Pular para o conteúdo principal

Pesquisa com aplicação de inteligência artificial para o mapeamento da aquicultura é apresentada em simpósio nacional

 

A pesquisadora Marta Eichemberger Ummus, analista da Embrapa Pesca e Aquicultura, participou do XXI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), realizado nos dias 13 a 16 de abril, em Salvador (BA), com a apresentação de uma pesquisa pioneira voltada ao mapeamento aquícola com uso de machine learning.

Com o título “Mapeamento aquícola no estado do Paraná com machine learning e imagens de alta resolução espacial no GEE”, o trabalho propõe uma nova abordagem metodológica para o mapeamento de viveiros escavados – principal sistema de produção de peixes no Brasil. A metodologia empregada reduz em até 90% do esforço humano necessário para esse tipo de análise, conciliando imagens de satélite de alta resolução, índices espectrais e algoritmos de classificação orientada a pixels. Para isso, foi utilizado o Google Earth Engine (GEE), plataforma que permite o processamento de grandes volumes de dados geoespaciais.

“O projeto surgiu da necessidade de automatizar um processo que ainda depende muito da interpretação visual, o que demanda tempo e mão de obra especializada. Com a aplicação da inteligência artificial, conseguimos aumentar a eficiência sem abrir mão da validação técnica feita por especialistas, explica Marta.

O estado do Paraná foi escolhido como área piloto por reunir características estratégicas: é o maior produtor de peixes do país, com destaque para a criação de tilápias em viveiros escavados. “Apesar da relevância econômica, o estado, até então, não contava com uma base de dados atualizada e confiável sobre a área destinada à piscicultura em viveiros escavados”, ressalta Bruno Aparecido da Silva, pesquisador pela UMIPI Oeste Paranaense.

A pesquisa é fruto de uma construção colaborativa da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI) Oeste Paranaense. A UMIPI é uma parceria entre o Biopark Educação, o Biopark e a Embrapa, voltada à realização de pesquisas aplicadas na região Oeste do Paraná. Neste projeto, a unidade da Embrapa envolvida foi a de Pesca e Aquicultura, atuando em conjunto com o Biopark Educação e outras instituições apoiadoras da iniciativa, como a Fundação Araucária, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e a Unioeste. Além de Marta, assinam o trabalho os pesquisadores Bruno Aparecido da Silva e Carolina Balera Trombini (Biopark Educação / UMIPI), Ericson Hideky Hayakawa e Altair Bennert (Unioeste). Juntos, eles vêm atuando há mais de dois anos no desenvolvimento de metodologias aplicáveis à gestão territorial da aquicultura, com potencial de contribuir diretamente para políticas públicas voltadas ao setor.

O SBSR é o principal evento científico e técnico do Brasil e um dos mais relevantes da América Latina na área de sensoriamento remoto.

Segundo Marta, apresentar o projeto no SBSR foi uma oportunidade de abrir espaço para uma discussão ainda incipiente no Brasil: o uso de geotecnologias na aquicultura. “Ainda há certo estranhamento quando falamos sobre análises espaciais aplicadas à criação de peixes, mas o uso das geotecnologias e a aplicação de análises espaciais apoiam de forma significativa para o planejamento mais assertivo da atividade e o monitoramento em tempo oportuno, contribuindo para o uso mais racional dos recursos e o desenvolvimento sustentável da aquicultura. É uma fronteira de conhecimento em expansão”, afirma. Ao mesmo tempo, a divulgação da pesquisa num evento desse porte, contribui para uma divulgação em âmbito nacional da tecnologia desenvolvida no Biopark Educação e em parceria com demais instituições.

A participação no evento reforça o papel do Biopark, Biopark Educação, da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI), da Embrapa e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) como catalisadores de soluções científicas com impacto social, “assim como o retorno ao importante apoio financeiro que a Fundação Araucária vem aportando nos últimos anos, fortalecendo a ciência no estado”, destaca Bruno. “Nosso objetivo é que os avanços gerados dentro do ambiente de pesquisa possam efetivamente contribuir para a sociedade, com aplicação prática, validada e confiável”, conclui Marta.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre em Toledo o ex-vereador, ex-secretário municipal e advogado Dario Gennari

Dario Gennari com a esposa Enê - rede social Faleceu nesta sexta-feira (16) o advogado, ex-vereador e ex-secretário municipal Dario Gennari. Ele teve complicações após uma queda em sua residência e contrair dengue e estava internado em hospital de Toledo desde terça-feira (13), vindo a óbito aproximadamente às 14h.   Natural de Nova Bassano-RS, Dario tinha 83 anos, era casado com Enê Rosa Genari, tinha os filhos Daryene Maria Gennari Prochnau, Dayro Donin Gennari e Darlan Mário Gennari; e as netas Rafaela e Marina. Dario integrava uma grande família, cujos pais Polenice e Giustina Genari migraram para Toledo quando ele era adolescente - seus irmãos Luiz Gennari, Nelson Gennari, Zelinda Debona, Tereza Pierosan, Duilio Gennari, Neiva Ana Scalcon, Augusto Gennari, Eloi Gennari, Ademir Gennari, Mário Genari e Maria Glória Gennari Pozzobon.  Foi a segunda perda da família em poucos dias. Teresa Pierosan faleceu no último sábado.   Ele teve intensa participação na vida toledana...

Mais de 180 condutores flagrados em alta velocidade neste sábado

Durante operações de fiscalização de velocidade realizadas por policiais militares da 3ª Cia. do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual em toda a região Oeste do Paraná, foram flagrados 183 condutores conduzindo veículos em velocidade acima da permitida nas rodovias estaduais.   A operação foi realizada nas regiões de Cascavel, Medianeira, Missal e Iporã, em localidades onde a velocidade contribui para a ocorrência de sinistros de trânsito graves, em sua maioria, ocasionados por excesso de velocidade.   Foram flagrados condutores em velocidades acima de 50% da velocidade máxima permitida, o que deve acarretar na suspensão do direito de dirigir do infrator.   De acordo com a corporação, as operações são realizadas diariamente, com ênfase nos finais de semana, para prevenir sinistros de trânsito. Nenhum acidente foi registrado neste sábado. Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Ru...

Deu no Correio Braziliense: Cidade do interior do Paraná encanta com sua qualidade de vida imponente

Foto de Toledo publicada pelo CB - PMT O jornal Correio Braziliense, um dos mais importantes meios de comunicação do país, publicou reportagem exaltando a qualidade de vida de Toledo. O material, de autoria de Maura Pereira, foi veiculado no site do CB no último dia 5 de maio. O Viver Toledo reproduz o conteúdo, na íntegra, para manter a fidelidade ao texto:   Toledo, uma cidade encantadora localizada no interior do Paraná, tem se destacado por sua qualidade de vida, opções de educação e atrativos turísticos. Neste artigo, vamos explorar os principais pontos que fazem desta cidade um excelente lugar para viver e visitar. Prepare-se para conhecer uma cidade que une história, modernidade e um ambiente acolhedor.   Qualidade de vida em Toledo Quando pensamos em qualidade de vida, a primeira coisa que vem à mente é a tranquilidade. E Toledo é a definição de tranquilidade aliada ao desenvolvimento. Com uma infraestrutura que atende a todas as necessidades de seus moradores, a cidad...