Pular para o conteúdo principal

209 cidades do Paraná têm alto Índice de Progresso Social; Curitiba é melhor capital

Foto: José Fernando Ogura/AEN




Cerca de 52% dos municípios do Paraná alcançaram nível elevado no Índice de Progresso Social (IPS) 2025, segundo dados do IPS Brasil, plataforma que avalia o bem-estar social da população a partir de diversos indicadores socioeconômicos. Curitiba é a cidade paranaense mais bem classificada no ranking nacional, sendo também primeira colocada entre as capitais brasileiras. 
 
Das 399 cidades paranaenses, 31 possuem IPS considerado muito alto, enquanto outras 178 estão com nível alto. O índice internacional é baseado em 57 indicadores sociais, econômicos e ambientais, utilizados para mensurar a qualidade de vida da população em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades, com notas que variam de 0 a 100.
 
Esta é o segundo ano em que o IPS é avaliado de forma abrangente em todos os 5.570 municípios do País. O resultado mais recente das cidades paranaenses reforça os avanços que o Estado obteve em áreas como saúde, educação, segurança e meio ambiente.
 
Líder entre as capitais, Curitiba ocupa a 12ª posição entre todas as localidades brasileiras, com uma nota de 69,88. A avaliação representa um avanço em relação à nota obtida pela cidade em 2024, o que fez com que a Capital paranaense superasse Brasília (69,42), Goiânia (68,21), Belo Horizonte (68,21) e Florianópolis (67,91), que figuravam à frente na edição passada do ranking.
 
Depois de Curitiba, Maringá aparece na vice-liderança em âmbito estadual, na 26ª posição entre todos os municípios do Brasil, com IPS de 68,83. Outras cidades paranaenses que aparecem entre as 100 primeiras no Índice de Progresso Social de 2025 são Cornélio Procópio (27ª), Quatro Barras (70ª), Toledo (77ª) e São Manoel do Paraná (99ª).
 
A média dos municípios paranaenses também supera a nacional. Enquanto o Brasil apresenta um IPS médio de 58,70 pontos, o Paraná figura com média de 60,83, refletindo políticas públicas focadas em inclusão social, desenvolvimento sustentável e redução de desigualdades regionais.
 
POLÍTICAS PÚBLICAS 
Entre os fatores que impulsionaram a melhoria do desempenho do Estado, estão a alta taxa de acesso à educação, baixa mortalidade infantil, acesso facilitado a serviços de saúde, além de bons indicadores de segurança pública e infraestrutura urbana. Também houve uma evolução em relação aos indicadores gerais dos pequenos municípios, que vêm demonstrando avanços no saneamento básico, acesso à internet e qualidade da educação, o que contribui para elevar o IPS do Estado.
 
Alguns exemplos de políticas públicas que impactam diretamente na qualidade de vida da população são as obras de pavimentação urbana e modernização da iluminação pública feitas nos municípios por meio do programa Asfalto Novo Vida Nova e Ilumina Paraná, bem como o Casa Fácil Paraná, programa que envolve a construção de 110 mil novas casas em todas as regiões do Estado.
 
O Estado também tem investido na descentralização das estruturas de saúde pública, com a construção, ampliação e reformas de hospitais, ambulatórios e postos de saúde. Na área de educação, os investimentos têm sido tanto na melhoria da infraestrutura das escolas estaduais quanto na aquisição de novos equipamentos para melhorar o processo de aprendizagem.
 
Por meio da Sanepar, o Paraná também está adiantado em relação a outros estados na universalização do saneamento básico. A empresa tem investido massivamente em obras para a melhoria das redes de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto nas 344 cidades sob sua cobertura.
 
IPS 
A metodologia, desenvolvida pela Social Progress Imperative, é adaptada no Brasil pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em parceria com a Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia iniciativa Amazônia 2030 e Anattá - Pesquisa e Desenvolvimento.
 
Especialistas de diferentes áreas também atuaram na construção de um framework de indicadores – uma estrutura analítica que organiza e define os dados considerados no cálculo do IPS, garantindo que o índice reflita com precisão as realidades locais brasileiras.
 
A dimensão de Necessidades Humanas Básicas agrupa indicadores relacionados ao acesso da população à alimentação, cuidados médicos, água potável, habitação e segurança. A dimensão de Fundamentos do Bem-estar mede a qualidade da educação básica de qualidade, condições de viver com saúde, bem-estar e qualidade de vida. Já a dimensão de Oportunidades avalia eventuais restrições de direitos da população, bem como se existem preconceitos e hostilidades que impedem os indivíduos de atingirem o seu pleno potencial.
 
Os dados completos estão disponíveis de forma pública na plataforma ipsbrasil.org.br. Eles são atualizados com base em fontes oficiais, como o IBGE, o DataSUS e os ministérios da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. A ferramenta é utilizada por governos, ONGs, pesquisadores e gestores públicos para diagnosticar desafios sociais e definir prioridades de investimento.
 
 
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura implantará lombadas e travessias elevadas em 9 vias da cidade

A Secretaria de Segurança e Trânsito deu início nesta terça-feira (6) à construção de uma ondulação transversal, conhecida como lombada, na Rua Maranhão. Essa, será a primeira de 6 ondulações transversais e 5 travessias elevadas que a Prefeitura de Toledo implantará em diferentes vias do município. A execução das obras ficará a cargo da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) As ondulações transversais e as travessias elevada serão implantadas conforme o cronograma definido para as obras, que totalizam um investimento de R$ 264.736,82. As travessias elevadas demandarão etapas complexas para implantação, como readequação de bocas de lobo, ajustes em galerias pluviais, recortes no asfalto e produção de pavers pela Emdur, o que acarreta na previsão de construção de uma a duas travessias elevadas por mês. Já as ondulações transversais, por serem uma execução mais rápida, deverão ser concluídas com antecedência. Todos os locais e dispositivos foram pedidos da comunidade,...

IPVA 2026: paranaenses já podem emitir guias com desconto e aproveitar novo valor

Os contribuintes paranaenses já podem emitir as guias de recolhimento (GR-PR) do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026. Assim como no ano anterior, os proprietários que optarem pelo pagamento à vista garantem um desconto de 6% sobre o valor total. Para aproveitar o benefício, é importante observar a data limite, que varia conforme o número final da placa do veículo. O grande destaque do IPVA 2026 é a expressiva redução no valor do tributo para a maioria dos motoristas. Em média, a queda é de 45,7%, com a alíquota fixada em 1,9% sobre o valor venal dos veículos. Com isso, o Paraná passa a figurar entre os estados com menor IPVA do país. Os prazos para o pagamento em cota única ou da primeira parcela foram definidos entre os dias 9 e 15 de janeiro de 2026, de acordo com o final da placa. FINAL DE PLACA - prazo de pagamento da quota única com desconto de 6% 1 e 2 - 09/01/2026 3 e 4 - 12/01/2026 5 e 6 - 13/01/2026 7 e 8 - 14/01/2026 9 e 0 - 15/01/2026 FINAL DE ...

Ademir Kopeginski assume a presidência da ACIT para a gestão 2026

  Em 1º de janeiro de 2026, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), o empresário Ademir Kopeginski assumiu oficialmente a presidência da entidade após a assinatura do termo de posse, com a presença do ex-presidente Cristiano Dall’Oglio da Rocha. A partir de agora, Ademir passa a ocupar o cargo de 39º presidente da ACIT, para a gestão de 2026. Eleito por aclamação durante a Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 19 de novembro de 2025, Ademir assume a presidência após uma trajetória consolidada dentro da entidade, marcada por participação ativa, comprometimento e conhecimento profundo da estrutura e das ações da ACIT. Ademir Kopeginski é natural de Toledo/PR, tem 50 anos, casado com Sandra Kopeginski, e pai de Arthur e Davi Kopeginski. É formado em Ciências Contábeis pela Unioeste/Cascavel, e atua profissionalmente como empresário do ramo contábil, sendo sócio proprietário da Liderança Contabilidade, empresa com 40 anos de atuação no município de Toledo/...