Pular para o conteúdo principal

Prazo para famílias participarem de levantamento da Smed segue até terça (30)

A Secretaria Municipal da Educação de Toledo (Smed) alerta que termina na próxima terça-feira (30) o prazo para participação no Recenseamento Escolar 2026, levantamento essencial para a pasta organizar a demanda de vagas na rede municipal no próximo ano letivo. Devem ser inscritas crianças nascidas entre 1º de abril de 2021 e 31 de março de 2022, além daquelas, de qualquer idade, que ainda não frequentam a rede municipal de ensino, mas que os pais ou responsáveis pretendem matricular em 2026. 

O atendimento pode ser feito em qualquer escola do município, com a recomendação de procurar a unidade mais próxima da residência. No caso de interessados em turmas de período integral, é necessário comparecer a um dos estabelecimentos que ofertam essa modalidade. 

Durante o procedimento, os responsáveis devem informar a série e o turno desejados, apresentar um número de telefone para contato e entregar cópias do documento pessoal, do comprovante de residência e da certidão de nascimento da criança. A Smed ressalta que o recenseamento não equivale à matrícula nem garante vaga em uma escola ou turno específico, mas é etapa indispensável para assegurar o acesso de todas as crianças à rede pública.

A secretária da Educação, Janice Salvador, ressalta que o recenseamento é fundamental para que a pasta consiga planejar o próximo ano letivo, prevendo a quantidade de turmas, os espaços físicos necessários e a contratação de profissionais. “Sem essa organização prévia, a qualidade do atendimento em toda a rede fica comprometida, pois não conseguimos ter clareza de quantas crianças nós vamos ter para o infantil 4 ou para o tempo integral”, comenta. “A comunidade precisa entender que este momento exige o esforço de ir até a escola e fazer o recenseamento, mas isso significa ajudar a Secretaria da Educação a atender melhor a toda a população”, acrescenta.
Ela lembra que o levantamento permite avaliar a capacidade das 36 escolas municipais, levando em conta as diferenças entre cada comunidade e o crescimento dos bairros e distritos. “Com esse recenseamento, a Secretaria da Educação consegue olhar para cada unidade de acordo com a capacidade física que existe”, explica. “Sem essa informação, fica muito difícil nós conseguirmos um planejamento que seja adequado a cada comunidade”, observa.

Janice reconhece que a adesão ao levantamento ainda está abaixo do esperado, mesmo após ampla divulgação em escolas, centros municipais de educação infantil (Cmeis), igrejas e associações de moradores. “Conhecer desde já o tamanho real da demanda é a única maneira de evitar problemas de atendimento no início do próximo ano. Se a demanda aparecer só no início de 2026, vai ser muito mais difícil conseguirmos nos organizar”, alerta. “O benefício é para as crianças, mas para que isso aconteça, precisamos desse compromisso das famílias em trazer a informação e fazer a solicitação para a secretaria da escola mais próxima”, reforça.
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usina de etanol de milho de quase R$ 1,2 bi será anunciada em Toledo

Empreendimento bilionário será anunciado em Toledo - Catve Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo Um investimento estimado em 1 bilhão e 180 milhões de reais e geração de um grande número de empregos na fase de construção será anunciado em Toledo nesta segunda-feira, 1º de dezembro. Trata-se de uma usina de etanol que utilizará o milho como matéria prima e deverá consolidar ainda mais a condição de Toledo como Capital do Agronegócio do Paraná.   O empreendimento será feito por um grupo empresarial do Rio Grande do Sul, segundo apurou a reportagem do Viver Toledo e da Rádio Guaçu. Os detalhes serão tornados públicos às 11h de segunda-feira, em ato na Prefeitura de Toledo, com a presença do prefeito Mario Costenaro e do deputado federal Dilceu Sperafico, principais articuladores para o empreendimento, de acordo com fonte deste veículo. Outras lideranças, políticas e empresariais, também participarão da cerimônia   O milho é o principal componente energético da ração para aves e ...

Usina de etanol de milho de Toledo produzirá 1,8 milhão de litros ao dia

Empreendimento foi apresentado na Prefeitura de Toledo - Carlos "Mini" Rodrigues/PMT Wanderley Graeff - Do Viver Toledo Um investimento de R$ 1,180 bilhão e geração de 1.500 empregos na fase de construção, foi anunciado em Toledo nesta segunda-feira, 1º de dezembro. A usina de etanol que utilizará o milho como matéria prima, será implantada por um grupo empresarial formado pela empresa Hydrographe, com sede em Cuiabá, e um grupo sediado no Rio Grande do Sul, do ramo de combustíveis e agroindustrial.   O empreendimento foi tornado público a partir da resolução dos entraves burocráticos iniciais, partindo agora para o processo de licenciamento ambiental, conforme detalhado em coletiva de imprensa na Prefeitura de Toledo. Participaram o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio de Marchi, o deputado federal Dilceu Sperafico, vereadores, secretários e lideranças, além dos representantes da Hydrographe, João Vianei e Paulo Rangel.   O projeto irá desenvolver toda a região, b...

Sintomege comemora 41 anos com avanços em produtividade

Civaldo, entre o diretor Administrativo da Coamo, Antonio Sergio Gabriel, e o gerente em Toledo, Celso Paggi “Posso afirmar com satisfação e orgulho que a passagem de 2025 para 2026 será mais uma vez de sucesso pelo crescimento do trabalho que tivemos, as grandes áreas de serviços e as cooperativas que se somaram ao nosso modelo de trabalho, que há muitos anos é uma referência no meio.” A avaliação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias de Toledo e Região, Civaldo Martins de Lima, ao comemorar os 41 anos da entidade, neste dia 30 de novembro de 2025.   De acordo com o dirigente, atualmente o Sintomege presta serviços para inúmeras empresas e cerca de dez cooperativas, cobrindo um raio de atuação que se estende por cerca de 450 quilômetros, da fronteira com o Paraguai, em Guaíra, até o Centro-Sul do Paraná, em Palmas, na divisa com Santa Catarina. Com sua sede em Toledo e bases de referência em Guaíra, Palotina e Pato Branco, o Sintomege possui...