Pular para o conteúdo principal

Dias de calor pedem atenção ao uso eficiente da energia; veja as dicas

A variação de temperaturas é um dos fatores de influência sobre o uso da energia. Por conta disso, nos dias quentes de verão o uso eficiente da energia e cuidados com a manutenção de equipamentos elétricos são medidas importantes para o controle do consumo excessivo.

No Paraná, de 2022 a 2025, a Copel observou um aumento médio de 15% no consumo de energia elétrica das residências paranaenses nos meses mais quentes, de outubro a março, em comparação com os meses de outono e inverno, o período de abril a setembro.

Nesta mesma comparação, a variação de consumo foi mais expressiva nas regiões paranaenses mais quentes nesta época do ano. No Oeste, o consumo residencial médio subiu 27%; no Noroeste, 24%, e no Norte o aumento médio foi de 16%. Já nas regiões Leste e Centro-Sul do Paraná, o impacto das altas temperaturas no consumo residencial resultou em uma variação média positiva de 5% e 6%, respectivamente.

“No calor, aparelhos de ar-condicionado precisam de mais tempo para resfriar o ambiente, geladeiras acionam o compressor com maior frequência para compensar as temperaturas do exterior e os ventiladores costumam ser ligados por longos períodos. Por isso, é importante ter atenção para evitar desperdícios de energia”, alerta o gerente executivo de Inovação na Copel, Rafael Eichelberger.

Quanto ao uso do ar-condicionado, são dicas básicas, segundo Eicheiberger, fazer a manutenção regular dos aparelhos, dimensionar o equipamento ao tamanho do ambiente e deixar portas e janelas fechadas durante o uso. Outro ponto relevante é a escolha de modelos que tenham o selo Procel de eficiência energética.

Neste período de aumento nas temperaturas, a geladeira é outro eletrodoméstico que merece atenção quando a meta é controlar o consumo de energia. “É importante verificar se as borrachas de vedação estão em boas condições, porque quando há entrada de ar a refrigeração é prejudicada e os compressores mais exigidos, aumentando o gasto de energia pelo equipamento”, orienta o gerente executivo de Inovação na Copel.

De acordo com Eichelberger, para verificar se a borracha da porta dos refrigeradores está vedando bem é possível fazer um teste com uma folha de papel. “Basta fechar a porta prendendo uma folha de papel e tentar puxá-la. Se sair facilmente, é sinal de que as borrachas de vedação precisam ser substituídas. O ideal é repetir o teste ao redor de toda a porta”, explica. Outra orientação importante é instalar a geladeira afastada de fontes de calor e ao abrigo do sol.

Ainda sobre as geladeiras, não é recomendado colocar roupas para secar na parte de trás do equipamento e comidas quentes para refrigerar. Também é importante fazer o degelo regularmente nos modelos que exigem essa prática, bem como evitar o abre-fecha contínuo das portas.

Segundo o gerente da Copel, a redução da temperatura utilizada no chuveiro elétrico e o uso da luz natural pelo maior tempo possível podem ser aliados no controle de gastos de energia no verão. “O consumo consciente de energia é um passo importante para quem busca ter maior controle sobre a conta de luz, e se torna uma atitude benéfica para toda a sociedade”, reforça Rafael Eichelberger.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Toledo terá desconto para pagamento do IPTU 2026

A Prefeitura de Toledo vai oferecer desconto ao contribuinte que optar pelo pagamento do IPTU 2026 em cota única. Os contribuintes que quitarem o imposto até o dia 10 de março terão desconto de 5% sobre o valor total, medida que atende a uma das diretrizes do plano de governo do prefeito Mario Costenaro. Quem optar pelo parcelamento poderá dividir o tributo em até 10 parcelas mensais, sem acréscimos. A primeira parcela vence em 10 de março, e as demais têm vencimento sempre no dia 10 de cada mês, até dezembro. “Buscamos compreender o momento econômico do país e aplicar apenas a correção do índice oficial da inflação”, comenta o prefeito. Costenaro ressalta ainda que, ao contrário da maioria das prefeituras, “Toledo está oferecendo um desconto que ajuda num período onde tradicionalmente os contribuintes têm muitos gastos”. Regras  A Prefeitura de Toledo definiu as regras para a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) e da Contribuição...

Terceira etapa de reurbanização da Avenida Ministro Cirne Lima é iniciada

  A terceira etapa da reurbanização da Avenida Ministro Cirne Lima foi iniciada e contempla um trecho de aproximadamente 1,5 km de melhorias, no trecho entre a Rua Augusto Formighieri e a Avenida Maripá. As obras iniciaram na semana passada, e contemplam a revitalização das calçadas e do canteiro central.  O investimento desta etapa é de aproximadamente R$ 3,07 milhões, pela Secretaria de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos (Infra), com execução pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur). Segundo o secretário da pasta, Fabio Leal, os trabalhos atuais concentram-se na padronização das calçadas ao longo da via. Ele explicou que as equipes da Emdur atuam na recuperação das laterais da avenida, com a implantação de piso tátil e concreto alisado, seguindo critérios de acessibilidade e uniformização. Na sequência do cronograma, o canteiro central também passará por intervenções estruturais. “Faremos toda a revitalização deste espaço, com a impl...

O desempenho positivo do agronegócio e a evolução do PIB brasileiro

Dilceu Sperafico* Apesar das dificuldades políticas, econômicas, sociais, comerciais, diplomáticas e climáticas enfrentadas pelo Brasil ao longo de 2025, o agronegócio prosseguiu como um dos principais pilares do desenvolvimento do País no período. Conforme especialistas, a agropecuária representou 29,4% do Produto Interno Bruto (PIB), considerando toda cadeia produtiva, desde o plantio de lavouras e criação de animais, até exportações de produtos agropecuários, derivados e matérias primas. Tanto que o Banco Central, ainda em dezembro, elevou sua projeção para o crescimento do PIB no ano de 2,0% para 2,3%. O montante previsto na época era de 3,2 trilhões de reais. Já no Paraná, um dos maiores produtores de alimentos do País, a expansão do PIB foi de 2,9% nos três primeiros trimestres de 2025, devendo ter chegado 762 bilhões de reais. Dentro da porteira, a produção agropecuária do País corresponde a 8,9% do PIB, enquanto o restante vem da indústria, transformação, comércio, empregos, tr...