Pular para o conteúdo principal

Foz ganhará novo ponto turístico: o Centro Pompidou Paraná

Centro Pompidou Paraná. Este será o nome oficial do futuro museu internacional de arte que será instalado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, como a primeira unidade satélite das Américas do renomado museu francês Centre Pompidou. A oficialização da parceria com a instituição, uma das mais prestigiadas no mundo das artes moderna e contemporânea, foi confirmada nesta quarta-feira (28), em Paris, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente da instituição, Laurent Le Bon.

O ato marca uma nova etapa na parceria firmada em 2022 e reconhece Foz do Iguaçu como parte da estratégia internacional do Pompidou, que mantém unidades em cidades como Málaga (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Xangai (China), Alula (Arábia Saudita) e, em breve, Seul (Coreia do Sul).

“Hoje é um dia histórico, com o anúncio oficial da vinda do Centro Pompidou à cidade de Foz do Iguaçu. Será uma grande oportunidade de trazer grandes exposições ao Paraná, colocando o Estado no circuito internacional de museus”, afirmou Ratinho Junior. “O Centro Pompidou está entre os cinco maiores museus do planeta e a unidade do Paraná será a primeira no hemisfério Sul. É um marco que coloca Foz do Iguaçu, e o Paraná como um todo, no mapa da cultura mundial”.

Com investimento estimado em cerca de R$ 200 milhões por parte do Governo do Estado, o museu será construído em um terreno cedido pela CCR Aeroportos, ao lado do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A previsão é publicar a licitação ainda neste ano. A inauguração deve ocorrer em 2027.

O acordo firmado prevê uma cooperação inicial de cinco anos com o Centre Pompidou. Desde 2022, o Governo do Paraná já conta com apoio técnico da equipe francesa, que atua como consultora no desenvolvimento do conceito curatorial e arquitetônico do espaço. O plano de trabalho envolve também a estruturação das ações educativas, com foco na formação de públicos, professores e profissionais da cultura.

Para consolidar o projeto, a fundação que coordena os trabalhos do Centre Pompidou se reuniu diversas vezes com as equipes da Secretaria de Estado da Cultura, tanto na França quanto no Paraná. “Foram 4 anos de muito trabalho e muita construção para chegarmos até aqui. E hoje, temos a alegria de anunciar oficialmente o Centro Pompidou Paraná na nossa Terra das Cataratas, onde se encontra uma das Sete Maravilhas da Natureza e que agora vai ter um dos museus mais importantes do mundo”, ressaltou o governador.

A secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destacou o pioneirismo do Paraná na construção de uma parceria desse porte para a instalação de um museu internacional de arte. “É um momento histórico por se tratar do primeiro museu internacional da América Latina. Essa vinda é resultado de uma visão de vanguarda e de um trabalho muito intenso e dedicado das equipes envolvidas para consolidar o projeto, que está bem avançado. A expectativa é abrirmos a licitação ainda neste ano”, disse.

“Hoje é um dia muito importante para a história do Centre Pompidou. Assinamos o acordo para o novo Centro Pompidou do Paraná, em Foz do Iguaçu, o que é histórico, porque a unidade do Paraná terá o DNA do Centre Pompidou de Paris, mas com uma nova arquitetura que conecta a arte à natureza. Estamos muito contentes com essa parceria”, ressaltou o presidente do Centre Pompidou, Laurent Le Bon.

A iniciativa também integra a Temporada França-Brasil 2025, que celebra os 200 anos de laços culturais entre os dois países e reforça a posição do Paraná como protagonista na cena artística internacional.

CENTRO MULTIDISCIPLINAR 

Fiel ao espírito do Centre Pompidou de Paris, inaugurado em 1977, o novo espaço no Paraná terá uma programação multidisciplinar que inclui exposições de arte moderna e contemporânea, apresentações cênicas, festivais, ciclos de cinema, conferências e residências artísticas.

A proposta é destacar a produção artística da América Latina e valorizar o dinamismo cultural da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. A localização, próxima às Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco – reforça o potencial turístico e simbólico do projeto.

A expectativa é que o público brasileiro tenha acesso a uma parte do acervo do Centre Pompidou, que reúne cerca de 140 mil obras de arte moderna e contemporânea, além de mostras que dialoguem com a produção cultural latino-americana e de outros países do Sul Global.

“Nossa intenção é que o Centre Pompidou Paraná seja um ponto de encontro: para estudantes das nossas escolas públicas, para artistas em formação e em consolidação, para visitantes do mundo inteiro e, sobretudo, para quem acredita que a arte é uma ferramenta de transformação social”, define Carolina Loch, diretora de implantação do Centro Pompidou Paraná.

ARQUITETURA

O projeto arquitetônico está a cargo do renomado arquiteto paraguaio Solano Benítez, reconhecido mundialmente pelo uso criativo de materiais sustentáveis como o tijolo cerâmico. Premiado com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 2016, Benítez propõe uma construção que se integre ao território e valorize soluções de baixo impacto ambiental.

O espaço contará com uma praça pública, salas de exposição, áreas para espetáculos, ateliês educativos, biblioteca de pesquisa, laboratórios artísticos, loja e restaurante. A expectativa é de que o projeto final seja apresentado no segundo semestre deste ano, quando também deve ocorrer a licitação para definir a empresa responsável pela execução das obras.

PRÓXIMOS PASSOS

Com a oficialização do nome, a expectativa agora se volta para o lançamento da identidade visual e da marca definitiva do museu, previsto para setembro, quando também será publicado o edital da construção. Até lá, seguem os trabalhos técnicos e curatoriais em conjunto com o Centre Pompidou.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura implantará lombadas e travessias elevadas em 9 vias da cidade

A Secretaria de Segurança e Trânsito deu início nesta terça-feira (6) à construção de uma ondulação transversal, conhecida como lombada, na Rua Maranhão. Essa, será a primeira de 6 ondulações transversais e 5 travessias elevadas que a Prefeitura de Toledo implantará em diferentes vias do município. A execução das obras ficará a cargo da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) As ondulações transversais e as travessias elevada serão implantadas conforme o cronograma definido para as obras, que totalizam um investimento de R$ 264.736,82. As travessias elevadas demandarão etapas complexas para implantação, como readequação de bocas de lobo, ajustes em galerias pluviais, recortes no asfalto e produção de pavers pela Emdur, o que acarreta na previsão de construção de uma a duas travessias elevadas por mês. Já as ondulações transversais, por serem uma execução mais rápida, deverão ser concluídas com antecedência. Todos os locais e dispositivos foram pedidos da comunidade,...

IPVA 2026: paranaenses já podem emitir guias com desconto e aproveitar novo valor

Os contribuintes paranaenses já podem emitir as guias de recolhimento (GR-PR) do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026. Assim como no ano anterior, os proprietários que optarem pelo pagamento à vista garantem um desconto de 6% sobre o valor total. Para aproveitar o benefício, é importante observar a data limite, que varia conforme o número final da placa do veículo. O grande destaque do IPVA 2026 é a expressiva redução no valor do tributo para a maioria dos motoristas. Em média, a queda é de 45,7%, com a alíquota fixada em 1,9% sobre o valor venal dos veículos. Com isso, o Paraná passa a figurar entre os estados com menor IPVA do país. Os prazos para o pagamento em cota única ou da primeira parcela foram definidos entre os dias 9 e 15 de janeiro de 2026, de acordo com o final da placa. FINAL DE PLACA - prazo de pagamento da quota única com desconto de 6% 1 e 2 - 09/01/2026 3 e 4 - 12/01/2026 5 e 6 - 13/01/2026 7 e 8 - 14/01/2026 9 e 0 - 15/01/2026 FINAL DE ...

Ademir Kopeginski assume a presidência da ACIT para a gestão 2026

  Em 1º de janeiro de 2026, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), o empresário Ademir Kopeginski assumiu oficialmente a presidência da entidade após a assinatura do termo de posse, com a presença do ex-presidente Cristiano Dall’Oglio da Rocha. A partir de agora, Ademir passa a ocupar o cargo de 39º presidente da ACIT, para a gestão de 2026. Eleito por aclamação durante a Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 19 de novembro de 2025, Ademir assume a presidência após uma trajetória consolidada dentro da entidade, marcada por participação ativa, comprometimento e conhecimento profundo da estrutura e das ações da ACIT. Ademir Kopeginski é natural de Toledo/PR, tem 50 anos, casado com Sandra Kopeginski, e pai de Arthur e Davi Kopeginski. É formado em Ciências Contábeis pela Unioeste/Cascavel, e atua profissionalmente como empresário do ramo contábil, sendo sócio proprietário da Liderança Contabilidade, empresa com 40 anos de atuação no município de Toledo/...