Alunos de 7 escolas de Toledo dão início aos Jogos das Escolas Municipais
 |
| Foto: Fabio Ulsenheimer |
Em
parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), a Secretaria
Municipal da Educação (Smed) deu início nesta segunda-feira (14) às atividades
da aos Jogos das Escolas Municipais (JEM´s). Durante toda a semana, nos
períodos matutino e vespertino, o Ginásio Poliesportivo do câmpus 2 da
Universidade Paranaense (Unipar/Toledo) receberá 1.706 crianças matriculadas no
5º ano do Ensino Fundamental nas 36 escolas da rede municipal de ensino, que
disputarão seis modalidades desportivas: minibasquetebol, voleibol gigante,
minifutsal, cinco passes com gol, pique-bandeira e xadrez gigante.
Todos
os atletas receberão medalhas e as melhores equipes de cada período também
levarão troféus para suas escolas. Detalhe: tanto os troféus quanto as medalhas
foram produzidos nas impressoras 3D dos laboratórios de robótica viabilizados
pelos programa Aluno Conectado em todas as escolas municipais da cidade e do
interior.
A
secretária interina da Educação, Dirce Kulzer, aponta ainda outros dois grandes
objetivos dos JEM´s. “O sucesso deste evento passa pelo trabalho prévio que os
professores de Educação Física realizaram nas escolas onde lecionam,
trabalhando com os objetivos de aprendizagem próprios desta disciplina, também
ensinando as regras e treinando para que as equipes tenham o melhor desempenho
possível na competição”, relata. “Os Jogos das Escolas Municipais contemplam
todos os alunos, incluindo também as crianças com necessidades especiais que
são incentivadas a participar da competição e esse desejo motivou a escolha das
modalidades que integram estes jogos”, observa.
De
acordo com a coordenadora pedagógica da disciplina de Educação Física da Smed,
Flavia Hissmaura Dias, destaca os benefícios que os JEM´s ocasionam na vida dos
participantes. “É de extrema importância que o esporte seja integrado ao
ambiente escolar para que, desde cedo, a criança seja incentivada a prática
regular de atividades físicas, dessa forma, proporcionando um estilo de vida
saudável atrelado a prática esportiva dentro da escola aos alunos da rede
municipal, podendo até revelar futuros atletas, além de proporcionar uma maior
integração entre os alunos” afirma a Coordenadora Pedagógica do componente
curricular de Ed. Física Flávia Hissamura Dias, responsável pela organização do
evento.
Neste
primeiro dia, as escolas André Zenere, Egon Werner, Ivo Walter, Nossa Senhora
das Graças, Olivo Beal, Santo Antônio e Shirley Lorandi participaram dos JEM´s.
Os demais 29 estabelecimentos estão assim distribuídos:
15/8
– Terça-feira – Alberto Santos Dumont, Anita Garibaldi, Henrique Brod, Orlando
Luiz Bazei e São Francisco;
16/8
- Quarta-feira – Amélio Dal Bosco, Ari Gossler, Carlos João Treis, Duque de
Caxias, Jardim Concórdia, Osvaldo Cruz, São Pedro, Tancredo Neves e Tomé de
Souza;
17/8
- Quinta-feira – Antônio Scain, Borges de Medeiros, Carlos Friedrich, Norma
Belotto, Reinaldo Arrosi e Waldyr Becker;
18/8
- Sexta-feira – Arsênio Heiss, José Pedro Brum, Miguel Dewes, Princesa Isabel,
São Dimas, São Luiz, Walmir Grande, Walter Fontana e Washington Luiz.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley
Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial