Pular para o conteúdo principal

Comunidade de Nova Videira recebe novo asfaltamento rural

 

Em breve, Toledo contará com mais um trecho de asfalto rural. Teve início na semana passada a fase de revestimento asfáltico na estrada de Nova Videira. As obras estão em andamento desde a terceira semana de dezembro, com a implantação da base de rachão.

A obra compreende 874 metros de pavimentação, divididos em dois trechos, sendo um de 252 metros e outro de 622 metros. Entre eles, há um terceiro segmento de 250 metros, pertencente ao Lote Social, que será pavimentado posteriormente, junto às obras de infraestrutura do loteamento.

A execução está a cargo da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur), com investimento de R$ 975.963,44, por meio da Secretaria de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos da Prefeitura de Toledo. O prazo contratual de execução é até junho de 2026, com estimativa de conclusão em aproximadamente 60 dias.
Preparação da base 
Segundo o operador de acabamento da Emdur, Donizete da Silva Campos, os trabalhos começaram com a preparação da base. Ele explicou que a equipe realizou a terraplanagem e a aplicação do rachão batido, seguida da colocação da camada graduada e do pó, que auxiliam na amarração do material. “Depois veio a graduada, o pó também para amarrar ali o rachão, tudo bem planejado para que possamos entregar uma estrada com a base pronta para as próximas fases”, afirmou.

Donizete detalhou que a etapa atual envolve diferentes equipamentos e equipes atuando de forma integrada. “Agora a gente vem com o asfalto, a acabadora passando, os maquinários vêm atrás, o rolo compactando bem compactado, e também a chapa fazendo o acabamento, as emendas, tudo bem trabalhado”, relatou.

Usina de asfalto - Todo o asfalto utilizado é produzido em usina própria da Emdur, em funcionamento desde 2022, com capacidade de produção de até 100 toneladas por hora, voltada em grande parte às demandas do município. “Os materiais são todos misturados lá e já vêm prontos para a gente aplicar na base que já estava preparada”, disse Donizete.

O prefeito Mario Costenaro destacou a importância do investimento em asfalto rural para o município. Ele afirmou que a pavimentação contribui diretamente para o escoamento da produção agrícola, para o desenvolvimento de Toledo e para as condições de vida da população do interior. “O asfalto rural melhora o acesso, facilita o transporte da produção e impacta no bem-estar dos moradores, que passam a ter mais segurança e regularidade no deslocamento”, afirmou.
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se prepara para o seu tradicional show pirotécnico

A queima de fogos na virada do ano é um dos eventos mais aguardados no calendário do município de Toledo. Com 14 minutos de show pirotécnico de baixo estampido, a expectativa é que o evento atraia mais de 40 mil pessoas e movimente a rede hoteleira do município, impactando positivamente a economia da cidade. A organização logística para os festejos iniciarão na próxima terça-feira (30), com o fechamento parcial da rua Raimundo Leonardi, entre as rua Dom Pedro ll e a rua Pedro dos Santos Ramos, especificamente em frente ao Horto Florestal para o início da instalação dos fogos. Na quarta-feira (31), os acessos de veículos ao Parque Ecológico Diva Paim Barth, incluindo o Horto Municipal, serão bloqueados a partir das 13h, e o tráfego na Avenida Parigot de Souza e na Rua Dom Pedro II será parcialmente suspenso às 16h.  Os fogos serão disparados em frente ao Horto Florestal do Parque ecológico Diva Paim Barth e estarão cercados por viaturas dos dois sentidos da via, bloqueando a passage...

Monumento das Cooperativas é inaugurado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann

Com a presença de autoridades e lideranças locais, foi realizada a inauguração do Monumento das Cooperativas, instalado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, em Toledo/PR, na última segunda-feira (29). A concepção do projeto foi uma proposta de 11 cooperativas da cidade, são elas: Cooarte, Copacol, Cresol, C.Vale, Primato, Sicoob, Sicredi, Sisprime, Unicred, Unimed e Uniprime, que há 10 anos consecutivos se unem para realizarem ações conjuntas em prol do Dia de Cooperar – o Dia C - a maior mobilização de voluntariado do cooperativismo brasileiro. Em virtude deste ano ser declarado pela ONU como ‘Ano Internacional das Cooperativas’, uniram-se e apresentaram à prefeitura o projeto de instalação do Monumento. A obra foi custeada pelas próprias cooperativas e conta com uma cessão de uso de espaço pela prefeitura de Toledo. “Nosso impacto cooperativista é duradouro e reconhecido mundial e localmente. Temos um papel vital no desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos em dimensõe...