Primeiro Campeonato de Robótica Educacional movimenta escolas de Toledo
 |
| Foto: Fabio Ulsenheimer |
O
primeiro Campeonato Municipal de Robótica Educacional promovido pela Secretaria
Municipal da Educação de Toledo (Smed) está movimentando as escolas do
município. O clima já é de final de Copa em cada uma das 36 escolas do Ensino
Fundamental I e no Centro Integrado de Políticas Educacionais (CIPE) nos dias
de competição. As seletivas tiveram início no dia 13 de setembro e seguem até o
próximo dia 29, conforme calendário da Smed.
Tudo
começa nas aulas de Robótica das turmas
do 3° ao 5° ano. Os alunos aprendem alguns princípios básicos e fazem uma
primeira seletiva para escolher a dupla que representará a turma no Campeonato.
A equipe de Robótica da Smed está percorrendo as escolas para promover a
competição entre as turmas e definir a dupla finalista que representará cada
instituição.
“Foi
bem tenso de manhã, pois o robô deslizava muito e agora à tarde vai ficar mais
tenso ainda, pois se vencermos teremos que ir pro campeonato final”, disse o
estudante do 5º B da Escola André Zenere, Enzo Gabriel Maciel (10), para
resumir o sentimento que pairava sobre a dupla vencedora das competições do
turno da manhã. Ele e sua colega Raiane da Silva Teixeira (9) aguardavam os
vencedores do período vespertino para então definir quem representaria a
escola.
A
final acontecerá dentro da quarta edição do “Pig Data 2023”, evento regional de
inovação e tecnologia a ser realizado
entre os dias 26 e 29 de outubro, no Centro de Convenções Ismael Sperafico.
Raiane
comentou sobre as dificuldades e também sobre a necessidade de trabalhar em
equipe para conquistar os objetivos. Falou sobre os movimentos que tiveram que
aprender para poder operar o robô e que a experiência foi sendo adquirida em cada
vitória, pois não houve “ensaios” de preparação, segundo eles.
Na
Escola Anita Garibaldi, que também realizou sua seletiva hoje, as mesmas
tensões eram compartilhadas entre os competidores. Guilherme Henrique Vilela
(10) e Maria Eduarda Soares (10), ambos do 5º A foram os ganhadores do matutino
e enfrentaram duras batalhas também. “No começo estava bem difícil, mas a cada
disputa ia ficando mais fácil, pois íamos pegando o jeito do controle do
tablet”, contou Guilherme. Maria disse que a dupla tinha torcida, que os alunos
fizeram até cartazes de incentivo, mas que a parte mais difícil mesmo era
controlar a emoção e a pressão das torcidas. A emoção promete ser bem maior no
próximo mês, já que a dupla venceu a equipe da tarde e vai representar a escola
na final.
“Essa
competição mobilizou a escola inteira. A competitividade está no DNA do
cidadão”, comentou o diretor da Escola Anita Garibaldi, Adair José Martins. “As
aulas de Robótica acontecem em sala específica e com materiais manipuláveis.
Nas últimas semanas, foram trabalhados com os estudantes a programação dos robôs,
a mecânica e o pensamento computacional. Contudo, os ensinamentos vão muito
além de conteúdos pedagógicos, desenvolvem as emoções, comprometimento,
companheirismo e contribui para a formação pessoal do aluno”, relatou o
diretor.
Segundo
Adair, “esse trabalho foi cansativo, mas muito gratificante em ver o quanto os
estudantes evoluíram em sala de aula e no relacionamento com os colegas”,
avalia.
A
implementação da competição esse ano abrange uma categoria, o Futebol de
Bluetooth, mas segundo o coordenador de Robótica Educacional, Julio Cesar
Braun, outras categorias e outras disputas devem ser inseridas nesse processo
na competição do próximo ano.
Objetivos O Campeonato Municipal consiste em reunir as equipes de Robótica Educacional
dos espaços escolares, proporcionar a interação dos alunos e comunidade escolar
para promover a divulgação do trabalho desenvolvido nesta disciplina nas
escolas. Neste sentido a competição tem o objetivo de fortalecer o trabalho dos
professores de Robótica Educacional; estimular a participação dos alunos e
professores em eventos de tecnologia; motivar os alunos a exercer o
protagonismo desenvolvido nas atividades de robótica; promover a troca de
experiências e impulsionar interesses e aptidões em alunos do Ensino Fundamental
I para a necessidade e finalidade do uso das tecnologias; demonstrar os
conhecimentos de construção e programação desenvolvido nas aulas de Robótica
Educacional; e incentivar o trabalho em equipe.
Segundo
a organização da disputa, durante a rodada somente será permitido o conserto do
robô caso o mesmo sofra dano físico (solte roda ou perca alguma peça que o
impossibilite de continuar a competição). É obrigação do competidor estar com o
robô com carga na bateria durante a rodada, pois não será permitida a
substituição da mesma no momento da disputa.
O
coordenador Robótica Educacional, Julio Cesar Braun, disse que “na prática,
isso é simbólico para a criança, é de suma importância ela conseguir transferir
para sua vivência tudo aquilo que vem aprendendo. A escola tem essa função, de
mostrar que a teoria está atrelada à prática educacional e a robótica tem essa
característica. Os professores estão empolgados e já desenvolvendo atividades
pontuais. As crianças estão muito ansiosas em participar, pois querem mostrar
para os pais e para a comunidade a experiência que estão vivendo dentro da
Robótica Educacional dentro do município de Toledo".
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley
Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial