Pular para o conteúdo principal

Com apoio da SDHS, clube oferece aulas gratuitas de beach tennis para PCD

 

Instituída pela Lei nº 13.585/2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, lembrada entre 21 e 28 de agosto, ganhou um contorno especial neste ano para 21 famílias de Toledo. Elas têm entre seus membros pessoas com síndrome de Down ou com transtorno do espectro autista (TEA) que estão participando de aulas gratuitas de beach tennis, promovidas semanalmente pela Planeta Sport Indoor.

A iniciativa, inédita no Paraná na modalidade de parabeach tennis, começou em abril e encontra-se no escopo das atividades propostas pelo clube quando este aderiu ao Programa Esporte Cidadão, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). Os participantes chegaram ao projeto por meio de encaminhamento feito pela Coordenação de Políticas para Pessoas com Deficiência, da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família (SDHS).

As aulas, conduzidas pelos professores Fábio Bento e Jefferson Machineski, mesclam noções básicas do beach tennis com atividades que estimulam a coordenação motora e a socialização, uma verdadeira união entre inclusão e diversão. O projeto conta ainda com incentivo fiscal do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte) e o apoio de empresas parceiras, como a Sferriê, a Unibaby e a Copel.

O professor Jefferson explica que o projeto atende prioritariamente crianças e adolescentes com 8 anos de idade ou mais, mas também contempla adultos com TEA ou Down que se sentem motivados em participar da atividade. “É uma nova forma de atividade física, utilizando o beach tennis como ferramenta para desenvolver todo o aspecto físico, melhorando a coordenação motora e a socialização, um resultado que deixa os professores muito felizes”, comenta. “Nestes quatro meses em que estamos oferecendo estas aulas, percebo uma evolução dos alunos, que estão acertando a bolinha com mais precisão, algo simples, mas muito significativo para eles. Tudo isso na areia, que é mais desafiadora para a execução dos movimentos”, analisa.
Segundo a coordenadora da SDHS, este projeto confere as mesmas oportunidades recebidas há alguns anos pelo seu filho, Gabriel, que tem TEA e hoje está no terceiro ano do curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUCPR/Toledo). “A partir da minha experiência, posso dizer que o esporte contribui demais para o desenvolvimento das crianças com autismo ou síndrome de Down e ficamos felizes com o trabalho que os professores Fábio e Jefferson estão desempenhando”, avalia. “Estamos apoiando a iniciativa e disponíveis para tirar as dúvidas dos pais e responsáveis para que eles possam inscrever seus filhos e permitir que eles tenham acesso aos benefícios deste trabalho maravilhoso”, salienta.

Bernardo, de 9 anos, está no projeto há um mês e a mãe dele, Sandra Oliveira Magalhães, já percebeu mudanças no comportamento do menino, que tem TEA. “Para ele, esta atividade está sendo bem importante, pois está desenvolvendo tanto a parte da coordenação motora, do equilíbrio, quanto da socialização”, relata.

Ainda há vagas disponíveis no projeto. Pais e responsáveis por pessoas com síndrome de Down ou TEA estão convidados a inscrever seus filhos nesta atividade e podem obter mais informações pelo telefone da SDHS: (45) 3196-2405.
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota máxima no Enamed coloca UFPR Toledo entre as referências em formação médica no Brasil

Curso de Medicina da UFPR Toledo é ofertado no campus localizado no território do Biopark Campus da UFPR no Biopark - Foto: Marketing/Biopark O curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Toledo conquistou nota 5 no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), a pontuação máxima da avaliação nacional. O resultado reconhece a qualidade do projeto pedagógico, da infraestrutura, do corpo docente e do desempenho dos estudantes, consolidando o campus como referência na formação médica no Oeste do Paraná e no estado.   Para a vice-diretora da UFPR Toledo, Profª. Dra. Ana Carla Zarpelon, a conquista tem um significado especial para o campus, que completa 10 anos de atuação. “A nota máxima no Enamed representa o reconhecimento nacional da qualidade do projeto pedagógico, da infraestrutura oferecida, do trabalho qualificado do corpo docente e técnico e, especialmente, do comprometimento dos nossos estudantes. Para o campus, reafirma a identidade construída ...

Em visita a Toledo, Governador do Paraná ressalta importância da Prati-Donaduzzi no Eixão do Desenvolvimento Obra

A Prati-Donaduzzi anunciou uma parceria com o Estado do Paraná para o lançamento da obra de infraestrutura popularmente conhecida como “Eixão do Desenvolvimento”. O anúncio contou com a participação do CEO da empresa, Eder Maffissoni, e do Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa (Ratinho Junior), e aconteceu durante a inauguração da duplicação da Avenida Egídio Munaretto, a PR-317, na quinta-feira, 22. Além deles, estiveram presentes os fundadores da Prati-Donaduzzi, Dr. Luiz Donaduzzi e Dra. Carmen Donaduzzi.  A obra vai ligar a Avenida Barão do Rio Branco ao Biopark, aumentando a capacidade produtiva da empresa, que planeja investir R$ 3 bilhões nos próximos anos, além de colaborar para o desenvolvimento econômico local. A via de mais de oito quilômetros integrará áreas urbanas, industriais e educacionais, impulsionando o crescimento na região. Segundo Eder Maffissoni, a melhoria na infraestrutura ajudará na criação de novos postos de trabalho dentro da companhia.  “Tod...

Smed e Sicredi oficializam parceria para projeto "União faz a vida" em Toledo

  Para selar e oficializar a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Cooperativa Sicredi, autoridades, professores e a diretoria da cooperativa se reuniram no Yara Country Clube nesta terça-feira (27). O projeto “União faz a vida” completa 31 anos em 2026 e agora integra o quadro de projetos da rede escolar do município. Na cerimônia, foi assinado o Termo de Cooperação que viabiliza a parceria. Com o início das aulas previsto para o dia 2 de fevereiro, o ano letivo já iniciará com a implantação do projeto na educação infantil para crianças de quatro e cinco anos de idade. O programa tem como foco complementar a formação das crianças ao construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Durante esta terça e quarta-feira (27 e 28), os professores da rede municipal do ensino fundamental que trabalham com crianças na idade pré-escolar passarão por capacitação durante todo o dia, a fim de prepará-los para aplicar o projeto em sala. Para Janice Salva...