Pular para o conteúdo principal

Detran-PR vai tirar a exigência de baliza no processo de habilitação

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR) vai atualizar os procedimentos do teste prático de direção para a primeira habilitação, com um novo foco nas habilidades dos candidatos. A principal novidade é o fim da exigência da baliza. Uma portaria vai definir as novas regras em todo o Paraná.

“Nós estamos revolucionando o processo de habilitação no Paraná, reduzindo os custos e as taxas, desburocratizando as etapas, mas sempre com a responsabilidade e transparência, garantindo a segurança no trânsito”, afirma o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda.

Essa atualização muda o foco do teste para a habilidade no trânsito e comportamento defensivo dos condutores em formação. Os itens avaliados serão o respeito à sinalização e à preferencial, boa circulação e controle do veículo (desenvolvimento, aceleração e frenagem), utilização correta da seta e dos itens de segurança, entre outros.

“A baliza exige uma habilidade específica, que muitas vezes depende mais de prática ao longo do tempo do que de preparo inicial. Não é razoável reprovar um candidato que demonstra pleno domínio do veículo em circulação, respeito às regras e comportamento defensivo, apenas porque não executou perfeitamente uma manobra que, na vida real, o próprio cidadão pode escolher não realizar”, explica Roveda.

“Se o motorista não se sente seguro para estacionar em determinado espaço, ele pode simplesmente optar por outra vaga. Isso não retira sua capacidade de dirigir com segurança nas ruas, que é o que efetivamente protege vidas”, complementa.

Com o novo foco, o teste de baliza será dispensado. A expectativa é que o índice de reprovação caia com a medida. Numa amostragem dos últimos 300 testes aplicados na 1ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) do Paraná, em Curitiba, a baliza representou 90,6% das reprovações, com candidatos precisando de até quatro retestes. Ao todo, o índice de reprovação é de 50%.

“Os dados mostram que atualmente os maiores responsáveis por sinistros de trânsito são o excesso de velocidade, uso de celular e alcoolemia, ou seja, não é o estacionamento o grande problema que temos que enfrentar, com outras estratégias mais inteligentes, para aumentar a segurança viária”, completa Roveda.

OUTRAS MUDANÇAS

Desde o início de janeiro, motoristas que se enquadram nos critérios de bom condutor – cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores e sem registro de pontos na CNH nos últimos 12 meses – podem ter a habilitação renovada automaticamente, sem custos, com emissão gratuita da CNH Digital. A renovação automática não se aplica a condutores com 70 anos ou mais e, para motoristas a partir de 50 anos, pode ser utilizada apenas uma vez.

No exame teórico, o tempo de prova foi ampliado de 50 para 60 minutos, com adequações para candidatos com dislexia, TDAH ou TEA, além da redução do número mínimo de acertos. O Detran-PR trabalha na sincronização com o novo banco nacional de questões, prevista para as próximas semanas.

As aulas práticas também passaram por mudanças, com redução da carga horária mínima e a autorização para que as autoescolas do Paraná já ofertem o curso no novo formato. Além disso, está prevista a possibilidade de contratação de instrutores de trânsito autônomos para as categorias A e B, ampliando as opções disponíveis aos candidatos.

Entre outras alterações, já foi implementado o fim do prazo máximo de 12 meses para a conclusão do processo de habilitação. O Detran-PR também trabalha para permitir que candidatos aprovados possam optar exclusivamente pela CNH Digital gratuita, tornando facultativa a emissão do documento impresso.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota máxima no Enamed coloca UFPR Toledo entre as referências em formação médica no Brasil

Curso de Medicina da UFPR Toledo é ofertado no campus localizado no território do Biopark Campus da UFPR no Biopark - Foto: Marketing/Biopark O curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Toledo conquistou nota 5 no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), a pontuação máxima da avaliação nacional. O resultado reconhece a qualidade do projeto pedagógico, da infraestrutura, do corpo docente e do desempenho dos estudantes, consolidando o campus como referência na formação médica no Oeste do Paraná e no estado.   Para a vice-diretora da UFPR Toledo, Profª. Dra. Ana Carla Zarpelon, a conquista tem um significado especial para o campus, que completa 10 anos de atuação. “A nota máxima no Enamed representa o reconhecimento nacional da qualidade do projeto pedagógico, da infraestrutura oferecida, do trabalho qualificado do corpo docente e técnico e, especialmente, do comprometimento dos nossos estudantes. Para o campus, reafirma a identidade construída ...

Em visita a Toledo, Governador do Paraná ressalta importância da Prati-Donaduzzi no Eixão do Desenvolvimento Obra

A Prati-Donaduzzi anunciou uma parceria com o Estado do Paraná para o lançamento da obra de infraestrutura popularmente conhecida como “Eixão do Desenvolvimento”. O anúncio contou com a participação do CEO da empresa, Eder Maffissoni, e do Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa (Ratinho Junior), e aconteceu durante a inauguração da duplicação da Avenida Egídio Munaretto, a PR-317, na quinta-feira, 22. Além deles, estiveram presentes os fundadores da Prati-Donaduzzi, Dr. Luiz Donaduzzi e Dra. Carmen Donaduzzi.  A obra vai ligar a Avenida Barão do Rio Branco ao Biopark, aumentando a capacidade produtiva da empresa, que planeja investir R$ 3 bilhões nos próximos anos, além de colaborar para o desenvolvimento econômico local. A via de mais de oito quilômetros integrará áreas urbanas, industriais e educacionais, impulsionando o crescimento na região. Segundo Eder Maffissoni, a melhoria na infraestrutura ajudará na criação de novos postos de trabalho dentro da companhia.  “Tod...

Smed e Sicredi oficializam parceria para projeto "União faz a vida" em Toledo

  Para selar e oficializar a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Cooperativa Sicredi, autoridades, professores e a diretoria da cooperativa se reuniram no Yara Country Clube nesta terça-feira (27). O projeto “União faz a vida” completa 31 anos em 2026 e agora integra o quadro de projetos da rede escolar do município. Na cerimônia, foi assinado o Termo de Cooperação que viabiliza a parceria. Com o início das aulas previsto para o dia 2 de fevereiro, o ano letivo já iniciará com a implantação do projeto na educação infantil para crianças de quatro e cinco anos de idade. O programa tem como foco complementar a formação das crianças ao construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Durante esta terça e quarta-feira (27 e 28), os professores da rede municipal do ensino fundamental que trabalham com crianças na idade pré-escolar passarão por capacitação durante todo o dia, a fim de prepará-los para aplicar o projeto em sala. Para Janice Salva...