Pular para o conteúdo principal

Com baixa taxa de desocupação, Toledo se destaca em levantamento do IBGE

Toledo voltou a aparecer em posição de destaque em um levantamento nacional. Segundo a mais recente edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados referentes ao segundo trimestre deste ano, o município apresentou uma das menores taxas de desocupação do Paraná e do Brasil.

De acordo com o estudo, apenas 2,7% da força de trabalho toledana estava desempregada no período analisado – o equivalente a 2.341 pessoas, de um total de 85.979 economicamente ativas. Entre os 22 municípios paranaenses que tinham mais de 100 mil habitantes em 2022, Toledo ocupa o segundo lugar em termos de menor índice de desocupação, ficando atrás apenas de Apucarana (2,6%).

Nível nacional – A performance local também se destaca em nível nacional: Toledo aparece na 21ª posição entre as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. O “Top 5” paranaense é completado por Cascavel (25º lugar, com taxa de desocupação de 2,9%), Maringá (29º, com 3,0%) e Sarandi (40º, com 3,3%) – todos abaixo da média estadual, que é de 3,8%, a sexta menor do país.

Comparativamente, o resultado toledano é ainda mais expressivo quando analisado ao lado de municípios de porte semelhante. Araucária/PR, com 151.666 habitantes, tem taxa de desocupação de 5,3%. Em Alagoinhas/BA (151.055 habitantes), o percentual é de 10%, enquanto Santa Rita/PB (149.910 habitantes) registra 7,1% e Fazenda Rio Grande/PR (148.873 habitantes), 4,7%.

Outro dado que chama atenção é o tamanho da força de trabalho em relação à população total. Segundo o IBGE, 57,1% dos 150.470 habitantes de Toledo estavam inseridos no mercado de trabalho ou em busca de ocupação em 2022 – percentual que é o oitavo maior do Brasil e o maior do Paraná.
Análise 
Segundo o diretor de Políticas de Emprego e Relações do Trabalho e de Indústria e Comércio, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Deseco), Rodrigo de Souza, os números revelados pelo IBGE apenas confirmam uma realidade que já se percebe no cotidiano, “Toledo está entre os melhores indicadores de empregabilidade do Paraná e do Brasil. Essa taxa de desocupação, abaixo de 3%, é considerada pelos economistas como situação de ‘pleno emprego’, ou seja, praticamente todos que desejam trabalhar estão empregados”, avalia.

Para ele, o bom desempenho do município tem relação direta com a estrutura econômica diversificada e integrada que caracteriza Toledo. “Aqui, a indústria, o agronegócio, o comércio e o setor de serviços formam um ecossistema, uma cadeia integrada de geração de renda. Embora o agronegócio continue sendo o principal motor da economia local, outros segmentos, como tecnologia, logística e construção civil também têm mostrado crescimento expressivo”, observa. 

O diretor pontua ainda que a qualificação profissional tem papel fundamental na manutenção desse cenário positivo e no enfrentamento de novos desafios. “Essa política conecta empresas que buscam mão de obra e candidatos que buscam uma vaga melhor”, explica, ao citar o programa TooQualificando. “Nosso desafio agora é garantir a sustentabilidade desse crescimento, investindo continuamente em inovação, qualificação e políticas de desenvolvimento que assegurem oportunidades em todas as áreas”, pontua.
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo realiza Dia D de vacinação neste sábado (18)

  Neste sábado (18), todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Toledo e algumas do interior realizarão o “Dia D” de vacinação, quando todas as unidades abrirão excepcionalmente para atender o público. A mobilização especial ocorrerá das 8h às 17h em todas as UBS do município, com exceção das localizadas nos distritos de Dez de Maio, Boa Vista, Novo Sobradinho, Vila Ipiranga e Dois Irmãos, que funcionarão das 8h às 13h. O objetivo é ampliar o acesso da população às vacinas e aumentar as coberturas vacinais, reduzindo o risco de reintrodução ou disseminação de doenças já controladas, como o sarampo. A Campanha Nacional de Multivacinação segue diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e disponibiliza todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização. Entre elas, doses contra hepatite A e B, meningocócicas C e ACWY, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, febre amarela, rotavírus, HPV, influenza e Covid-19. A orientação das autorid...

Mais um grande evento agita o Píer Santa Maria neste sábado (18)

  Depois de Zezé Di Camargo e Luciano, e Paulo Ricardo, chegou a vez Dilsinho e Atitude 67 agitarem o Píer Santa Maria. Neste sábado (18), quem curte o melhor pagode não pode deixar de participar da festa, que terá ainda o Grupo Cativa Samba embalando a festa após os shows. E semana que vem, para fechar outubro com chave de ouro, o Empório recebe o Country Beat, na sexta dia 24, e o esperado West Steak Festival no Píer, no sábado, dia 25. Um super evento Open Food e Open Bar com mais de 25 estações para você viver uma experiência gastronômica sem igual. No cardápio: cordeiro patagônico, panceta pururuca, tilápia no espeto, pirarucu, bisret, pork ribs, loli pop, hamburguers bovino e suíno, carne de onça, arroz caldoso, espetinho gourmet, bife de chorizo com creme de shitake e gorgonzola, short ribs, matambrito, salmão, fraldinha no varal, jacaré no varal, choripan, ossobuco com polenta, cupim, costela no carrossel, tortilla com pulled pork, sushi, ceviche, e sobremesas: panqueca dom...