Pular para o conteúdo principal

Programa A União Faz a Vida, da Fundação Sicredi, já impactou mais de 5 milhões de estudantes ao longo de 30 anos

Programa comemora três décadas de existência, com presença em 15 estados brasileiros, e se consolida como importante ferramenta de cooperação e cidadania

Criado em 1995, o Programa A União Faz a Vida, completou 30 anos na última quinta-feira, 17 de julho. Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento dos princípios de cooperação e cidadania e com uma metodologia própria que é desenvolvida por meio de projetos cooperativos, o programa promove uma aprendizagem ativa atuando diretamente em escolas públicas e privadas, impactando mais de 5 milhões de crianças e adolescentes até hoje.  
“É com muita alegria e orgulho que comemoramos essas três décadas de atuação do Programa A União Faz a Vida. Desde sua criação, com o envolvimento das escolas, educadores e assessores pedagógicos junto com as cooperativas locais, conseguimos promover mudanças significativas na educação das comunidades onde atuamos. Os relatos pessoais são a melhor medida do impacto dessa iniciativa ao longo do tempo”, destaca Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo da Fundação Sicredi. 
Com o mote “30 anos de descobertas, 30 anos de história pra contar”, as celebrações terão diversas ações no decorrer do ano, entre elas o concurso “Qual nome é a minha cara?”, que foi recentemente lançado e convida as instituições de ensino participantes do A União Faz a Vida a sugerirem um nome para a mascote — uma abelha, símbolo de união e cooperação. O resultado será divulgado em novembro, durante o Summit Nacional de Cooperativismo promovido pela Fundação Sicredi. 

Fazendo a diferença  
O Programa, que iniciou no município de Santo Cristo (RS), cresceu e nestas três décadas milhares de estudantes em conjunto com os professores e comunidade educativa realizaram expedições investigativas e desenvolveram projetos a partir das suas curiosidades, relacionando as aprendizagens com a vida. 
Presente em 15 estados brasileiros, ao longo desse período já impactou positivamente 5,3 milhões de crianças e adolescentes, envolveu 250 mil educadores e alcançou 4,9 mil escolas em mais de 780 municípios. 
Com valores essenciais como o diálogo, justiça, solidariedade e respeito à diversidade, a abordagem pedagógica é centrada em projetos cooperativos, que estimulam o pensamento crítico, a escuta ativa e o protagonismo. Além disso, todos os integrantes do projeto se engajam e participam ativamente, sejam eles estudantes, profissionais da educação, pais ou comunidade. Uma verdadeira Rede de Compromisso que valoriza cada pessoa que faz parte do Programa. Saiba mais: Programa A União Faz a Vida - SICREDI.
Histórias que inspiram 
Entre os muitos exemplos de transformação proporcionados pelo Programa, está o de Taiane Thume, 40 anos, assessora administrativa da Cooperativa Sicredi União RS/ES. Ela participou do A União Faz a Vida aos 10 anos, na Escola Municipal Nossa Senhora Medianeira, em Santo Cristo (RS), município onde o Programa nasceu. Hoje, Taiane reconhece a influência do Programa em sua trajetória pessoal e profissional. 
“Foi uma ótima experiência ter participado do Programa, que influenciou muito minha vida e segue influenciando. Ele me ensinou sobre como trabalhar em equipe, a importância da cooperação, e como desenvolver ações para melhorar minha escola e minha comunidade. Reforçou importantes valores aprendidos em casa, como o respeito, educação, olhar para o próximo, o que contribuiu para minha formação como uma boa cidadã”, afirma Taiane. 
Outro exemplo é o de Isabela Ventura, 31 anos, coordenadora pedagógica da Escola Milton Cézar de Souza Filho – APAE de Santana do Itararé (PR). Isabela participa do Programa desde 2019, por meio da Cooperativa Sicredi Norte Sul, e acompanha de perto os impactos positivos dele na instituição. 
“O Programa A União Faz a Vida tem sido uma experiência extremamente enriquecedora para a nossa escola. A proposta de desenvolver projetos com temas diversos, envolvendo diferentes turmas, trouxe um novo olhar para as práticas pedagógicas, promovendo o protagonismo dos estudantes, a colaboração entre os professores e o fortalecimento dos vínculos com a comunidade escolar”, enfatiza a coordenadora.
Sobre a Fundação Sicredi  
A Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural Sicredi, conhecida como Fundação Sicredi, foi criada em 2005 com o objetivo de preservar a essência do cooperativismo no desenvolvimento do Sicredi. Como uma organização da sociedade civil, a Fundação Sicredi se dedica à estruturação e desenvolvimento de programas e iniciativas educacionais, sociais, culturais, ambientais e de desenvolvimento de lideranças cooperativistas, implementados pelas Cooperativas em todo o Brasil, voltados a expandir nosso impacto positivo junto aos associados e nas comunidades onde estamos presentes. Site do Sicredi: Clique aqui   
Redes Sociais: | Instagram | YouTube |  
Sobre o Sicredi 
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras. 
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O famoso Mosquito será atração na Guaçu FM, terça-feira

M osquito com Aldair Boufleuer, Adelar Pelanka e Wanderley Graeff O programa Guaçu Notícias, da Rádio Guaçu - FM 100,7, AM 810 e www.radioguacu.com.br , reserva uma atração especial para esta terça-feira (15). O empresário e influencer Valdir Wilhems, o “Mosquito”, será o entrevistado do Programa a partir das 8h.   O dono do “Boteco do Mosquito” é o convidado da atração que está levando ao ar o maior conteúdo jornalístico do rádio regional. Ele vai falar sobre a sua trajetória na gastronomia e de como se tornou um fenômeno nas redes sociais, com cerca de 750 mil seguidores de várias regiões do país, que o levou a receber o título simbólico de “Embaixador de Toledo”.   Sobre o Guaçu Notícias O programa traz diariamente uma síntese dos principais assuntos do dia com blocos dedicados a temas como a segurança pública, o esporte e as notícias locais, regionais e estaduais, além de utilidade pública, como loterias e oportunidades de emprego.   Um dos blocos é inteiramente dedic...

Oeste Brasil trabalha na formação do elenco e anuncia primeiros nomes para a Terceirona

Yan, que atuou pelo Oeste Brasil em 2024 é nome confirmado A diretoria do Oeste Brasil FC tem definido o planejamento para a disputa do Campeonato Paranaense – Terceira Divisão, que terá início em 24 de agosto, quando a equipe toledana enfrentará o Sport, em Campo Mourão. Itens importantes como a definição do orçamento e plano de negócios foram delineados nas reuniões recentes do grupo diretivo.   A primeira confirmação é a de Eduardo Dallagnol para a comissão técnica. O ex-zagueiro do Toledo, Ituano, Fortaleza e Vasco, entre outros times, é o atual técnico do elenco do Oeste Brasil no Paranaense Sub-20 e novamente integrará a comissão técnica profissional. Os demais nomes serão definidos em breve, assim como todo o elenco, cuja apresentação deverá ocorrer na próxima semana.   O presidente do clube, Agenor Piccinin, anuncia que três nomes do elenco que vestiram a camisa do Oeste Brasil em 2024, estão alinhados para a competição. São eles, o goleiro Matheus, que estava no Patri...

Oeste Brasil anuncia mais quatro reforços para o elenco que disputará a Terceirona

Atacante Felipe Renan atuou futebol coreano A diretoria do Oeste Brasil FC confirmou a contratação de mais quatro atletas para o elenco que disputará o Campeonato Paranaense – Terceira Divisão. A equipe toledana fará a sua estreia na competição no dia 24 de agosto, diante do Sport, em Campo Mourão.   Após o anúncio, semana passada, das três primeiras contratações envolvendo jogadores que atuaram pelo clube em 2024 – Matheus, Yan e Samir -, quatro atletas, sendo três atacantes e um lateral, foram anunciados nesta quinta-feira.   O lateral Harinson tem 24 anos e estava no Laranja Mecânica, de Arapongas, nas disputas da Segundona Paranaense. Seu currículo inclui a base do Cruzeiro e passagens pelo profissional pelo Moto Clube-MA e equipes dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.   O atacante Emanuel tem 25 anos, 1,87, é canhoto e também atuou pelo Laranja Mecânica. Já defendeu o Batel e o Azuriz, além do Sub-23 do Marítimo, de Portugal.   Com 27 anos, o atacante F...