PEC que põe fim à aposentadoria para governadores é promulgada
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que
põe fim à aposentadoria vitalícia de governadores, enviada no início do ano à
Assembleia Legislativa pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, foi
promulgada.
O governador afirmou que a medida é um
exemplo para o Brasil e demonstra o respeito à vontade da população. “Não
adianta discutir o fim da aposentadoria sem incluir o fim dos privilégios. É um
momento histórico para o Paraná”, afirmou Ratinho Junior.
A promulgação da PEC, que revoga o parágrafo
quinto do artigo 85 da Constituição do Paraná, foi assinada pelo presidente da
Assembleia, Ademar Traiano, o primeiro-secretário da Casa, Gilson de Souza, e o
segundo-secretário, Luiz Claudio Romanelli. O evento contou com a presença de
grande parte da bancada estadual. O texto foi aprovado por unanimidade no
último dia 15 e em redação final na terça-feira (28).
O Estado gasta cerca de R$ 4 milhões por ano
com o pagamento do benefício a oito ex-governadores e três viúvas de
ex-governantes. O subsídio mensal bruto é de R$ 30.471,11. “Para o caixa do
governo, o valor é pequeno, mas é simbólico em um momento em que se discute o
redesenho político do País. É necessário tomar medidas que mostrem à sociedade
que o poder público está andando junto com a vontade popular”, salientou o
governador Ratinho Junior.
Ele destacou que outras medidas estão sendo
tomadas para modernizar a gestão e diminuir os gastos com a máquina pública.
Entre elas está o congelamento do salário do primeiro escalão, a diminuição do
número de secretarias, a devolução da aeronave que era de uso exclusivo do
governador. Está em estudos outros usos para imóveis como a Granja do Canguiri
e a Ilha das Cobras, também voltados para o chefe do Executivo.
“Para governar nos dias de hoje, o gestor
precisa caminhar junto com o que a sociedade cobra”, ressaltou Ademar Traiano.
“Esta decisão do governador vem ao encontro do que a sociedade espera de seus
governantes, demonstra economia e racionalidade dos gastos públicos. Um momento
ímpar e histórico para o Paraná e também mostra a harmonia entre os poderes
Legislativo e Executivo”, disse.
Texto
O texto que deixa de existir na Constituição
Estadual previa que quem tivesse “exercido o cargo de governador, desde que não
tenha sofrido a suspensão dos direitos políticos, terá direito a um subsídio
mensal e vitalício igual aos vencimentos do cargo de desembargador do Tribunal
de Justiça do Paraná.”
Como se trata de direito adquirido, a
extinção do benefício valerá daqui para frente. Atualmente recebem a
aposentadoria os ex-governadores Beto Richa, Orlando Pessuti, Jaime Lerner,
Mário Pereira, Roberto Requião, João Elízio de Ferraz Campos, Emilio Gomes e
Paulo Pimentel; além de três viúvas: Arlete Richa, Madalena Mansur e Rosi Gomes
da Silva.
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Coamo, Acit,
Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Colégio La Salle,
Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara
Country Club, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação
e Hidro, Unipar, Sifra Imobiliária, Recanto Cataratas Thermas Resort &
Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort









0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial