prática o turismo rural com qualidade.
 
Mesa Posta
Aos sábados, o Centro Cultural e Queijaria Átani recebe aficionados da boa culinária para o “Mesa Posta”, com uma rica variedade de sabores. Precedida pela experiencia sensorial da degustação dos queijos, o jantar inclui itens como frios, deliciosos pães de produção própria, brusqueta, caponata, geléias, polenta brustolada – tostada na chapa à moda dos imigrantes italianos, com queijo, bacon e iscas de filé.
 
Serviço
Mesa Posta – Experiência sensorial com queijos e jantar
Aos sábados – 20h
Queijaria Átani - Centro Cultural Átani
Linha Três Irmãos – Vila Nova – Toledo
WhatsApp: 45 998328886
Atendimento exclusivamente sob reserva 









Viver Toledo - Ano 16Por quem faz jornalismo há 46 anos

O chef Georgeo Druzian comanda a cozinha 
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furlan tem encaminhada candidatura única à presidência da Faciap

Com eleição, Oeste terá duas cadeiras no G-7 do Paraná Flavio Furlan: candidatura à presidência da Faciap - Divulgação Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo O toledano Flávio Furlan deverá ser eleito o novo presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná – Faciap. A eleição, provavelmente por aclamação diante da perspectiva de chapa única, deverá ser marcada para o próximo mês, quando a entidade promoverá a sétima edição do Congresso Empresarial Faciap, que acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro de 2024, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu.   Flávio conta com o apoio formal de onze das doze coordenadorias regionais da Faciap, devendo a décima segunda também se somar para a unanimidade em torno da candidatura.   Para Furlan, a candidatura é o resultado natural da expressividade do associativismo da região Oeste, onde ele presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Toledo e a Coordenadoria das Associações Com

Oeste Brasil goleia e assume liderança do embolado Grupo C da Terceirona

Comemoração do Oeste Brasil: goleada garantiu liderança O Oeste Brasil FC goleou o Verê FC por 4 a 0 na tarde deste sábado e assumiu a liderança do Grupo C do Campeonato Paranaense Terceira Divisão. O confronto foi disputado no Estádio 14 de Dezembro em tarde de gols dos dois estreantes e marcou uma boa atuação dos comandados de Agenor Piccinin.   Com a vitória do Toledo sobre o União por 2 a 0, o grupo C está embolado, com três equipes disputando duas vagas à próxima fase.   A vitória do “Leão do Oeste” marcou a recuperação da equipe, que sofreu um revés inesperado para o lanterna do campeonato, o União, em Francisco Beltrão no último domingo. O Verê teve boa atuação na etapa inicial, chegando a colocar duas bolas na trave, mas no final acabou prevalecendo a boa jornada do Oeste Brasil.   Nícolas anotou o primeiro gol, de cabeça, aos 12 minutos, após cobrança de falta de Cauã, um dos destaques do jogo. O estreante Wesley, Caio Henrique e o também estreante Gabriel Almeida, já nos acré