Campanha de vacinação contra gripe será prorrogada
Prorrogação será por tempo indeterminado, diz ministro


(Agência
Brasil) - São Paulo - O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse ontem
(27) que a Campanha da Vacinação contra a Gripe, inicialmente prevista para se
encerrar no próximo dia 31, será prorrogada. O ministro não informou por quanto
tempo a campanha permanecerá ativa.
“Sempre
prorroga [a campanha]. A gente prorroga porque não tem porque não prorrogar. A
gente coloca uma meta no tempo para ver se as pessoas se conscientizam, se as
secretarias [estaduais de Saúde] se conscientizam. Eu vou premiar as que
fizeram o dever de casa. Essas sim. E vamos ajudar, vamos ver o que que se pode
ajudar naquelas que não conseguiram”, disse após participar de um evento em
Sorocaba (SP).
Meta
A
meta do Ministério da Saúde era vacinar 90% do público-alvo, composto por 59,4
milhões de pessoas, até o dia 31. No entanto, até esta segunda-feira, 42,5
milhões de pessoas haviam sido vacinadas. O número corresponde a 71,6% do
público-alvo.
“Estados
que tradicionalmente vacinam bem, a frente fria demorou muito para entrar. Rio Grande
do Sul e Santa Catarina, que sempre foi um estado de excelentes campanhas, esse
ano atrasou”, disse Mandetta.
Segundo
ministro, a maioria dos estados deverá atingir com a vacinação, até o final da
semana, 85% do público-alvo. Os estados com maior cobertura até o momento são:
Amazonas (93,6%), Amapá (85,5%), Espírito Santo (75,3%), Alagoas (73,4%),
Rondônia (72,6%) e Pernambuco (72,2%). Já os estados com menor cobertura são:
Rio de Janeiro (45,8%) Acre (49,7%), São Paulo (57,0%), Roraima (57,4%) e Pará
(59,2%).
O
ministro lamentou que estados como o Rio de Janeiro, que têm problemas
relacionados a disponibilização de Centros de Terapia Intensiva (CTI), estejam
com a cobertura vacinal menor. “O que que ele [o estado do Rio] está plantando
daqui a 60 dias? Muitas pessoas, provavelmente com pneumonia, muitas pessoas
precisando de respirador para ter uma chance para viver, e um colapso do
sistema de CTI”, disse.
Entre
a população prioritária, os funcionários do sistema prisional foram os que mais
se vacinaram, com 101,6 mil doses recebidas, o que representa 89,7% deste
público, seguido pelas puérperas (88,6%), indígenas (82,0%), idosos (80,6%) e
professores (78,1%). Os grupos que menos se vacinaram foram os profissionais
das forças de segurança e salvamento (30%), população privada de liberdade
(47,2%), pessoas com comorbidades (63,4%), trabalhadores de saúde (69,9%),
gestantes (68,8%) e crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (67,6%).
Viver News –
Wanderley Graeff c/ assessoria
Apoio: Acit, Coamo, Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr.
John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Colégio La Salle, Imobiliária Plena,
Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club,
Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e
Hidro, Unipar, Sifra Imobiliária , Recanto Cataratas Thermas Resort &
Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort








0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial