Pular para o conteúdo principal

Reunião debate soluções para quedas de energia em propriedades rurais

Uma reunião realizada na última quinta-feira (22), no Sindicato Rural de Toledo, reuniu a Secretaria Municipal de Agricultura e Proteína Animal (Smap), os Sindicatos Rurais de Toledo e de Palotina e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para discutir soluções relacionadas às quedas de energia em propriedades rurais.

Um dos objetivos do encontro, organizado pelo representante do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabott, foi estabelecer parcerias para a limpeza da vegetação sob as linhas de transmissão, com a finalidade de prevenir interrupções no fornecimento de energia e danos à rede elétrica na área rural. Produtores rurais também estiveram presentes na reunião.

Desligamentos 

A partir da reunião, foi definida a programação de desligamentos para as primeiras ações de limpeza no interior do município. Em Novo Sarandi, o desligamento ocorrerá nesta terça-feira (27), das 13h30 às 18h30, na chave 03570. Já no dia 5 de fevereiro, no mesmo horário, a intervenção será realizada na chave 07904. Em ambos os desligamentos, 13 propriedades serão afetadas.

Ocorrências

Outra definição foi quanto aos procedimentos para comunicação de quedas de energia. Os moradores da área rural devem registrar a ocorrência normalmente junto à Copel, por meio de protocolo. Em caso de demora no atendimento, o Sindicato Rural poderá ser acionado para intermediar o contato com a concessionária, sendo reforçado que o primeiro chamado deve ser feito à Copel.

O secretário municipal de Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli, afirmou que a reunião teve caráter conciliatório e buscou alinhar o entendimento entre os envolvidos para encaminhar soluções de forma conjunta. Segundo ele, “não adianta os produtores brigarem com a Copel, xingar ou maltratar os funcionários que estão a campo, porque isso não ajuda a resolver o problema. O que foi definido é que vamos nos juntar: produtores, Copel, sindicato e Secretaria da Agricultura, para somar forças e solucionar a situação. A reunião atendeu à expectativa e foi nesse sentido de que o problema está posto, e que a união facilita chegar mais rápido à solução e reduzir as faltas de energia”.

Participaram da reunião a representante do Departamento do Poder Público da Copel, Kelly de Lima, e o gerente da Base de Serviços, Hemerson Orcesi, que prestou esclarecimentos técnicos aos produtores. Também estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli, a coordenadora de Proteína Animal, Karolyne Filadelfo, o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, e o representante do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabott.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota máxima no Enamed coloca UFPR Toledo entre as referências em formação médica no Brasil

Curso de Medicina da UFPR Toledo é ofertado no campus localizado no território do Biopark Campus da UFPR no Biopark - Foto: Marketing/Biopark O curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Toledo conquistou nota 5 no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), a pontuação máxima da avaliação nacional. O resultado reconhece a qualidade do projeto pedagógico, da infraestrutura, do corpo docente e do desempenho dos estudantes, consolidando o campus como referência na formação médica no Oeste do Paraná e no estado.   Para a vice-diretora da UFPR Toledo, Profª. Dra. Ana Carla Zarpelon, a conquista tem um significado especial para o campus, que completa 10 anos de atuação. “A nota máxima no Enamed representa o reconhecimento nacional da qualidade do projeto pedagógico, da infraestrutura oferecida, do trabalho qualificado do corpo docente e técnico e, especialmente, do comprometimento dos nossos estudantes. Para o campus, reafirma a identidade construída ...

Em visita a Toledo, Governador do Paraná ressalta importância da Prati-Donaduzzi no Eixão do Desenvolvimento Obra

A Prati-Donaduzzi anunciou uma parceria com o Estado do Paraná para o lançamento da obra de infraestrutura popularmente conhecida como “Eixão do Desenvolvimento”. O anúncio contou com a participação do CEO da empresa, Eder Maffissoni, e do Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa (Ratinho Junior), e aconteceu durante a inauguração da duplicação da Avenida Egídio Munaretto, a PR-317, na quinta-feira, 22. Além deles, estiveram presentes os fundadores da Prati-Donaduzzi, Dr. Luiz Donaduzzi e Dra. Carmen Donaduzzi.  A obra vai ligar a Avenida Barão do Rio Branco ao Biopark, aumentando a capacidade produtiva da empresa, que planeja investir R$ 3 bilhões nos próximos anos, além de colaborar para o desenvolvimento econômico local. A via de mais de oito quilômetros integrará áreas urbanas, industriais e educacionais, impulsionando o crescimento na região. Segundo Eder Maffissoni, a melhoria na infraestrutura ajudará na criação de novos postos de trabalho dentro da companhia.  “Tod...

Smed e Sicredi oficializam parceria para projeto "União faz a vida" em Toledo

  Para selar e oficializar a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Cooperativa Sicredi, autoridades, professores e a diretoria da cooperativa se reuniram no Yara Country Clube nesta terça-feira (27). O projeto “União faz a vida” completa 31 anos em 2026 e agora integra o quadro de projetos da rede escolar do município. Na cerimônia, foi assinado o Termo de Cooperação que viabiliza a parceria. Com o início das aulas previsto para o dia 2 de fevereiro, o ano letivo já iniciará com a implantação do projeto na educação infantil para crianças de quatro e cinco anos de idade. O programa tem como foco complementar a formação das crianças ao construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Durante esta terça e quarta-feira (27 e 28), os professores da rede municipal do ensino fundamental que trabalham com crianças na idade pré-escolar passarão por capacitação durante todo o dia, a fim de prepará-los para aplicar o projeto em sala. Para Janice Salva...