Pular para o conteúdo principal

Condutor flagrado fazendo descarte irregular de lixo é multado e tem veículo apreendido

Entre o fim da tarde e o início da noite de segunda-feira (29), uma ação conjunta da Guarda Municipal de Toledo e da Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) resultou na identificação e notificação de um motorista flagrado descartando resíduos volumosos de forma irregular no Parque Linear João Paulo II, no Jardim Europa. O flagrante foi possível graças ao sistema de videomonitoramento instalado recentemente em um ponto crítico às margens da BR-163, no entroncamento das ruas Ari Barroso e General Canabarro.

As imagens mostram um Fiat Palio Weekend vermelho chegando ao local. O condutor desembarcou e retirou móveis velhos e pedaços de madeira do veículo, deixando-os na área verde. A ação durou cerca de dois minutos, mas não passou despercebida pela Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal. 

O flagrante culminou na abordagem na Avenida Parigot de Souza, próximo à rotatória com as avenidas José João Muraro e Dom Armando Círio. Fiscais da SMMA lavraram um auto de infração em nome do motorista, com base na Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998, artigo 54), que prevê sanções para quem causar poluição em níveis capazes de provocar danos à saúde humana, mortandade de animais ou destruição significativa da flora. 

Além da multa prevista no Código de Posturas do Município de Toledo (Lei nº 2.369/2021, artigo 9º, inciso VI), que proíbe o descarte de entulhos em áreas públicas, o cidadão teve o veículo apreendido e encaminhado ao pátio da Guarda Municipal por apresentar outras irregularidades relacionadas ao automóvel. “Para que todos tenhamos uma cidade mais bonita, orientamos a não descartar o lixo de forma irregular. Nós estamos de olho! Nossas câmeras estão ligadas 24 horas por dia. Quem ainda quiser insistir nesta prática, pode ter certeza que também será pego em flagrante e receberá a nossa abordagem”, alerta o secretário de Segurança e Trânsito, Rogério de Lima.

Destinação correta 

A Prefeitura de Toledo reforça que moradores que necessitem descartar resíduos volumosos têm opções seguras e gratuitas. É possível levar o material até o Ecoponto, no bairro Santa Clara IV, ou solicitar a coleta pelo protocolo físico (no Paço Municipal Alcides Donin) ou digital, ou ainda pelo telefone (45) 99828-1446 (WhatsApp). A equipe agenda a retirada, e o morador deve colocar os itens na calçada na data marcada.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usina de etanol de milho de quase R$ 1,2 bi será anunciada em Toledo

Empreendimento bilionário será anunciado em Toledo - Catve Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo Um investimento estimado em 1 bilhão e 180 milhões de reais e geração de um grande número de empregos na fase de construção será anunciado em Toledo nesta segunda-feira, 1º de dezembro. Trata-se de uma usina de etanol que utilizará o milho como matéria prima e deverá consolidar ainda mais a condição de Toledo como Capital do Agronegócio do Paraná.   O empreendimento será feito por um grupo empresarial do Rio Grande do Sul, segundo apurou a reportagem do Viver Toledo e da Rádio Guaçu. Os detalhes serão tornados públicos às 11h de segunda-feira, em ato na Prefeitura de Toledo, com a presença do prefeito Mario Costenaro e do deputado federal Dilceu Sperafico, principais articuladores para o empreendimento, de acordo com fonte deste veículo. Outras lideranças, políticas e empresariais, também participarão da cerimônia   O milho é o principal componente energético da ração para aves e ...

Usina de etanol de milho de Toledo produzirá 1,8 milhão de litros ao dia

Empreendimento foi apresentado na Prefeitura de Toledo - Carlos "Mini" Rodrigues/PMT Wanderley Graeff - Do Viver Toledo Um investimento de R$ 1,180 bilhão e geração de 1.500 empregos na fase de construção, foi anunciado em Toledo nesta segunda-feira, 1º de dezembro. A usina de etanol que utilizará o milho como matéria prima, será implantada por um grupo empresarial formado pela empresa Hydrographe, com sede em Cuiabá, e um grupo sediado no Rio Grande do Sul, do ramo de combustíveis e agroindustrial.   O empreendimento foi tornado público a partir da resolução dos entraves burocráticos iniciais, partindo agora para o processo de licenciamento ambiental, conforme detalhado em coletiva de imprensa na Prefeitura de Toledo. Participaram o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio de Marchi, o deputado federal Dilceu Sperafico, vereadores, secretários e lideranças, além dos representantes da Hydrographe, João Vianei e Paulo Rangel.   O projeto irá desenvolver toda a região, b...

Sintomege comemora 41 anos com avanços em produtividade

Civaldo, entre o diretor Administrativo da Coamo, Antonio Sergio Gabriel, e o gerente em Toledo, Celso Paggi “Posso afirmar com satisfação e orgulho que a passagem de 2025 para 2026 será mais uma vez de sucesso pelo crescimento do trabalho que tivemos, as grandes áreas de serviços e as cooperativas que se somaram ao nosso modelo de trabalho, que há muitos anos é uma referência no meio.” A avaliação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias de Toledo e Região, Civaldo Martins de Lima, ao comemorar os 41 anos da entidade, neste dia 30 de novembro de 2025.   De acordo com o dirigente, atualmente o Sintomege presta serviços para inúmeras empresas e cerca de dez cooperativas, cobrindo um raio de atuação que se estende por cerca de 450 quilômetros, da fronteira com o Paraguai, em Guaíra, até o Centro-Sul do Paraná, em Palmas, na divisa com Santa Catarina. Com sua sede em Toledo e bases de referência em Guaíra, Palotina e Pato Branco, o Sintomege possui...