Pular para o conteúdo principal

Deputado Sperafico vota a favor da prorrogação de prazo para regularização de imóveis em faixas de fronteira

Regularização fundiária favorece a produção de alimentos e a geração de empregos
Sperafico: vitória do agro


O deputado federal Dilceu Sperafico (União Progressista-PR) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1532/25, que prorroga até outubro de 2030 o prazo para a regularização de imóveis situados em faixas de fronteira. A proposta amplia em cinco anos o período para que produtores rurais obtenham os documentos necessários à ratificação do registro das propriedades.
 
Para Sperafico, a medida tem caráter histórico, pois o problema da posse de terras devolutas em áreas de fronteira remonta ao século XIX, quando o Império buscava conter a ocupação estrangeira. “Votei com convicção a favor desse projeto porque a regularização fundiária é de grande importância à política agrícola nacional. Como defensor dos produtores rurais, vejo que essa proposta dará segurança jurídica, além de garantir reconhecimento aos agricultores pela luta no campo e acesso às políticas públicas”, afirmou.
 
O parlamentar destacou ainda que a regularização fundiária contribui para o fortalecimento da produção de alimentos, geração de emprego e renda e a aplicação do Código Florestal. Ele alertou para a urgência da matéria, já que os produtores que não regularizarem suas terras dentro do prazo podem perder os imóveis, que seriam incorporados ao patrimônio da União.
 
Sperafico lembrou que, com a criação da faixa de fronteira de 100 km — posteriormente ampliada para 150 km — as terras passaram a ser consideradas da União, exigindo autorização federal para sua venda. Após a Constituição de 1988, o Congresso também passou a ter competência para aprovar a transferência de áreas superiores a 2,5 mil hectares.
 
“O Congresso Nacional fez sua parte. Estou muito contente porque agora esse projeto só depende da sanção do presidente da República. Essa ratificação do registro de imóveis vale para áreas superiores a 15 módulos”, explicou o deputado.
 
Segundo a legislação alterada (Lei 13.178/2015), os interessados devem providenciar junto ao Incra a certificação do georreferenciamento do imóvel e a atualização da inscrição no Sistema Nacional de Cadastro Rural. Finalizado o prazo, a União estará autorizada a requerer o registro do imóvel em seu nome.
 
Sperafico reforçou que a prorrogação também é essencial para permitir o acesso ao crédito rural: “Com certeza, a regularização fundiária é o caminho para o agricultor acessar financiamentos bancários e garantir segurança para continuar produzindo”, concluiu.
 
Viver Toledo - Ano 17
Por quem faz jornalismo há 47 anos
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota máxima no Enamed coloca UFPR Toledo entre as referências em formação médica no Brasil

Curso de Medicina da UFPR Toledo é ofertado no campus localizado no território do Biopark Campus da UFPR no Biopark - Foto: Marketing/Biopark O curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Toledo conquistou nota 5 no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), a pontuação máxima da avaliação nacional. O resultado reconhece a qualidade do projeto pedagógico, da infraestrutura, do corpo docente e do desempenho dos estudantes, consolidando o campus como referência na formação médica no Oeste do Paraná e no estado.   Para a vice-diretora da UFPR Toledo, Profª. Dra. Ana Carla Zarpelon, a conquista tem um significado especial para o campus, que completa 10 anos de atuação. “A nota máxima no Enamed representa o reconhecimento nacional da qualidade do projeto pedagógico, da infraestrutura oferecida, do trabalho qualificado do corpo docente e técnico e, especialmente, do comprometimento dos nossos estudantes. Para o campus, reafirma a identidade construída ...

Em visita a Toledo, Governador do Paraná ressalta importância da Prati-Donaduzzi no Eixão do Desenvolvimento Obra

A Prati-Donaduzzi anunciou uma parceria com o Estado do Paraná para o lançamento da obra de infraestrutura popularmente conhecida como “Eixão do Desenvolvimento”. O anúncio contou com a participação do CEO da empresa, Eder Maffissoni, e do Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa (Ratinho Junior), e aconteceu durante a inauguração da duplicação da Avenida Egídio Munaretto, a PR-317, na quinta-feira, 22. Além deles, estiveram presentes os fundadores da Prati-Donaduzzi, Dr. Luiz Donaduzzi e Dra. Carmen Donaduzzi.  A obra vai ligar a Avenida Barão do Rio Branco ao Biopark, aumentando a capacidade produtiva da empresa, que planeja investir R$ 3 bilhões nos próximos anos, além de colaborar para o desenvolvimento econômico local. A via de mais de oito quilômetros integrará áreas urbanas, industriais e educacionais, impulsionando o crescimento na região. Segundo Eder Maffissoni, a melhoria na infraestrutura ajudará na criação de novos postos de trabalho dentro da companhia.  “Tod...

Smed e Sicredi oficializam parceria para projeto "União faz a vida" em Toledo

  Para selar e oficializar a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Cooperativa Sicredi, autoridades, professores e a diretoria da cooperativa se reuniram no Yara Country Clube nesta terça-feira (27). O projeto “União faz a vida” completa 31 anos em 2026 e agora integra o quadro de projetos da rede escolar do município. Na cerimônia, foi assinado o Termo de Cooperação que viabiliza a parceria. Com o início das aulas previsto para o dia 2 de fevereiro, o ano letivo já iniciará com a implantação do projeto na educação infantil para crianças de quatro e cinco anos de idade. O programa tem como foco complementar a formação das crianças ao construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Durante esta terça e quarta-feira (27 e 28), os professores da rede municipal do ensino fundamental que trabalham com crianças na idade pré-escolar passarão por capacitação durante todo o dia, a fim de prepará-los para aplicar o projeto em sala. Para Janice Salva...