Pular para o conteúdo principal

Noites mal dormidas podem trazer riscos à saúde mental

Cientistas da Universidade de Montana, nos Estados Unidos, revisaram pesquisas feitas nos últimos 50 anos e encontraram evidências de que dormir mal afeta o funcionamento emocional, trazendo consequências sérias para a saúde mental a longo prazo. Segundo a análise, a falta de sono reduz emoções, como a alegria, e intensifica sintomas de ansiedade. Além disso, os efeitos negativos ocorrem mesmo com pequenas reduções no tempo de descanso, como dormir uma ou duas horas a menos do que o habitual. O estudo Sleep Loss and Emotion: A Systematic Review and Meta-Analysis of Over 50 Years of Experimental Research, publicado pelo American Psychological Association, analisou 154 artigos de 28 países.

Os avanços tecnológicos e a busca constante por produtividade têm levado as pessoas a adotarem um estilo de vida cada vez mais agitado e conectado, dificultando o relaxamento e comprometendo a qualidade do sono. Como resultado, queixas sobre insônia e sono insuficiente tornaram-se mais frequentes. Um reflexo disso é o crescimento na prescrição e comercialização de suplementos que auxiliam na indução e manutenção do sono.

A melatonina é um dos suplementos mais populares nesse contexto. A farmacêutica Prati-Donaduzzi, que produz o suplemento em cápsulas moles e gotas, registrou um aumento de 25,8% nas vendas em 2024 em relação ao ano anterior. O engenheiro químico e gerente de nutracêuticos da empresa, Eduardo da Costa Nogueira, explica que a melatonina é um hormônio naturalmente produzido pelo organismo e tem a função de sinalizar ao corpo que é hora de dormir. “Ao anoitecer, sua produção aumenta, induzindo o sono e auxiliando na sua manutenção. O suplemento de melatonina não age como os medicamentos para insônia, mas ajuda a adormecer mais facilmente e a evitar despertares precoces”, afirma Eduardo.

Higiene do sono

Mas engana-se quem pensa que só ingerir melatonina antes de dormir é suficiente para garantir uma boa noite de sono. “A recomendação é tomá-la 30 minutos antes de deitar, mas é essencial combiná-la com boas práticas de higiene do sono. Isso inclui desligar a televisão, desconectar-se do celular e manter um ambiente com pouca luminosidade. Essas medidas favorecem a sincronização do pico natural de produção do hormônio com o momento de adormecer”, explica.

A produção e comercialização da melatonina no Brasil foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2021, com concentração máxima permitida de 0,21 mg, sendo indicada para maiores de 19 anos. Embora seja um suplemento seguro, algumas circunstâncias podem causar efeitos colaterais, como a ingestão de dose inadequadas, hipersensibilidade ao produto e interações com outros medicamentos, especialmente os usados para depressão e insônia.

“Pessoas em tratamento para problemas de transtornos mentais devem consultar um médico antes de recorrer à melatonina, pois muitos dos medicamentos prescritos já contêm substâncias indutoras do sono. Gestantes e lactantes também devem redobrar os cuidados e sempre buscar orientação de um especialista”, reforça Eduardo.

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sintomege avalia com trabalhadores desempenho na segunda safra de milho

O Sintomege – Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Toledo e Região promoveu no último sábado, em sua sede, em Toledo, uma reunião de sua diretoria, encarregados nos diversos locais de trabalho e trabalhadores, com vistas a avaliar os resultados da última safra.   Na avaliação do presidente do Sintomege, Civaldo Martins de Lima, a finalização da segunda safra de milho trouxe excelentes resultados para os trabalhadores, que puderam agregar bons rendimentos. Atuando nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, onde a economia está fortemente vinculada ao agro, as cooperativas são as principais parceiras do Sintomege na demanda por mão de obra especializada. Entre elas estão: Primato, Coamo, C. Vale, Copacol, Lar, Coopertradição e Codepa.   “Os períodos de safra aumentam muito a contratação de mão de obra e só não colocamos mais pela falta de mão de obra”, afirma Civaldo. Segundo ele, a procura pelas empresas é grande devido ao conceito alcançado pelo ...

SOS Unimed é o novo serviço de atendimento com UTIs móveis da Unimed Costa Oeste

Ambulâncias e equipes de atendimento 24h do novo serviço A Unimed Costa Oeste realizou na última segunda-feira (25) o ato de lançamento de um novo serviço, o SOS Unimed, e assinatura de contrato com a empresa Translife. O SOS Unimed atende emergências médicas hospitalares em Toledo, com foco no atendimento domiciliar, remoção de urgência e orientação médica 24 horas, contando com equipe especializada.   Na ocasião, foram apresentadas aos meios de comunicação presentes as três ambulâncias que prestarão o serviço, assim como a equipe de profissionais da área médica, enfermagem e operadores dos veículos. Os veículos são equipados com os mais avançados itens de suporte básico e avançado para os pacientes.   A apresentação do serviço contou com as presenças dos diretores presidente, vice-presidente e superintendente da Unimed Costa Oeste - os médicos Christian Floriano e Silva, Hiroshi Nishitani e Danilo Santos Resende, respectivamente, além dos diretores da Translife.   Sedia...

PP e União Brasil oficializam “Superfederação” e criam a maior força partidária do Congresso

Sperafico com deputados e lideranças - Divulgação O Progressistas (PP) e o União Brasil oficializaram nesta semana a criação da federação partidária União Progressista, que passa a ser a maior força política do país. O novo bloco reúne 109 deputados federais, 15 senadores, além de 1.350 prefeitos espalhados por todo o Brasil, consolidando também presença em seis governos estaduais.   O deputado federal Dilceu Sperafico (União Progressista-PR) participou da convenção conjunta que sacramentou a união entre as duas legendas. Em seu discurso, destacou a importância histórica da medida.   “Estou no Progressistas desde sua fundação e vejo com bons olhos essa nova força política. No Paraná, temos 4 deputados federais e 7 estaduais. Isso mostra a nossa força e aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”, afirmou Sperafico, lembrando que a federação reforça o papel do partido no cenário nacional. Segundo o parlamentar, em seu sétimo mandato, o objetivo central da União Progressista se...