Pular para o conteúdo principal

Concertos especiais do Festimap democratizam o acesso à cultura e promovem a inclusão social

A descentralização de concertos especiais é uma prática que tem ganhado espaço, com o objetivo de levar a música clássica e outras formas de expressão artística a locais que normalmente não são palcos de eventos culturais, como hospitais, igrejas ou praças. Os concertos especiais proporcionam experiências únicas a públicos que não teriam acesso regular a esses eventos. A segunda edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap) promove a série de Concertos Especiais.
A programação iniciou na última quarta-feira (16) com apresentações no Hospital Bom Jesus e na Paróquia Menino Deus. Nesta quinta-feira (17), os músicos apresentam às 10h, no Certi Pioneira; na sexta-feira (18) na Prati-Donaduzzi, às 13h e no sábado (19) na Praça Willy Barth, às 11h.
O professor de canto do Festimap Francisco Campos foi o responsável pela organização da apresentação na Paróquia Menino Deus. Para ele, a música tem o dom de aumentar e criar novos horizontes para as pessoas e para os jovens que buscam o recital. “Após, as apresentações muitas pessoas começam a se interessar pela música de concerto e pela música de boa qualidade. Ganha a comunidade”.
Campos explica que a descentralização do Festival é importante, porque os concertos não ficam somente no Teatro de Toledo, e sim, ele vai ao encontro das pessoas. “O Festimap busca do cidadão que está em outros pontos da cidade. O nosso trabalho é para a alegrar as pessoas”.
O músico Felipe Vidal participa pela segunda vez do Festimap e está lisonjeado em mostrar a sua arte para a população local. “A função do artista é trazer música para a comunidade. Nós somos servos da arte. É uma alegria imensa conhecer novas pessoas e reencontrarmos outras”.
FESTIMAP 
O Festimap tem Direção Artística do maestro Jean Reis e Administrativa de Raquel Mantovani, com patrocínio exclusivo da Prati-Donaduzzi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A produção é da Piu Mosso e, a Realização, da Prefeitura Municipal de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo e Ministério da Cultura. A programação completa da segunda edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná é gratuita e pode ser acessada no https://www.festimap.com.br.
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O famoso Mosquito será atração na Guaçu FM, terça-feira

M osquito com Aldair Boufleuer, Adelar Pelanka e Wanderley Graeff O programa Guaçu Notícias, da Rádio Guaçu - FM 100,7, AM 810 e www.radioguacu.com.br , reserva uma atração especial para esta terça-feira (15). O empresário e influencer Valdir Wilhems, o “Mosquito”, será o entrevistado do Programa a partir das 8h.   O dono do “Boteco do Mosquito” é o convidado da atração que está levando ao ar o maior conteúdo jornalístico do rádio regional. Ele vai falar sobre a sua trajetória na gastronomia e de como se tornou um fenômeno nas redes sociais, com cerca de 750 mil seguidores de várias regiões do país, que o levou a receber o título simbólico de “Embaixador de Toledo”.   Sobre o Guaçu Notícias O programa traz diariamente uma síntese dos principais assuntos do dia com blocos dedicados a temas como a segurança pública, o esporte e as notícias locais, regionais e estaduais, além de utilidade pública, como loterias e oportunidades de emprego.   Um dos blocos é inteiramente dedic...

Oeste Brasil trabalha na formação do elenco e anuncia primeiros nomes para a Terceirona

Yan, que atuou pelo Oeste Brasil em 2024 é nome confirmado A diretoria do Oeste Brasil FC tem definido o planejamento para a disputa do Campeonato Paranaense – Terceira Divisão, que terá início em 24 de agosto, quando a equipe toledana enfrentará o Sport, em Campo Mourão. Itens importantes como a definição do orçamento e plano de negócios foram delineados nas reuniões recentes do grupo diretivo.   A primeira confirmação é a de Eduardo Dallagnol para a comissão técnica. O ex-zagueiro do Toledo, Ituano, Fortaleza e Vasco, entre outros times, é o atual técnico do elenco do Oeste Brasil no Paranaense Sub-20 e novamente integrará a comissão técnica profissional. Os demais nomes serão definidos em breve, assim como todo o elenco, cuja apresentação deverá ocorrer na próxima semana.   O presidente do clube, Agenor Piccinin, anuncia que três nomes do elenco que vestiram a camisa do Oeste Brasil em 2024, estão alinhados para a competição. São eles, o goleiro Matheus, que estava no Patri...

Oeste Brasil anuncia mais quatro reforços para o elenco que disputará a Terceirona

Atacante Felipe Renan atuou futebol coreano A diretoria do Oeste Brasil FC confirmou a contratação de mais quatro atletas para o elenco que disputará o Campeonato Paranaense – Terceira Divisão. A equipe toledana fará a sua estreia na competição no dia 24 de agosto, diante do Sport, em Campo Mourão.   Após o anúncio, semana passada, das três primeiras contratações envolvendo jogadores que atuaram pelo clube em 2024 – Matheus, Yan e Samir -, quatro atletas, sendo três atacantes e um lateral, foram anunciados nesta quinta-feira.   O lateral Harinson tem 24 anos e estava no Laranja Mecânica, de Arapongas, nas disputas da Segundona Paranaense. Seu currículo inclui a base do Cruzeiro e passagens pelo profissional pelo Moto Clube-MA e equipes dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.   O atacante Emanuel tem 25 anos, 1,87, é canhoto e também atuou pelo Laranja Mecânica. Já defendeu o Batel e o Azuriz, além do Sub-23 do Marítimo, de Portugal.   Com 27 anos, o atacante F...