Pular para o conteúdo principal

Paraná teve a menor taxa de recusa familiar para doação de órgãos do Brasil em 2024

 

A decisão de doar órgãos no Brasil, ainda que seja manifestada em vida pelo paciente, depende da autorização da família. No Paraná, a abordagem profissional e sincera tem se mostrado mais eficaz quando comparado aos outros estados brasileiros, o que garantiu ao Paraná a menor taxa de recusa familiar do País em 2024 – apenas 28%, comparada à média nacional de 46%.

Nesse período foram realizadas 854 entrevistas, com apenas 236 recusas. Em todo o Brasil foram 8.915 entrevistas e 4.083 recursas.

Outros estados do Sul e Sudeste também têm taxas altas, como Rio Grande do Sul (47%), Minas Gerais (42%), São Paulo (40%) e Rio de Janeiro (35%). Os piores indicadores são do Tocantins (84%), Amazonas (77%) e Mato Grosso (76%). Os dados são do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT).

Em recortes mais recentes os dados também são bons. De janeiro a junho deste ano, a taxa de recusa do Paraná oscilou para 31% (383 entrevistas e 119 recusas), enquanto a média nacional ficou em 45%. Em São Paulo a taxa ficou em 39% e no Rio Grande do Sul em 47%.

Esse trabalho de destaque nacional é fruto da atuação das Comissões Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e do gesto solidário dos familiares. No Paraná, 70 comissões, instaladas em hospitais, estão envolvidas no processo de doação de órgãos e tecidos. São mais de 700 profissionais de diversas áreas, como médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. 

Essas comissões são responsáveis por identificar potenciais doadores, entrevistar e acolher as famílias, além de organizar, nos seus respectivos hospitais, o processo de captação de órgãos, em parceria com a Central Estadual de Transplantes e outras instituições envolvidas. A doação de órgão no Brasil só pode ser feita após o consentimento de um familiar do doador, mesmo que a manifestação seja feita em vida pelo paciente. 

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a atuação da comissão é indispensável para a condução ética e segura do processo de doação, com foco no respeito aos envolvidos. “A taxa de autorização familiar, que considera apenas os doadores elegíveis, excluindo pacientes com contraindicação clínica, é o principal indicador da efetividade do processo de doação", disse. 

“Somos destaque nacional em doação de órgãos. O trabalho conjunto, as capacitações, a dedicação dos profissionais nesse processo, além, claro, da estrutura que o Paraná dispõe e a solidariedade e a consciência das famílias nos levam a esse protagonismo.” 

SETEMBRO VERDE

Em 2015, o Estado ocupava a quinta posição no ranking da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Nos anos de 2023 e 2024, com 42,5 e 42,3 doações por milhão de população (pmp), respectivamente, o Paraná foi líder em doação. De acordo com dados parciais de 2025, o Paraná ocupa a segunda colocação entre os estados brasileiros com o maior volume de doação de órgãos, ficando atrás somente de Santa Catarina.

Instituído pela Lei Federal nº 11.584/2007, 27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Durante todo o mês, estados e municípios promovem campanhas dedicadas à conscientização e sensibilização sobre o tema. 

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usina de etanol de milho de quase R$ 1,2 bi será anunciada em Toledo

Empreendimento bilionário será anunciado em Toledo - Catve Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo Um investimento estimado em 1 bilhão e 180 milhões de reais e geração de um grande número de empregos na fase de construção será anunciado em Toledo nesta segunda-feira, 1º de dezembro. Trata-se de uma usina de etanol que utilizará o milho como matéria prima e deverá consolidar ainda mais a condição de Toledo como Capital do Agronegócio do Paraná.   O empreendimento será feito por um grupo empresarial do Rio Grande do Sul, segundo apurou a reportagem do Viver Toledo e da Rádio Guaçu. Os detalhes serão tornados públicos às 11h de segunda-feira, em ato na Prefeitura de Toledo, com a presença do prefeito Mario Costenaro e do deputado federal Dilceu Sperafico, principais articuladores para o empreendimento, de acordo com fonte deste veículo. Outras lideranças, políticas e empresariais, também participarão da cerimônia   O milho é o principal componente energético da ração para aves e ...

Usina de etanol de milho de Toledo produzirá 1,8 milhão de litros ao dia

Empreendimento foi apresentado na Prefeitura de Toledo - Carlos "Mini" Rodrigues/PMT Wanderley Graeff - Do Viver Toledo Um investimento de R$ 1,180 bilhão e geração de 1.500 empregos na fase de construção, foi anunciado em Toledo nesta segunda-feira, 1º de dezembro. A usina de etanol que utilizará o milho como matéria prima, será implantada por um grupo empresarial formado pela empresa Hydrographe, com sede em Cuiabá, e um grupo sediado no Rio Grande do Sul, do ramo de combustíveis e agroindustrial.   O empreendimento foi tornado público a partir da resolução dos entraves burocráticos iniciais, partindo agora para o processo de licenciamento ambiental, conforme detalhado em coletiva de imprensa na Prefeitura de Toledo. Participaram o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio de Marchi, o deputado federal Dilceu Sperafico, vereadores, secretários e lideranças, além dos representantes da Hydrographe, João Vianei e Paulo Rangel.   O projeto irá desenvolver toda a região, b...

Sintomege comemora 41 anos com avanços em produtividade

Civaldo, entre o diretor Administrativo da Coamo, Antonio Sergio Gabriel, e o gerente em Toledo, Celso Paggi “Posso afirmar com satisfação e orgulho que a passagem de 2025 para 2026 será mais uma vez de sucesso pelo crescimento do trabalho que tivemos, as grandes áreas de serviços e as cooperativas que se somaram ao nosso modelo de trabalho, que há muitos anos é uma referência no meio.” A avaliação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias de Toledo e Região, Civaldo Martins de Lima, ao comemorar os 41 anos da entidade, neste dia 30 de novembro de 2025.   De acordo com o dirigente, atualmente o Sintomege presta serviços para inúmeras empresas e cerca de dez cooperativas, cobrindo um raio de atuação que se estende por cerca de 450 quilômetros, da fronteira com o Paraguai, em Guaíra, até o Centro-Sul do Paraná, em Palmas, na divisa com Santa Catarina. Com sua sede em Toledo e bases de referência em Guaíra, Palotina e Pato Branco, o Sintomege possui...