Pular para o conteúdo principal

Sindicato da Alimentação: a mão forte do trabalhador no maior produtor de alimentos do Paraná

Toledo 72 anos: há 43 anos, entidade promove avanços na defesa dos direitos dos associados
Sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação


Se Toledo é o que é como maior produtor de alimentos do Paraná, isso se deve a toda uma cadeia produtiva que envolve desde a mão forte do homem do campo, como também a ação laboral dos trabalhadores das indústrias que processam uma infinidade de itens, como grãos, leite, aves, suínos e peixes, entre outros. Nesse processo, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Toledo tem o papel primordial de guardião dos direitos dos seus filiados, atuando para manter o equilíbrio necessário para ambientes de trabalho produtivos.
 
A entidade está completando 43 anos de atuação em 2024. Para o presidente João Moacir Lopes Bellino, refletir sobre a trajetória do Sindicato num momento tão significativo para o conjunto da comunidade é importante e aponta que o caminho percorrido obteve sucesso. “Significa que temos cumprido, as nossas gestões e as dos dirigentes que nos antecederam, com a nobre missão de assegurar não só os direitos trabalhistas, mas também evolução salarial e inúmeros outros benefícios em favor dos nossos filiados, como a melhoria dos ambientes e condições de trabalho, entre tantos outros”, aponta.
 
Relação com patrões
João Moacir trabalha desde os 12 anos de idade. Em 1981 ingressou na “Sadia” (BRF) e desde então já se manifestava a vontade de lutar pelo trabalhador na defesa dos seus direitos. Ingressar no Sindicato foi um passo.
 
Ele relata que antigamente as coisas eram conseguidas com mais radicalismo e brigas. “O diálogo era a última instância. Mas aprendemos as lições de vida, e uma delas é de que o radicalismo atrapalha. Hoje focamos num diálogo aperfeiçoado com os patrões que acabam entendendo as necessidades dos empregados e entendem o que é o movimento sindical, que ajuda”.
 
Ele ressalva que os diretores estão preparados para um embate mais forte, se necessário, uma vez que a entidade sindical é guardiã dos direitos dos trabalhadores e das leis trabalhistas. Quando algum assunto sai da competência do Sindicato, aciona-se o Ministério Publico e instâncias mais altas, onde para o trabalhador fica difícil acessar e ser atendido.
Rose, João Moacir e Natanael, diretores do Sindicato
Toledo por João Moacir
“Toledo é parte da minha vida. Cheguei aqui em 1981, criei vínculos e me estabeleci. Hoje, tenho sete filhos e dez netos e conquistei tudo através do trabalho numa grande empresa, a Sadia, hoje BRF. Já surgiram oportunidades de sair daqui, mas escolhi Toledo e pretendo ficar até o fim da minha vida. Essa cidade significa oportunidades, qualidade de vida, lazer, amizade, estrutura pública de qualidade. A impressão é que a cidade toda se conhece. Quando viajamos e encontramos alguém de Toledo, parece que é um grande amigo”.
 
Mensagem para o Natal e Ano Novo
“Estamos chegando ao final de ano e tenho uma frase esperançosa que carrego comigo. "O dia de amanhã será melhor." Então peço àquele trabalhador que está desempregado para ter fé que surgirão novas oportunidades. Todos merecem trabalhar e conquistar seu pão. É desesperador saber que tem gente com falta de comida e remédios, falta de luz ou água em casa ou até não ter um teto. Eu passei dificuldades e vivi muitas coisas. Recebi uma oportunidade e Deus me abençoou com um trabalho com o qual pude conquistar várias coisas. Desejo que 2025 seja um ano de bênçãos e de muito sucesso e felicidade a todos”.
 
Natanael: um trabalho que reflete em toda a comunidade
O vice-presidente Natanael Leopoldino de Oliveira destaca que o trabalho do Sindicato representa muito para os trabalhadores, seja encaminhando as tratativas de acordos com as empresas ou mostrando os direitos e deveres dos trabalhadores junto às suas empresas. “Estamos em constante tratativas com as empresas em busca do que consideramos justo para trabalhadores, também entendendo as posições dos empregadores para encontrarmos um ponto de equilíbrio”.
Sede, com a farmácia em anexo
Além disso, para o dirigente, o Sindicato é uma entidade que tem muita relação com as políticas públicas, na busca por qualidade de vida para a população. Natanael e a tesoureira Rose participam do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, onde se debate as políticas em longo prazo de geração de emprego e renda. “Cumprimos um papel de parceiros do Poder Público. É importante dizer também que através da farmácia e do atendimento médico e odontológico, o Sindicato contribui para desafogar pouco as filas no serviço público”, diz.
“Nosso trabalho, portanto, vai além de assegurar direitos trabalhistas, agindo para que o trabalhador consiga ser atendido sem gastar o mesmo que seria no particular através dessas parcerias e serviços que temos. É um benefício direto para o trabalhador”, completa.
 
Toledo por Natanael
“Toledo é a minha casa. É aqui que constituí minha família, tive meus filhos e neto. Amo muito esta cidade e cada cidadão deve cuidar e zelar para que continuemos tendo essa qualidade de vida espetacular de que desfrutamos”.
 
Rose, a guardiã da área social
Há 18 anos, a trabalhadora da Sadia Rosely Aparecida de Faria mergulhou de cabeça no trabalho em favor dos associados. Ela logo se identificou com a área social do Sindicato, buscando parcerias para os trabalhadores e suas famílias, além de responder pela tesouraria da entidade.
“Para mim é uma conquista cada pessoa que é auxiliada de alguma forma pelo Sindicato. O sindicato está sempre aberto para quem necessita de orientação ou de alguma necessidade que o nosso trabalho social presta”, diz Rose.
 
Toledo, por Rose
“São mais de 40 anos em Toledo e a há mais de 30 trabalhando na BRF. É uma cidade excelente para a família. Participo de cavalgadas pela Comitiva Amanhã Nois Chega, levando um pouco da nossa cultura para outros locais e também a bandeira do município, que sempre nos acompanha”.
 
Inúmeros benefícios
O Sindicato possui cerca de 6 mil sócios cujos valores da contribuição são utilizados para retorno em forma de inúmeros benefícios, como atendimento odontológico; farmácia com preços menores que no mercado; academia; cursos de informática; área de lazer com campos de futebol e lanchonete; parcerias para atendimentos médicos e exames; e mais recentemente plano odontológico com preços muito acessíveis aos trabalhadores associados e familiares.
 
Farmácia cumpre seu objetivo: assegurar economia
Entre as várias atividades do Sindicato, uma delas se destaca há anos pelo cumprimento da principal finalidade para a qual foi constituída: a economia para os associados, que chega a um terço em relação aos valores praticados no mercado.
Outra diferença é o atendimento feito por profissionais qualificados e prontos para atender da melhor forma as necessidades de todos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oeste Brasil anuncia mais quatro reforços para o elenco que disputará a Terceirona

Atacante Felipe Renan atuou futebol coreano A diretoria do Oeste Brasil FC confirmou a contratação de mais quatro atletas para o elenco que disputará o Campeonato Paranaense – Terceira Divisão. A equipe toledana fará a sua estreia na competição no dia 24 de agosto, diante do Sport, em Campo Mourão.   Após o anúncio, semana passada, das três primeiras contratações envolvendo jogadores que atuaram pelo clube em 2024 – Matheus, Yan e Samir -, quatro atletas, sendo três atacantes e um lateral, foram anunciados nesta quinta-feira.   O lateral Harinson tem 24 anos e estava no Laranja Mecânica, de Arapongas, nas disputas da Segundona Paranaense. Seu currículo inclui a base do Cruzeiro e passagens pelo profissional pelo Moto Clube-MA e equipes dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.   O atacante Emanuel tem 25 anos, 1,87, é canhoto e também atuou pelo Laranja Mecânica. Já defendeu o Batel e o Azuriz, além do Sub-23 do Marítimo, de Portugal.   Com 27 anos, o atacante F...

Dupla de zagueiros chega para elenco do Oeste Brasil que disputará a Terceirona

Eduardo Elias vem do futebol do Amapá Os zagueiros Eduardo Elias e Ismael são as novidades do Oeste Brasil FC na fase de montagem do elenco para as disputas do Campeonato Paranaense – Terceira Divisão. A equipe toledana tem a estreia agendada para o dia 24 de agosto, diante do Sport, em Campo Mourão e já soma nove nomes anunciados.   Um dos contratados, Eduardo Elias, 26 anos, 1,89m, soma em seu currículo atuações, entre outras, por equipes como Treze, de Campina Grande, Paraíba, KF Dardana de Kosovo, Santos-AP e São José-AP. Ele vem de atividade, tendo ajudado o São José a subir para a primeira divisão do Amapá.   Por sua vez, o também zagueiro Ismael é canhoto, tem 25 anos, 1,87m tem passagens por vários times: River-PI, Bangu-RJ, Cabofriense-RJ, Iguatu-CE, Independente-PA, Atlético Paraense-PA, Sinop-MT e Sorriso-MT. Ismael é zagueiro, ex-Sorriso-MT Nos últimos dias, sete atletas já haviam sido anunciados, três deles que atuaram pelo clube em 2024 – o goleiro Matheus, o zag...

Senador Sergio Moro visita Toledo e libera recursos para Saúde

Em visita a Toledo nesta terça-feira (22), o senador Sergio Moro foi recebido pelo prefeito Mario Costenaro, pelo vice Lucio De Marchi e por secretários municipais. Entre os vários assuntos tratados, o senador anunciou a liberação de R$ 1,5 milhão que deverão ser usados para atendimento de média e alta complexidade na Saúde. “O prefeito esteve em Brasília me visitando e tinha assumido o compromisso de buscar recursos ainda este ano e vim aqui pessoalmente dar essa notícia”, comentou Moro, ao se referir à viagem de Costenaro à 26ª Marcha dos Prefeitos, em maio deste ano. “Ficamos extremamente felizes com a notícia e com o compromisso do senador para com a sociedade de Toledo”, disse o prefeito, que aproveitou para expor a preocupação com a crise entre Brasil e Estados Unidos, “que poderá afetar de maneira muito forte a economia de Toledo em especial”, mencionou o gestor, referindo-se ao anúncio da taxação de 50% dos produtos nacionais exportados aos à “Terra do Tio Sam” a partir de 1º d...