Pular para o conteúdo principal

3º maior empregador do Brasil: Paraná bate marca de 102 mil carteiras assinadas em 2025

O Paraná chegou em julho à marca de 102,3 mil novos empregos com carteira assinada, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Esse número representa o saldo de vagas em todo o Estado, levando em consideração a quantidade de admissões, menos o montante de demissões, no período dos sete meses compreendido pelo relatório.

O desempenho paranaense é o melhor do Sul, representando quase 40% dos empregos da região, e o terceiro melhor do País em 2025, ficando atrás apenas de São Paulo (390,6 mil) e Minas Gerais (152 mil). É um número superior a todos os estados do Norte juntos (76 mil).

O secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo, destacou a importância do resultado. “Ser líder no Sul e estar entre os três primeiros do Brasil confirma que o Paraná está no caminho certo. Esse desempenho é fruto da confiança dos empresários, da dedicação dos trabalhadores e das políticas públicas voltadas à empregabilidade”, afirma o secretário. “O Estado segue como referência nacional na geração de oportunidades e na valorização da nossa mão de obra.”

Considerando apenas os dados do mês de julho, os mais recentes no levantamento, o saldo do Paraná foi de 8.140 empregos formais, sendo o resultado de 172.912 contratações e 164.772 demissões. Cenário que deixou o Estado na quarta colocação no ranking nacional, que tem a liderança de São Paulo, com saldo de 42.798 empregos. Mato Grosso (9.540) e Bahia (9.436) também ficaram à frente.

Como resultado, a quantidade de pessoas trabalhando com carteira assinada em território paranaense chegou a 3.321.347, um crescimento de 0,25% em relação a junho.

POR SETORES

O setor que mais contratou em julho foi o de serviços, gerando espaço para mais 5.067 trabalhadores. É também a área líder no acumulado do ano, tendo aberto 55.516 postos com carteira assinada. O segmento industrial é o vice-líder nesse quesito, tanto no mês quanto no ano, abrindo 2.239 novos postos em julho e somando 23.807 desde janeiro.

A lista segue com o setor de comércio, com 1.151 empregos formais em julho, alcançando 12.100 no período de sete meses. Já a construção civil registrou saldo de 312 vagas a mais na avaliação mensal, totalizando 9.248 contratações a mais do que demissões desde o início de 2025. A única redução no número de empregos formais, em julho, ocorreu na agropecuária, com 629. O balanço, porém, ainda segue positivo, considerando o ano, com 1.618 vagas de saldo no campo.

Na separação por gênero, são 51.097 homens e 51.212 mulheres contratadas no ano no Paraná. Em relação à faixa etária, o maior volume está concentrado em adultos de 18 a 24 anos.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leis sobre imóveis, comunicação inclusiva e retirada de fios são sancionadas em Toledo

Três novas leis foram sancionadas na última sexta-feira (24) no Gabinete do Prefeito de Toledo. As normas, publicadas no Órgão Oficial do Município, Edição 4519 - Extraordinária , tratam da desafetação e permuta de imóveis do patrimônio público, da inclusão por meio da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) no atendimento público e da retirada de fios em desuso nos postes de energia elétrica. O ato contou com a presença do prefeito Mario Costenaro, do vice Lucio De Marchi, de vereadores, secretários, representantes de instituições e imprensa. A Lei nº 3.018 destina áreas públicas para instalação de equipamentos e serviços em Linha Tapuí, Cerro da Lola e Linha Mandarina. O secretário de Administração, Marcelo Marques, afirmou que a disponibilização de terrenos é necessária para atender demandas de comunidades por novos equipamentos públicos. “São muitos pedidos por áreas para Cmeis, Cras e outras estruturas, e precisamos de espaços para acompanhar o crescimento populacional”, disse...

Choupana da Vila: música boa, chopp no ponto certo e a qualidade de um lugar para se sentir em casa

O slogan dá a indicação de "um lugar para se sentir em casa". A Choupana da Vila - restaurante, petiscaria e bar é esse lugar, com atendimento cordial num ambiente agradável e com opções muito saborosas no cardápio. O estabelecimento está localizado na Rua Carlos Barbosa 1585, Vila Industrial, entre as ruas Santos Dumont e Barão do Rio Branco.   Os combos de aperitivos da Choupana da Vila são excelentes em qualidade e quantidade. O mais completo leva filé de tilápia ou isca de filé bovino, frango, batata frita, mandioca e polenta. Acompanha molhos e serve generosamente até quatro pessoas com um preço justo.   Feijoada Aos sábados, o destaque é a feijoada, servido em kits para duas pessoas por apenas R$ 49,90, incluindo os complementos de uma boa feijoada, como arroz, linguicinha, couve e o torresmo à pururuca que é uma marca registrada.   Almoço com peixe A Choupana da Vila também é uma boa pedida para o almoço de domingo, com cardápio à base de peixe fresco, com destaque...

20 anos de cuidado que transforma: celebrando duas décadas de responsabilidade social na Prati-Donaduzzi

Há duas décadas, um movimento silencioso começou a transformar a Prati-Donaduzzi. Nascia o Setor de Responsabilidade Social. um gesto genuíno de cuidado que, ao longo do tempo, se consolidou como parte da identidade da empresa e de todos que compartilham o #OrgulhoRoxo. Tudo começou com um propósito simples e profundo: cuidar das pessoas que fazem parte da história da Prati-Donaduzzi. Desde o início, o setor se dedicou a fortalecer vínculos, promover acolhimento e valorizar cada colaborador, cultivando o sentimento de pertencimento e construindo uma cultura que coloca o ser humano no centro das decisões. Entre os primeiros marcos dessa trajetória estão o projeto Gestação Segura, criado em 2005 para oferecer apoio, saúde e acolhimento às gestantes; o projeto Prati Cuidar, que ampliou o olhar para o bem-estar coletivo; e o treinamento em orçamento familiar, idealizado pelo sócio-fundador Luiz Donaduzzi, que introduziu a educação financeira como parte da qualidade de vida, muito antes de ...