Pular para o conteúdo principal

Agentes da GM de Toledo começam a usar armas de cano longo



A Guarda Municipal (GM) de Toledo completou 30 anos em 2024 e acaba de dar início a uma nova fase de sua história ao começar a utilizar armas de cano longo em suas operações de escolta e radiopatrulhamento. A novidade foi oficializada em um ato realizado na manhã desta sexta-feira (29), na sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU).
 
As espingardas adquiridas, modelo Pump Military 3.0, fabricadas pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), são conhecidas mundialmente por sua confiabilidade e robustez, sendo utilizadas por forças armadas e policiais desde o século 19. Elas utilizam munições calibre 12ga, com câmeras de 2,75 (para balas de borracha) e de 3 polegadas (para projéteis letais), único tipo de munição que a GM de Toledo utilizará por enquanto.
 
Até o momento, 34 agentes foram capacitados para o uso das armas de cano longo, e, na próxima segunda-feira (2), mais 14 guardas iniciarão o treinamento. “A partir de agora, quem concluiu sua formação, pode nos ajudar em serviços tanto na cidade quanto no interior. Gradativamente, à medida que mais policiais se habilitam para o uso das espingardas, vamos estender este tipo de atendimento à nossa população, que passa a ter mais segurança, pois podemos dar uma resposta ainda mais adequada às demandas relacionadas a esta área”, analisa o titular da SSMU, Major da Reserva Remunerada da PMPR Christian Guilherme Goldoni.
 
A primeira missão com o novo armamento ocorreu na tarde de quinta-feira (28). Agentes da GM escoltaram o transporte de quatro órgãos doados pela família de um paciente de 15 anos no Hospital Bom Jesus. O coração foi levado ao Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho para ser enviado a São Paulo, onde o tempo é crítico devido à necessidade de transplante em até quatro horas. Já o fígado, os rins e as córneas foram levados a Cascavel.
 
Homenagens e visita
O evento desta sexta-feira também foi marcado por homenagens a dois agentes que demonstraram coragem e competência em suas atuações. No fim de outubro, Elaine Maria Klein salvou, por meio da manobra de tapotagem e outros procedimentos, a vida de uma criança que chegou com quadro de engasgo por leite materno à sede da Guarda Municipal.

Atitude semelhante teve o GM Supervisor de Segurança Nerisson, que, em março de 2024, quando estava com sua família no Shopping Estação, em Curitiba, conseguiu salvar a vida de um idoso que se engasgou com alimento.
Recentemente, em outubro, ele atuou de forma incansável para salvar a vida de uma pessoa que estava infartando, antes da chegada da equipe do Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (Samu), que pôde contar com o apoio do guarda municipal nos procedimentos de reanimação, como massagem cardíaca. Neste caso, infelizmente, não foi possível salvar a vítima. “O trabalho da Guarda Municipal é contínuo, exige novos desafios todos os dias. Precisa ter vocação e preparo para proteger e salvar a vida de pessoas e assimilar a realidade de que nem sempre isso é possível. Os dois homenageados deste mês são exemplos de zelo e dedicação ao nosso efetivo, que é constituído por homens e mulheres do mais alto valor”, destaca Goldoni.
 
Todos estes acontecimentos foram acompanhados de perto por 21 alunos da Escola Municipal Carlos Friedrich, que, logo após, foram conhecer as instalações da SSMU. No período da tarde, mais 39 alunos do estabelecimento de ensino vão fazer o mesmo passeio.
 
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Senador Sergio Moro visita Toledo e libera recursos para Saúde

Em visita a Toledo nesta terça-feira (22), o senador Sergio Moro foi recebido pelo prefeito Mario Costenaro, pelo vice Lucio De Marchi e por secretários municipais. Entre os vários assuntos tratados, o senador anunciou a liberação de R$ 1,5 milhão que deverão ser usados para atendimento de média e alta complexidade na Saúde. “O prefeito esteve em Brasília me visitando e tinha assumido o compromisso de buscar recursos ainda este ano e vim aqui pessoalmente dar essa notícia”, comentou Moro, ao se referir à viagem de Costenaro à 26ª Marcha dos Prefeitos, em maio deste ano. “Ficamos extremamente felizes com a notícia e com o compromisso do senador para com a sociedade de Toledo”, disse o prefeito, que aproveitou para expor a preocupação com a crise entre Brasil e Estados Unidos, “que poderá afetar de maneira muito forte a economia de Toledo em especial”, mencionou o gestor, referindo-se ao anúncio da taxação de 50% dos produtos nacionais exportados aos à “Terra do Tio Sam” a partir de 1º d...

Dupla de zagueiros chega para elenco do Oeste Brasil que disputará a Terceirona

Eduardo Elias vem do futebol do Amapá Os zagueiros Eduardo Elias e Ismael são as novidades do Oeste Brasil FC na fase de montagem do elenco para as disputas do Campeonato Paranaense – Terceira Divisão. A equipe toledana tem a estreia agendada para o dia 24 de agosto, diante do Sport, em Campo Mourão e já soma nove nomes anunciados.   Um dos contratados, Eduardo Elias, 26 anos, 1,89m, soma em seu currículo atuações, entre outras, por equipes como Treze, de Campina Grande, Paraíba, KF Dardana de Kosovo, Santos-AP e São José-AP. Ele vem de atividade, tendo ajudado o São José a subir para a primeira divisão do Amapá.   Por sua vez, o também zagueiro Ismael é canhoto, tem 25 anos, 1,87m tem passagens por vários times: River-PI, Bangu-RJ, Cabofriense-RJ, Iguatu-CE, Independente-PA, Atlético Paraense-PA, Sinop-MT e Sorriso-MT. Ismael é zagueiro, ex-Sorriso-MT Nos últimos dias, sete atletas já haviam sido anunciados, três deles que atuaram pelo clube em 2024 – o goleiro Matheus, o zag...

Forças de segurança lançam Operação Sinergia II dentro da Missão Paraná. Toledo está na rota

As forças de segurança do Paraná lançaram, nesta terça-feira (22), a Operação Sinergia II, uma mobilização conjunta das polícias Militar, Civil, Penal e Científica. A ação é voltada à intensificação do policiamento ostensivo, prevenção de crimes e repressão qualificada. Trata-se de um dos principais braços operacionais da Missão Paraná, programa que transfere temporariamente a estrutura da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) para o Interior do Estado. A operação concentra esforços em Paranavaí, Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Toledo e Francisco Beltrão. Nessas cidades, todo o efetivo disponível, tanto operacional quanto administrativo, foi mobilizado para reforçar a presença do Estado nas ruas. “A Operação Sinergia II mostra a presença real do Estado e a força das nossas polícias. Estamos onde é preciso, com inteligência, estratégia e integração. Nosso objetivo é sufocar o crime e proteger quem trabalha e vive em paz no Paraná”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Le...