Pular para o conteúdo principal

Investimentos no Aeroporto de Toledo são debatidos na SAC

Nesta terça-feira (5), em Brasília, o prefeito de Toledo Mario Costenaro se reuniu com técnicos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) a fim de alinhar alguns investimentos no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, em especial à instalação do PAPI, um sistema que auxilia nas operações de pousos e decolagens na aviação. Além do prefeito Mario Costenaro, participaram da reunião os secretários Thiago D’Arisbo (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Márcio Pimentel (Comunicação), além da equipe da SAC: Márcio Maffili Fernandes, Luíza de Amorim Motta Deusdará e Juliana da Silva Castro Nunes.
A equipe do SAC esclareceu alguns pontos sobre o convênio que venceu em dezembro de 2024, durante a gestão passada. Agora o objetivo é buscar uma solução técnica que possa ser usada para o investimento ser feito. “Existe um termo vigente, mas com um semestre de atraso”, resumiu Maffili, que ressaltou ainda a necessidade de algumas correções no projeto apresentado junto ao Ministério de Portos e Aeroportos.
A boa notícia é que o investimento, de aproximadamente R$ 1,2 milhão, será executado. Os recursos são do Ministério, com contrapartida da Prefeitura de Toledo. Isso só está sendo possível pelo esforço da equipe da Deseco no sentido de “cumprir a relação de exigências para adequação do aeroporto municipal e reabilitá-lo para receber voos comerciais regulares”, explicou o secretário Thiago D’Arisbo.
Na análise do prefeito, o resultado da reunião foi extremamente positiva. “Estamos pensando em dar a melhor estrutura dentro do que temos hoje e pensar num longo prazo. Saí animado. Temos pressa, porém, o planejamento apresentado é o caminho a ser seguido”, finalizou o prefeito de Toledo.
Durante a reunião a comitiva de Toledo entregou um documento do Governo do Paraná que coloca o Aeroporto de Toledo como um dos principais para alavancar a aviação regional no estado.
Nesta quarta-feira (6), Costenaro tem uma agenda prevista com o ministro Silvio Costa Filho, organizada pelo deputado federal Elton Welter.
Na Câmara 
Ainda em Brasília, a comitiva de Toledo esteve com o deputado federal Dilceu Sperafico, que comentou sobre os recursos liberados para Toledo até agora “e de algumas outras emendas que estamos conversando e que deverão ser liberadas até o final do ano”, adiantou Sperafico.

“São recursos importantes que para nós são fundamentais para manter um atendimento de qualidade, na saúde por exemplo, onde conseguimos realizar alguns mutirões e temos outros já previstos pelas emendas destinadas pelo deputado Sperafico para média e alta complexidade”, disse Costenaro, citando ainda outras áreas beneficiadas por recursos obtidos por emendas do deputado.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escândalo: vereadores de Toledo são afastados por suposto pedido de propina

Escândalo na política de Toledo. O Ministério Público do Paraná requereu e o Judiciário determinou o afastamento do cargo de dois vereadores do município de Toledo, investigados pelo crime de corrupção passiva. Os dois teriam solicitado vantagem indevida (propina) de empresa do ramo de energia renovável em troca de aprovação de projeto de lei.   A decisão, expedida no dia 2 de agosto pela 1ª Vara Criminal de Toledo, responde a pedido feito pela 4ª Promotoria de Justiça de Toledo, que também denunciou os dois agentes políticos – Edmilson Dias Barbosa, o “Dudu” (MDB) e Valdomiro Nunes Ferreira, o “Bozó” (PL) por corrupção passiva.   Segundo o material distribuído à imprensa pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Paraná, apurações demonstraram que, no dia 31 de outubro de 2024, os dois vereadores solicitaram R$ 300 mil à empresa, que estaria em tratativas com o Município de Toledo para a elaboração de um projeto de construção de Central de Geração Hidre...

Servidores de Toledo participam de resgate de onça parda

Servidores de Toledo com a onça Chamou a atenção na semana a ação envolvendo instituições públicas no resgate de uma onça parda. Na tarde de quinta-feira (31), o Corpo de Bombeiros de Toledo foi acionado para o resgate de uma onça parda numa propriedade rural de Formosa do Oeste. Imediatamente o CB acionou o Serviço de Proteção Animal da Secretaria do Meio Ambiente de Toledo, que juntamente com o Instituto Água e Terra (IAT) de Toledo, Zoológico de Cascavel e UFPR de Palotina acorreram chegar ao local. O animal estava na copa de uma árvore, ao lado de um aviário da propriedade. Após averiguar a situação, as equipes decidiram que a melhor opção era sedar o animal. Para isso foi utilizado um tranquilizante e, após a onça sedada, ela foi retirada da copa da árvore pela equipe do Serviço de Proteção Animal. Posteriormente foram feitos todos os exames para a soltura. A onça era uma fêmea jovem, em ótimo estado de saúde. Como o animal estava em ótima forma física, foi verificada a melhor áre...