Pular para o conteúdo principal

Com escalonamento, vazio sanitário da soja começa em 2 de junho no Paraná

Foto: Jonathan Campos/AEN



O Ministério da Agricultura e Pecuária estabeleceu as datas do vazio sanitário para a safra 2025/26. No Paraná foi escalonada em três períodos, com o primeiro iniciando em 2 de junho. O vazio é uma medida fitossanitária para evitar a proliferação do fungo da ferrugem asiática.

Com a medida de escalonamento, são respeitados os diversos microclimas do Estado, estabelecendo-se os períodos mais adequados para o plantio da oleaginosa, com o objetivo de reduzir a propagação do fungo Phakopsora pachyrhizi.

Durante o vazio sanitário não é permitido cultivar ou manter plantas vivas de soja no campo, com o objetivo de que não se torne hospedeira do fungo e fonte de multiplicação da doença no ciclo do grão. Devido à severidade do ataque, disseminação, custos de controle e o potencial de redução de produtividade da lavoura, a ferrugem é considerada a principal doença da oleaginosa.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) é a responsável pela fiscalização no território paranaense e tem a missão de responsabilizar e aplicar as penalidades previstas em legislação para os produtores que não fizerem a erradicação das plantas vivas de soja durante o período do vazio sanitário. É dela também a responsabilidade pelo cumprimento das datas para a janela de plantio da cultura no Estado.

Segundo o chefe do Departamento de Sanidade Vegetal da Adapar, Paulo Roberto de Paula Brandão, é importante que todos os agricultores adotem esse cuidado em suas propriedades. “A prática do vazio sanitário da soja beneficia o agricultor, que terá essa doença cada vez mais tarde necessitando menos aplicações de fungicidas, além de auxiliar na manutenção da eficácia desses produtos para o controle da ferrugem”, disse.

Ele afirmou que a medida sanitária somente será efetiva com o monitoramento de todos os locais que possam conter plantas vivas de soja e a eliminação imediata caso alguma seja detectada.
“Assim, além das lavouras em pousio, os cultivos de inverno, como trigo, aveia e cevada, também devem estar sob vigilância para o efetivo controle de qualquer planta de soja que possa aparecer”, reforçou. “As áreas em beiras de rodovias e estradas de acesso às propriedades devem ser inspecionadas e, se constatadas plantas voluntárias de soja, deve-se proceder a eliminação”.


REGIÕES 
A Portaria n.º 1.271, de 30 de abril de 2025, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária, estabeleceu as normas para o período.
Na Região 1, na qual estão os municípios do Sul, Leste, Campos Gerais e Litoral paranaense, não é permitida nenhuma planta de soja no solo entre os dias 21 de junho e 19 de setembro. A semeadura poderá ser feita no período de 20 de setembro de 2025 a 20 de janeiro de 2026.
A Região 2, que compreende a maioria dos municípios, particularmente os localizados no Norte, Noroeste, Centro-Oeste e Oeste, tem o vazio sanitário iniciado mais cedo. Ele começa em 2 de junho e se estende até 31 de agosto. Para essas cidades o plantio da soja está liberado a partir de 1.º de setembro de 2025 e termina em 31 de dezembro.
Por fim, a Região 3, com os municípios do Sudoeste do Estado, tem o vazio sanitário determinado para iniciar em 12 de junho, estendendo-se até 10 de setembro. A data de plantio foi definida entre 11 de setembro e 10 de janeiro de 2026.
No caso da Região 3, houve um pedido formulado pela Adapar e o setor produtivo para que fosse antecipado o período de início do vazio sanitário que, no ano passado, foi em 22 de junho. A reivindicação foi aceita pelo Ministério.
“A semeadura até pode ocorrer em data imediatamente anterior, mas a germinação e a presença de plântulas de soja devem respeitar exatamente os períodos de janela definidos na portaria”, salientou o coordenador da área de Prevenção e Controle de Pragas em Cultivos Agrícolas e Florestais da Adapar, Marcílio Martins Araújo.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Junsoft abre vagas para profissionais e estudantes em seu programa de trainee

Sede da Junsoft em Toledo A Junsoft Sistemas inicia uma nova fase de crescimento após ser adquirida pelo fundo Kuarup Capital. Conhecida por sua atuação de destaque no setor de tecnologia e pela inovação constante, a empresa está com processos seletivos abertos com foco na expansão dos negócios.   Com clientes em todas as regiões do Brasil e presença internacional em países como Peru, Equador, Chile, Argentina e Paraguai, a Junsoft busca atrair profissionais talentosos que queiram crescer junto com a empresa.   Segundo Guilherme Gazzoni, CEO da Junsoft, “encontramos aqui uma cultura alinhada ao nosso compromisso com inovação e excelência. Nosso foco agora é fortalecer ainda mais a empresa, investindo em tecnologia, aprimorando nossos produtos e ampliando nossa presença no mercado, sempre com o cliente no centro de tudo”.   Essa nova fase representa não só crescimento, mas também uma oportunidade única para profissionais que desejam aprender e se desenvolver ao lado de líd...

“Mais que um projeto de futebol, a formação do ser humano” diz Agenor Piccinin sobre trabalho em Toledo

Atletas do projeto no tapete do 14 de Dezembro - Mauro Bianchi “O que estamos fazendo aqui é mais que um simples projeto de futebol que almeja resultado técnico, como também é uma escola que contribui para a formação do ser humano. Daqui pode sair um novo Messi ou Neymar? Pode, depende da aptidão e do empenho dos nossos atletas, mas também pode sair também futuros líderes da sociedade.” Dessa forma, Agenor Piccinin resumiu o Projeto Futuro Entrando em Campo, mantido pelo Esporte Clube Toledo e Oeste Brasil FC, cujo lançamento, no último sábado (24), NO Estádio 14 de Dezembro, contou com a participação de cerca de 150 atletas, pais, torcedores, colaboradores, comissões técnicas e dirigentes. Agenor Piccinin é o idealizador e coordenador do projeto, além de presidente do Oeste Brasil FC, clube parceiro para o qual o EC Toledo fornece atletas para os times de rendimento de base e profissional do Oeste Brasil.   “Aqui colocamos em prática os nossos objetivos de valorização do potencia...

Sicredi Progresso PR/SP inaugura escritório para o segmento PJ em Toledo

Sediado em um edifício corporativo, no centro da cidade, o escritório é voltado ao atendimento de empresas Ato simbólico de inauguração - Divulgação Esta segunda-feira (26) iniciou-se com a inauguração do escritório para atendimento dos associados da Plataforma PJ da Sicredi Progresso PR/SP, localizado no 11º andar do edifício Corporativo Taipas, no centro de Toledo.   Com isso, a Plataforma PJ ganha um espaço maior, pois até então funcionava na Sede Administrativa da Cooperativa, desde a sua concepção, em 2021. O objetivo é ter um local com identidade própria e ambientes mais confortáveis para os associados e colaboradores, em uma localização privilegiada.   A Plataforma PJ conta com colaboradores especializados no atendimento do segmento. Com 70m², o escritório possui um ambiente agradável e exclusivo, contemplando estações de trabalho, sala privativa para atendimentos aos associados, sala do gestor, cabine de atendimento e área comum. No subsolo, é possível usufruir de ampl...