Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Toledo inicia construção de acessos à ponte do Rio Marreco

A poucos dias da conclusão da ponte sobre o Rio Marreco, a Prefeitura de Toledo começou a construir acessos provisórios para garantir a liberação do tráfego o quanto antes. Isso porque o contrato original da obra, localizada na região da Grande Coopagro, não contemplava a pavimentação asfáltica das vias que conectam a estrutura às estradas dos dois lados do rio – o prolongamento da Rua Ângela Zanella e uma via rural.

Para não adiar a entrega de uma obra esperada há décadas pela comunidade, o município optou por uma solução emergencial: acessos de pedra brita graduada serão executados nos dois lados da ponte, permitindo que veículos comecem a circular pela nova ligação em cerca de 15 dias. As intervenções estão sendo conduzidas por equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural e de Serviços Públicos (Infra), em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur). 

A operação contará com sinalização adequada e acompanhamento da Guarda Municipal. “A pedido do prefeito, estamos buscando os meios para que o tráfego de veículos seja liberado no local o quanto antes. A população está com esta via bloqueada há quase dois anos e não pode mais ficar sem estes acessos”, salienta o titular da Infra, Fabio Leal Oliveira.

A medida terá caráter temporário, válida até que o projeto definitivo de pavimentação seja elaborado, licitado e executado. “Havia a parte que tratava do asfalto no projeto, mas não houve, no momento da assinatura do contrato, a inclusão deste serviço na planilha. Entendemos que é necessário reavaliar esta questão e fazer esta etapa voltar para as pranchetas, avaliando, por exemplo, a topografia do terreno”, explica o secretário. “Feito este trabalho, o processo tramitará nos setores da administração municipal e desejamos que este transcorra com celeridade, sem abrir mão da legalidade e da qualidade”, acrescenta Fabio.

A ponte

Enquanto o foco se volta aos ajustes finais, a ponte avança para sua etapa de conclusão. As concretagens já foram realizadas e os últimos serviços incluem pintura e instalação elétrica, com ligação de energia já efetuada pela Copel. 

De acordo com o projeto da obra, a estrutura principal se destaca pelo traçado em curva e por oferecer mais do que apenas funcionalidade: ciclovia, passeio público e iluminação em LED fazem parte do projeto.

Outro diferencial é a passarela elevada de 2,5 metros de largura, construída cerca de um metro acima do nível da água, permitindo contato visual direto com a paisagem natural. Há ainda um mirante com piso de vidro, que oferece aos visitantes uma vista privilegiada do curso do rio e de suas quedas d’água.

Com 60 metros de comprimento e 15 metros de largura, a ponte sobre o Rio Marreco é mais do que uma conexão viária entre a Grande Coopagro e a BR 163: é uma obra que alia mobilidade, segurança e valorização do entorno. “Estamos vendo com a empresa contratada a questão de alguns acabamentos que ficaram aquém daquilo que a obra merece. Isso pode demandar um tempo a mais para a conclusão dos trabalhos, mas logo a população poderá usufruir deste local, que certamente será um importante ponto turístico para o nosso município”, pontua o secretário da Infra.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O famoso Mosquito será atração na Guaçu FM, terça-feira

M osquito com Aldair Boufleuer, Adelar Pelanka e Wanderley Graeff O programa Guaçu Notícias, da Rádio Guaçu - FM 100,7, AM 810 e www.radioguacu.com.br , reserva uma atração especial para esta terça-feira (15). O empresário e influencer Valdir Wilhems, o “Mosquito”, será o entrevistado do Programa a partir das 8h.   O dono do “Boteco do Mosquito” é o convidado da atração que está levando ao ar o maior conteúdo jornalístico do rádio regional. Ele vai falar sobre a sua trajetória na gastronomia e de como se tornou um fenômeno nas redes sociais, com cerca de 750 mil seguidores de várias regiões do país, que o levou a receber o título simbólico de “Embaixador de Toledo”.   Sobre o Guaçu Notícias O programa traz diariamente uma síntese dos principais assuntos do dia com blocos dedicados a temas como a segurança pública, o esporte e as notícias locais, regionais e estaduais, além de utilidade pública, como loterias e oportunidades de emprego.   Um dos blocos é inteiramente dedic...

Oeste Brasil trabalha na formação do elenco e anuncia primeiros nomes para a Terceirona

Yan, que atuou pelo Oeste Brasil em 2024 é nome confirmado A diretoria do Oeste Brasil FC tem definido o planejamento para a disputa do Campeonato Paranaense – Terceira Divisão, que terá início em 24 de agosto, quando a equipe toledana enfrentará o Sport, em Campo Mourão. Itens importantes como a definição do orçamento e plano de negócios foram delineados nas reuniões recentes do grupo diretivo.   A primeira confirmação é a de Eduardo Dallagnol para a comissão técnica. O ex-zagueiro do Toledo, Ituano, Fortaleza e Vasco, entre outros times, é o atual técnico do elenco do Oeste Brasil no Paranaense Sub-20 e novamente integrará a comissão técnica profissional. Os demais nomes serão definidos em breve, assim como todo o elenco, cuja apresentação deverá ocorrer na próxima semana.   O presidente do clube, Agenor Piccinin, anuncia que três nomes do elenco que vestiram a camisa do Oeste Brasil em 2024, estão alinhados para a competição. São eles, o goleiro Matheus, que estava no Patri...

Oeste Brasil anuncia mais quatro reforços para o elenco que disputará a Terceirona

Atacante Felipe Renan atuou futebol coreano A diretoria do Oeste Brasil FC confirmou a contratação de mais quatro atletas para o elenco que disputará o Campeonato Paranaense – Terceira Divisão. A equipe toledana fará a sua estreia na competição no dia 24 de agosto, diante do Sport, em Campo Mourão.   Após o anúncio, semana passada, das três primeiras contratações envolvendo jogadores que atuaram pelo clube em 2024 – Matheus, Yan e Samir -, quatro atletas, sendo três atacantes e um lateral, foram anunciados nesta quinta-feira.   O lateral Harinson tem 24 anos e estava no Laranja Mecânica, de Arapongas, nas disputas da Segundona Paranaense. Seu currículo inclui a base do Cruzeiro e passagens pelo profissional pelo Moto Clube-MA e equipes dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.   O atacante Emanuel tem 25 anos, 1,87, é canhoto e também atuou pelo Laranja Mecânica. Já defendeu o Batel e o Azuriz, além do Sub-23 do Marítimo, de Portugal.   Com 27 anos, o atacante F...