Pular para o conteúdo principal

Com apoio da SDHS, clube oferece aulas gratuitas de beach tennis para PCD

 

Instituída pela Lei nº 13.585/2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, lembrada entre 21 e 28 de agosto, ganhou um contorno especial neste ano para 21 famílias de Toledo. Elas têm entre seus membros pessoas com síndrome de Down ou com transtorno do espectro autista (TEA) que estão participando de aulas gratuitas de beach tennis, promovidas semanalmente pela Planeta Sport Indoor.

A iniciativa, inédita no Paraná na modalidade de parabeach tennis, começou em abril e encontra-se no escopo das atividades propostas pelo clube quando este aderiu ao Programa Esporte Cidadão, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). Os participantes chegaram ao projeto por meio de encaminhamento feito pela Coordenação de Políticas para Pessoas com Deficiência, da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família (SDHS).

As aulas, conduzidas pelos professores Fábio Bento e Jefferson Machineski, mesclam noções básicas do beach tennis com atividades que estimulam a coordenação motora e a socialização, uma verdadeira união entre inclusão e diversão. O projeto conta ainda com incentivo fiscal do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte) e o apoio de empresas parceiras, como a Sferriê, a Unibaby e a Copel.

O professor Jefferson explica que o projeto atende prioritariamente crianças e adolescentes com 8 anos de idade ou mais, mas também contempla adultos com TEA ou Down que se sentem motivados em participar da atividade. “É uma nova forma de atividade física, utilizando o beach tennis como ferramenta para desenvolver todo o aspecto físico, melhorando a coordenação motora e a socialização, um resultado que deixa os professores muito felizes”, comenta. “Nestes quatro meses em que estamos oferecendo estas aulas, percebo uma evolução dos alunos, que estão acertando a bolinha com mais precisão, algo simples, mas muito significativo para eles. Tudo isso na areia, que é mais desafiadora para a execução dos movimentos”, analisa.
Segundo a coordenadora da SDHS, este projeto confere as mesmas oportunidades recebidas há alguns anos pelo seu filho, Gabriel, que tem TEA e hoje está no terceiro ano do curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUCPR/Toledo). “A partir da minha experiência, posso dizer que o esporte contribui demais para o desenvolvimento das crianças com autismo ou síndrome de Down e ficamos felizes com o trabalho que os professores Fábio e Jefferson estão desempenhando”, avalia. “Estamos apoiando a iniciativa e disponíveis para tirar as dúvidas dos pais e responsáveis para que eles possam inscrever seus filhos e permitir que eles tenham acesso aos benefícios deste trabalho maravilhoso”, salienta.

Bernardo, de 9 anos, está no projeto há um mês e a mãe dele, Sandra Oliveira Magalhães, já percebeu mudanças no comportamento do menino, que tem TEA. “Para ele, esta atividade está sendo bem importante, pois está desenvolvendo tanto a parte da coordenação motora, do equilíbrio, quanto da socialização”, relata.

Ainda há vagas disponíveis no projeto. Pais e responsáveis por pessoas com síndrome de Down ou TEA estão convidados a inscrever seus filhos nesta atividade e podem obter mais informações pelo telefone da SDHS: (45) 3196-2405.
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leis sobre imóveis, comunicação inclusiva e retirada de fios são sancionadas em Toledo

Três novas leis foram sancionadas na última sexta-feira (24) no Gabinete do Prefeito de Toledo. As normas, publicadas no Órgão Oficial do Município, Edição 4519 - Extraordinária , tratam da desafetação e permuta de imóveis do patrimônio público, da inclusão por meio da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) no atendimento público e da retirada de fios em desuso nos postes de energia elétrica. O ato contou com a presença do prefeito Mario Costenaro, do vice Lucio De Marchi, de vereadores, secretários, representantes de instituições e imprensa. A Lei nº 3.018 destina áreas públicas para instalação de equipamentos e serviços em Linha Tapuí, Cerro da Lola e Linha Mandarina. O secretário de Administração, Marcelo Marques, afirmou que a disponibilização de terrenos é necessária para atender demandas de comunidades por novos equipamentos públicos. “São muitos pedidos por áreas para Cmeis, Cras e outras estruturas, e precisamos de espaços para acompanhar o crescimento populacional”, disse...

Choupana da Vila: música boa, chopp no ponto certo e a qualidade de um lugar para se sentir em casa

O slogan dá a indicação de "um lugar para se sentir em casa". A Choupana da Vila - restaurante, petiscaria e bar é esse lugar, com atendimento cordial num ambiente agradável e com opções muito saborosas no cardápio. O estabelecimento está localizado na Rua Carlos Barbosa 1585, Vila Industrial, entre as ruas Santos Dumont e Barão do Rio Branco.   Os combos de aperitivos da Choupana da Vila são excelentes em qualidade e quantidade. O mais completo leva filé de tilápia ou isca de filé bovino, frango, batata frita, mandioca e polenta. Acompanha molhos e serve generosamente até quatro pessoas com um preço justo.   Feijoada Aos sábados, o destaque é a feijoada, servido em kits para duas pessoas por apenas R$ 49,90, incluindo os complementos de uma boa feijoada, como arroz, linguicinha, couve e o torresmo à pururuca que é uma marca registrada.   Almoço com peixe A Choupana da Vila também é uma boa pedida para o almoço de domingo, com cardápio à base de peixe fresco, com destaque...

20 anos de cuidado que transforma: celebrando duas décadas de responsabilidade social na Prati-Donaduzzi

Há duas décadas, um movimento silencioso começou a transformar a Prati-Donaduzzi. Nascia o Setor de Responsabilidade Social. um gesto genuíno de cuidado que, ao longo do tempo, se consolidou como parte da identidade da empresa e de todos que compartilham o #OrgulhoRoxo. Tudo começou com um propósito simples e profundo: cuidar das pessoas que fazem parte da história da Prati-Donaduzzi. Desde o início, o setor se dedicou a fortalecer vínculos, promover acolhimento e valorizar cada colaborador, cultivando o sentimento de pertencimento e construindo uma cultura que coloca o ser humano no centro das decisões. Entre os primeiros marcos dessa trajetória estão o projeto Gestação Segura, criado em 2005 para oferecer apoio, saúde e acolhimento às gestantes; o projeto Prati Cuidar, que ampliou o olhar para o bem-estar coletivo; e o treinamento em orçamento familiar, idealizado pelo sócio-fundador Luiz Donaduzzi, que introduziu a educação financeira como parte da qualidade de vida, muito antes de ...