Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Esportes e Lazer promove Carnaval 60+

Valorizar a memória afetiva, a cultura popular e promover momentos de alegria e socialização. Esses são os princípios buscados pela Secretaria de Esportes e Lazer e pelo Departamento de Atendimento à Pessoa Idosa ao organizar o carnaval para as pessoas idosas do município. O evento será realizado no dia 11 de fevereiro a partir das 14h no Centro Comunitário do Jardim Porto Alegre.

O carnaval conta com entrada gratuita e é voltado para pessoas idosas (60+), participantes de grupos de idosos, Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis), projetos da Smel e demais projetos sociais. O evento também será aberto à comunidade, como familiares e convidados, incentivando a convivência intergeracional. “O evento busca resgatar a essência dos antigos carnavais, por meio de um repertório de marchinhas tradicionais, que valorizam a memória afetiva e a cultura popular, ao mesmo tempo em que promovem alegria, socialização e bem-estar para a população idosa, além disso, o evento contará com rei e rainha do carnaval”, explica o secretário de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso.

De acordo com a coordenadora do Departamento da Pessoa Idosa em Movimento, Adilma Boffo, o carnaval para pessoas idosas tem como finalidade oferecer um ambiente seguro, acolhedor e adequado, respeitando o ritmo e as preferências desse público, o que fortalece a integração social e a qualidade de vida.

“Essas iniciativas contribuem diretamente para a saúde emocional e psicossocial, elevando a autoestima, proporcionando sentimentos de pertencimento e valorização, além de estimular a memória e preservar tradições culturais. Eventos como esse também favorecem o envelhecimento ativo e saudável, promovem o bem-estar, a alegria e reforçam o respeito à história de vida das pessoas idosas, reconhecendo-os como protagonistas na comunidade”, comentou a coordenadora.

Adilma acrescenta: “O uso de fantasias no evento não é obrigatório, mas é incentivado. Fantasias leves, confortáveis e criativas ajudam a tornar o ambiente ainda mais alegre e festivo, respeitando sempre o conforto e a liberdade de cada participante”.

Os detalhes do carnaval, como: recepção, decoração temática, som, segurança, conforto, acessibilidade e programação musical, estão sendo preparados em todos os detalhes, a fim de garantir um evento tranquilo e prazeroso para todos, finaliza Adilma.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semáforos no Centro de Toledo e conversões à esquerda terão mudanças a partir de segunda

Três semáforos no Centro de Toledo passarão por alterações no tempo de abertura. Além disso, ficará proibida a conversão à esquerda em todos eles, com o objetivo de tornar o trânsito mais ágil no município. As mudanças serão implantadas pelo Departamento de Trânsito e Rodoviário.   Os locais que receberão as alterações são os cruzamentos da Avenida Senador Atilio Fontana com a Rua Piratini, da Rua São João com a Rua Raimundo Leonardi e da Avenida Santos Dumont com a Rua Raimundo Leonardi, todos na região central, detalha o secretário de Segurança e Trânsito, Rogério de Lima. “Nesses locais, o tempo de espera deverá ser reduzido de quase dois minutos para algo em torno de 40 segundos”, acrescenta.   As mudanças vêm sendo estudadas há alguns meses, a partir de levantamentos realizados pela Prefeitura de Toledo em parceria com a empresa 4Mob Engenharia. “O estudo prevê a reprogramação dos semáforos existentes e também a proposição de mudanças para melhorias no tráfego de veículos...

Boletim do Deral aponta que safra 2026 ganha volume e consolida cenário positivo no Paraná

A Previsão Subjetiva de Safra (PSS) do mês de janeiro, feita pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) ), confirma um dos cenários agrícolas mais expressivos dos últimos anos no Paraná. O principal destaque do documento é a safra de verão robusta, puxada pela soja, que deve ultrapassar 22 milhões de toneladas, reforçando a expectativa de uma produção total de 25,9 milhões de toneladas nas lavouras de verão. Mesmo com ritmo de colheita mais lento, em função das chuvas, as condições gerais das lavouras seguem favoráveis e a projeção é otimista para o ciclo 2025/26. O documento detalha a condição dos segmentos de ovos, leites e frutas e horticultura. SOJA   A safra de verão se confirma como o grande motor da agricultura paranaense neste início de ano. Os dados da PSS mostram estabilidade em relação ao levantamento anterior, e o bom desenvolvimento das lavouras, aliado a uma área expressiva cultivada, sustenta a expectativa de u...

BRDE assinará convênio para apoiar empresas do Oeste do Paraná no Show Rural

Durante a programação do Show Rural Coopavel 2026, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai assinar um convênio com a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), resultado de um piloto já testado com as associações de Londrina e Maringá. A parceria amplia o acesso a financiamento para empresas associadas e permitirá operações diretas do BRDE, além do uso de uma plataforma de crédito simplificada voltada a empresas de micro e pequeno porte indicadas por parceiros. A iniciativa reforça o apoio ao desenvolvimento regional, com efeitos positivos sobre emprego e renda na região Oeste do Paraná. A presença do BRDE na feira, que acontece de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel, ocorre em um contexto de forte atuação do banco no agronegócio paranaense. Em 2025, a instituição destinou R$ 1,26 bilhão ao setor, em 3.621 operações, o que representa aproximadamente metade das operações do banco no Estado. Os recursos foram direcionados a produtores rurais, cooperativas e ...