Pular para o conteúdo principal

Agentes da GM de Toledo começam a usar armas de cano longo



A Guarda Municipal (GM) de Toledo completou 30 anos em 2024 e acaba de dar início a uma nova fase de sua história ao começar a utilizar armas de cano longo em suas operações de escolta e radiopatrulhamento. A novidade foi oficializada em um ato realizado na manhã desta sexta-feira (29), na sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU).
 
As espingardas adquiridas, modelo Pump Military 3.0, fabricadas pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), são conhecidas mundialmente por sua confiabilidade e robustez, sendo utilizadas por forças armadas e policiais desde o século 19. Elas utilizam munições calibre 12ga, com câmeras de 2,75 (para balas de borracha) e de 3 polegadas (para projéteis letais), único tipo de munição que a GM de Toledo utilizará por enquanto.
 
Até o momento, 34 agentes foram capacitados para o uso das armas de cano longo, e, na próxima segunda-feira (2), mais 14 guardas iniciarão o treinamento. “A partir de agora, quem concluiu sua formação, pode nos ajudar em serviços tanto na cidade quanto no interior. Gradativamente, à medida que mais policiais se habilitam para o uso das espingardas, vamos estender este tipo de atendimento à nossa população, que passa a ter mais segurança, pois podemos dar uma resposta ainda mais adequada às demandas relacionadas a esta área”, analisa o titular da SSMU, Major da Reserva Remunerada da PMPR Christian Guilherme Goldoni.
 
A primeira missão com o novo armamento ocorreu na tarde de quinta-feira (28). Agentes da GM escoltaram o transporte de quatro órgãos doados pela família de um paciente de 15 anos no Hospital Bom Jesus. O coração foi levado ao Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho para ser enviado a São Paulo, onde o tempo é crítico devido à necessidade de transplante em até quatro horas. Já o fígado, os rins e as córneas foram levados a Cascavel.
 
Homenagens e visita
O evento desta sexta-feira também foi marcado por homenagens a dois agentes que demonstraram coragem e competência em suas atuações. No fim de outubro, Elaine Maria Klein salvou, por meio da manobra de tapotagem e outros procedimentos, a vida de uma criança que chegou com quadro de engasgo por leite materno à sede da Guarda Municipal.

Atitude semelhante teve o GM Supervisor de Segurança Nerisson, que, em março de 2024, quando estava com sua família no Shopping Estação, em Curitiba, conseguiu salvar a vida de um idoso que se engasgou com alimento.
Recentemente, em outubro, ele atuou de forma incansável para salvar a vida de uma pessoa que estava infartando, antes da chegada da equipe do Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (Samu), que pôde contar com o apoio do guarda municipal nos procedimentos de reanimação, como massagem cardíaca. Neste caso, infelizmente, não foi possível salvar a vítima. “O trabalho da Guarda Municipal é contínuo, exige novos desafios todos os dias. Precisa ter vocação e preparo para proteger e salvar a vida de pessoas e assimilar a realidade de que nem sempre isso é possível. Os dois homenageados deste mês são exemplos de zelo e dedicação ao nosso efetivo, que é constituído por homens e mulheres do mais alto valor”, destaca Goldoni.
 
Todos estes acontecimentos foram acompanhados de perto por 21 alunos da Escola Municipal Carlos Friedrich, que, logo após, foram conhecer as instalações da SSMU. No período da tarde, mais 39 alunos do estabelecimento de ensino vão fazer o mesmo passeio.
 
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre a tradicionalista toledana Maria Helena Jacobsen

Dona Helena Jacobsen - Arte: CTG Chama Crioula Faleceu na madrugada desta quarta-feira (7), a empresária aposentada Maria Helena Jacobsen, 80 anos, que era muito conhecida nos meios tradicionalistas. Ela era viúva de Aureliano Jacobsen, o “Pequito”, e ambos eram considerados entre os esteios do CTG Chama Crioula, uma das três entidades tradicionalistas da cidade. Ela deixa a filha Yara e o neto Julio Jacobsen.   Por várias décadas, o casal comandou a empresa de ônibus Transtol, concessionária do transporte coletivo de Toledo e dona de frota de ônibus de turismo, até a venda da concessionária para o grupo Gulin/Viação Sorriso de Toledo.   Dona Helena estava internada na UTI do Hospital São Lucas, em Cascavel. Desde dezembro ela estava com problemas de saúde e em quadro infeccioso. Seu falecimento foi declaro à 1h desta quarta-feira.   O velório é realizado no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, até às 17h. O corpo será trasladado para Ronda Alta, no Rio Grande do Sul,...

Novo Hospital Bom Jesus está próximo de se tornar realidade, diz deputado Sperafico

Novo HBJ já tem área e projeto O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas/PR) comemorou os resultados de encontro recente na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) para tratar dos últimos alinhamentos relacionados à construção do novo Hospital Bom Jesus de Toledo, projeto que representa um dos maiores investimentos na saúde pública da região nos últimos anos.   Durante a reunião, foram discutidos os detalhes finais para a assinatura do convênio entre a SESA e a Hoesp (Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná), entidade mantenedora do hospital. O novo prédio será construído em uma área de 50 mil metros quadrados doada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), próxima ao campus da universidade e ao Hospital Regional, e já possui alvará emitido pela Prefeitura de Toledo para o início das obras.   A primeira fase prevê a implantação de 270 novos leitos, com possibilidade de ampliação futura para até 500 leitos. O investimento estimado é de ...

Habemos papam! Americano Robert Prevost é o novo Papa

A Igreja Católica tem um novo comandante. O novo papa foi eleito no início da tarde desta quinta-feira (8). Eram 18h07 em Roma - 13h07 no horário de Brasília quando o mundo ficou sabendo da novidade. O americano Robert Francis Prevost  é o novo sucessor de Pedro e será chamado de Papa Leão XIV. "Quero que essa saudação de paz entre no coração de vocês", disse o papa em seu primeiro pronunciamento.      A escolha do novo pontífice ocorreu no segundo dia do conclave do Colégio Cardinalício. Após a apuração da quarta votação, a fumaça branca no Vaticano sinalizou que o pontífice havia sido escolhido por pelo menos um terço dos votos dos cardeais. Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR