A Secretaria Municipal da Educação de Toledo (Smed) realizou o lançamento oficial do Referencial Curricular de Língua Inglesa na tarde desta segunda-feira (02). A cerimônia aconteceu durante uma reunião de diretores de escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis) na Escola de Governo. O ato representa um momento de transição importante para o sistema de ensino do município. O documento reflete valores, aspirações e a visão para o futuro da educação.
O novo Referencial Curricular incorpora a ideia de um “Ecossistema de Inovação Educacional” e é resultado de um esforço coletivo e comprometido com a formação integral dos estudantes.
Segundo a coordenadora de Língua Inglesa da Smed, Alessandra Paula Neves de Oliveira, a construção deste referencial, prevista na Deliberação nº 001/2023 do Conselho Municipal de Educação de Toledo (CME), “é um marco significativo na busca pela qualidade educacional e pela formação de cidadãos plenos. Ele está ancorado na teoria histórico-crítica, que valoriza a apropriação crítica dos conhecimentos e a educação como um meio de emancipação e transformação social”.
A disciplina de Inglês acontece nas escolas de educação em tempo integral. São duas aulas semanais com professores da rede com formação oferecida pela Secretaria.
A secretária da Educação, Dirce Külzer, parabenizou todos os envolvidos na construção desse referencial curricular. “Se nós falamos da Secretaria da Educação, de pessoas que são formadas, capacitadas e conhecedoras do que fazem, nada melhor que estas pessoas para escrever o documento que será a base do seu trabalho. Assim foi com o referencial curricular dos anos iniciais da Educação Infantil e agora da Língua Inglesa”, frisou a secretária.
Ela questionou as professoras presentes se não é possível pensar em ter as mesmas condições que escolas privadas. “Porque não ampliar isso para todas as turmas da nossa rede, desde a Educação Infantil até o quinto ano? É possível, basta querer. O primeiro passo já foi dado”, salienta Dirce.
Comentários
Postar um comentário