Pular para o conteúdo principal

Saúde alerta: leptospirose é doença grave e risco aumenta após chuvas

A leptospirose é uma zoonose bacteriana grave muitas vezes negligenciada, que representa um risco significativo para a saúde pública, especialmente em áreas urbanas suscetíveis a inundações. Com a chegada do período chuvoso, que no Paraná vai de novembro a março, vale o alerta em relação a possibilidade de contaminação.

Causada pela bactéria Leptospira, essa doença tem uma ligação direta com o transmissor mais comum: o rato. De janeiro a novembro de 2025, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou 18 mortes por leptospirose. Ao todo, foram 1.557 notificações da doença, sendo que 247 foram confirmados; 103 estão sendo investigados; 42 tiveram resultados inconclusivos e 1.165 foram descartados.

“É uma doença que pode matar. Os primeiros sintomas começam de forma repentina e são semelhantes a uma gripe. É necessário ter cuidado e seguir as recomendações, principalmente em caso de inundações, que é quando ocorre o maior risco”, explicou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “No verão, período de chuvas frequentes, é importante se manter alerta”, observou.

A Região Metropolitana de Curitiba concentra a maioria das notificações. Na área de atuação da 2ª Regional de Saúde, foram 869 registros, com 127 confirmações e 12 óbitos (Curitiba 7; Colombo 3; São José dos Pinhais 2). Na 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, foram 73 notificações, 9 confirmações e 2 mortes (Paranaguá 1 e Guaraqueçaba 1).

A 3ª Regional de Saúde, de Ponta Grossa, teve 79 notificações, com 19 casos confirmados e 1 morte em Castro. Na área de atuação da 15ª Regional de Saúde de Maringá, foram 31 notificações, 5 confirmações e 1 óbito em Sarandi. E, na 21ª Regional de Saúde, de Telêmaco Borba, foram 9 notificações, 4 confirmações e 2 óbitos, ambos em Reserva.

CONTAMINAÇÃO E SINTOMAS 

A principal via de contaminação ocorre por meio da pele lesionada, mesmo que sejam pequenos cortes ou arranhões, e mucosa (olhos, nariz e boca), quando as pessoas entram em contato com água ou lama contaminadas pela urina de animais infectados.

Em cenários de enchentes e alagamentos, o perigo é amplificado. As inundações arrastam o lixo e a sujeira que acabam se misturando com a urina de roedores que vivem em esgotos e bueiros. Para quem precisa caminhar ou intervir nessas águas, o risco de infecção é altíssimo, uma vez que a bactéria consegue sobreviver por longos períodos em ambientes úmidos e alagados.

Os sintomas da leptospirose geralmente aparecem de 7 a 14 dias após a exposição. O grande perigo é que, na fase inicial, a doença pode ser confundida com uma gripe comum, dificultando o diagnóstico precoce.

Na fase inicial, os sintomas são febre alta de início súbito, dor de cabeça intensa, dores musculares, sobretudo na panturrilha (batata da perna), falta de apetite e náuseas.

Se não tratada, a doença pode evoluir para formas mais graves, afetando órgãos vitais; icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos); insuficiência renal, levando a necessidade de diálise; e hemorragias, com sangramentos pulmonares ou em outras partes do corpo.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO 

Evitar áreas alagadas em caso de enchentes é a principal forma de prevenção. Se o contato for inevitável, como em trabalhos de resgate ou limpeza pós-inundação, é fundamental o uso de proteção, com botas e luvas de borracha. Após o contato com água de enchente, é importante lavar bem as mãos e o corpo com água limpa e sabão.

Para limpar áreas contaminadas por inundações, a indicação é usar uma solução de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) na proporção de 1 litro para cada 4 litros de água.

Controlar a proliferação de roedores também é importante. É necessário manter o lixo em recipientes fechados, devidamente embalados e descartados em local correto; armazenar alimentos em recipientes fechados e, em locais de alto risco, realizar periodicamente a desratização com empresa especializada.

Caso ocorra a exposição a águas de enchente ou áreas de risco e existir a presença de sintomas iniciais (febre, dor no corpo e, principalmente, dor na panturrilha), é fundamental procurar atendimento médico imediatamente. O tratamento é baseado no uso de antibióticos. A hidratação e o suporte renal são essenciais para os casos mais graves.

A leptospirose é curável, mas a demora no diagnóstico pode ser fatal. Com isso, a conscientização sobre o perigo, especialmente após as chuvas, é vital para salvar vidas.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Toledo participam de imersão educacional na Finlândia

Investimento na formação de professores beneficia estudantes e contribui para o desenvolvimento educacional do município Um grupo de 17 professores do Colégio e Academia Donaduzzi, localizados no Biopark, em Toledo, está de malas prontas para mais um desafio. Em janeiro, eles embarcam para a Finlândia para uma imersão em escolas reconhecidas internacionalmente pela excelência pedagógica. A viagem encerra a capacitação realizada em uma parceria da Faculdade Donaduzzi com a Universidade de Helsinki, em que a turma passou por 360 horas de especialização no programa Star Lessons. Durante a especialização, os professores desenvolveram propostas práticas e construíram coletivamente um modelo pedagógico. A pós oferece dupla certificação, pela Faculdade Donaduzzi e Universidade de Helsinki. E, agora, na imersão na Finlândia, os docentes vão acompanhar aulas, dialogar com educadores finlandeses e observar de perto o funcionamento das escolas que servem de referência para o projeto pedagógico do...

Além do Inglês, uma Escola de Habilidades: inaugurada em Toledo a Mister Wiz

Proprietários e colaboradores da Mister Wiz - Yuli Fotografia Toledo ganhou um novo espaço de desenvolvimento e oportunidades para transformar talentos e lideranças. Foi inaugurada a Mister Wiz, com cursos pensados para impulsionar o futuro.   Os proprietários da franquia, Giovani Giaretta e Daiane Luzzi, e a equipe receberam convidados para a inauguração na noite de quarta-feira (17), na localização estratégica da escola, no Edifício Taipas, em frente à Prefeitura de Toledo. O prefeito Mario Costenaro e o vice-prefeito Lucio de Marchi estiveram na escola. O chefe do Executivo destacou a proposta inovadora do empreendimento e desejou sucesso. "Toledo está crescendo em todos os aspectos e nossa gente precisa cada vez mais de novidades que ajudem no seu desenvolvimento pessoal", disse.   Os dirigentes da franquia de Toledo ressaltam que o mundo moderno exige muito além do domínio do idioma referencial no ambiente de negócios, sendo preciso saber se comunicar e ter inteligência ...

Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa

A Secretaria da Fazenda alerta a população de Toledo para que os que se encontram com dívidas junto ao município, com relação a 2025 e anos anteriores, procurem o Departamento de Receita na Prefeitura de Toledo até o dia 30 de dezembro, para regularizar os débitos. Caso contrário serão reinscritos ou inscritos na dívida ativa, podendo causar diversas consequências como a inibição de crédito e outras complicações em relação à vida financeira.  A Prefeitura de Toledo possui uma legislação de parcelamento, sendo possível parcelar em até 60 vezes, com desconto de juros e multas. “É muito importante que os contribuintes que estão em débito com o município procurem a prefeitura até o final do ano, estaremos aptos e prontos para atender a população, auxiliando a quitar essas dívidas, seja a vista ou de forma parcelada. Em caso do não pagamento, o contribuinte poderá receber diversas consequências em sua vida financeira”, tais como: protesto ou execução fiscal,  comentou o diretor da ...