Pular para o conteúdo principal

Novo Hospital Bom Jesus está próximo de se tornar realidade, diz deputado Sperafico

Novo HBJ já tem área e projeto


O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas/PR) comemorou os resultados de encontro recente na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) para tratar dos últimos alinhamentos relacionados à construção do novo Hospital Bom Jesus de Toledo, projeto que representa um dos maiores investimentos na saúde pública da região nos últimos anos.
 
Durante a reunião, foram discutidos os detalhes finais para a assinatura do convênio entre a SESA e a Hoesp (Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná), entidade mantenedora do hospital. O novo prédio será construído em uma área de 50 mil metros quadrados doada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), próxima ao campus da universidade e ao Hospital Regional, e já possui alvará emitido pela Prefeitura de Toledo para o início das obras.
 
A primeira fase prevê a implantação de 270 novos leitos, com possibilidade de ampliação futura para até 500 leitos. O investimento estimado é de R$ 75 milhões, com recursos assegurados por meio de parceria entre o Governo do Estado do Paraná e a Itaipu Binacional.
 
“Será um marco na saúde pública da região. Há muito tempo o Hospital Bom Jesus necessita de um novo prédio. É uma entidade referência no atendimento da saúde pública da nossa região, e agora está prestes a receber a estrutura que merece,” afirmou o deputado Sperafico, que tem acompanhado de perto todas as etapas do projeto.
 
Demanda regional e estrutura ampliada
O atual Hospital Bom Jesus conta com 212 leitos, sendo cerca de 74% destinados ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade hospitalar realiza, em média, 2,5 mil atendimentos mensais no pronto-atendimento, 650 cirurgias e cerca de 250 nascimentos por mês, atendendo os 18 municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde.
 
Segundo dados do IBGE, cerca de 453 mil pessoas vivem na região, das quais 78% dependem exclusivamente do SUS. Atualmente, são disponibilizados 864 leitos hospitalares, enquanto o Ministério da Saúde aponta a necessidade de 1.438 leitos, evidenciando a urgência na ampliação da capacidade hospitalar.
 
Além do aumento no número de leitos, o novo hospital trará modernização da estrutura física, novos serviços – como a implantação de uma UTI Pediátrica – e a possibilidade de atendimento mais ágil e qualificado à população.
 
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre em Toledo o ex-vereador, ex-secretário municipal e advogado Dario Gennari

Dario Gennari com a esposa Enê - rede social Faleceu nesta sexta-feira (16) o advogado, ex-vereador e ex-secretário municipal Dario Gennari. Ele teve complicações após uma queda em sua residência e contrair dengue e estava internado em hospital de Toledo desde terça-feira (13), vindo a óbito aproximadamente às 14h.   Natural de Nova Bassano-RS, Dario tinha 83 anos, era casado com Enê Rosa Genari, tinha os filhos Daryene Maria Gennari Prochnau, Dayro Donin Gennari e Darlan Mário Gennari; e as netas Rafaela e Marina. Dario integrava uma grande família, cujos pais Polenice e Giustina Genari migraram para Toledo quando ele era adolescente - seus irmãos Luiz Gennari, Nelson Gennari, Zelinda Debona, Tereza Pierosan, Duilio Gennari, Neiva Ana Scalcon, Augusto Gennari, Eloi Gennari, Ademir Gennari, Mário Genari e Maria Glória Gennari Pozzobon.  Foi a segunda perda da família em poucos dias. Teresa Pierosan faleceu no último sábado.   Ele teve intensa participação na vida toledana...

PRF prende caminhoneiro bêbado que invadiu faixa contrária e provocou colisão fatal na BR-277

Mais uma tragédia provocada por um bêbado - PRF A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite de sexta-feira (16), por volta das 19h, na BR 277, no km 607, um caminhoneiro embriagado que invadiu a pista contrária, provocando uma colisão que resultou na morte de uma mulher e deixou diversos feridos.   O acidente envolveu um caminhão, um ônibus e um automóvel.   O caminhão, com placa de Santa Helena/PR, transitava pela rodovia quando o condutor perdeu o controle e invadiu a faixa no sentido oposto. Um ônibus Mercedes-Benz, com placa de Londrina/PR, conseguiu desviar parcialmente, evitando uma colisão frontal direta. No entanto, um automóvel com placa de Pato Branco/PR, que seguia logo atrás do ônibus, não teve tempo de frear e colidiu frontalmente com o caminhão.   No automóvel viajavam cinco pessoas. Uma mulher de 48 anos que não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Outros três ocupantes do veículo sofreram ferimentos graves, enquanto um quinto passageiro saiu ileso...

Biopark oficializa doação de área para curso de Medicina da UFPR

Luiz Donaduzzi e o reitor da UFPR, Marcos Sunye, assinam documento de doação da área à universidade. Foto: Juninho Graeff Agora é oficial: o curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem sede própria junto ao Biopark. O documento confirmando a doação de uma área com 9 mil metros quadrados foi assinado nesta quinta-feira (16) pelo casal Luiz e Carmen Donaduzzi e pelo reitor da instituição de ensino superior, Marcos Sunye. Também como forma de homenagem à família, o anfiteatro localizado no prédio da UFPR passará a se chamar Anfiteatro Aldemar Donaduzzi.   O prefeito Mario Costenaro participou da solenidade ao lado do deputado federal Dilceu Sperafico e reforçou a importância da parceria para o desenvolvimento não apenas da saúde, mas da sociedade toledana como um todo. “Com esse gesto magnífico, esse casal, doutor Luiz e dona Carmen, reforça o legado que deixa em nossa terra. Essa doação é imensurável. Isso é intangível”, destaca.   Ainda de acordo com o prefei...