Pular para o conteúdo principal

A melhoria da infraestrutura e a preservação do meio ambiente




Dilceu Sperafico*
Aqueles que eventualmente pensam que reivindicações por maiores investimentos em infraestrutura, especialmente na logística de transporte, atendem apenas interesses econômicos ou corporativistas, estão totalmente equivocados.
A melhoria do escoamento da produção certamente traz vantagens aos diferentes segmentos das cadeias produtivas, mas da mesma forma beneficia a preservação de recursos naturais e a manutenção do equilíbrio ambiental.
Rodovias modernas, com traçado adequado, sem curvas perigosas e aclives ou declives acentuados, pavimentação de qualidade e duplicação de trechos mais movimentados, obviamente reduzem custos do transporte para os produtores e consumidores dos bens movimentados, mas também garantem estabilidade para o meio ambiente.
Isso porque um caminhão transitando por estradas de má qualidade levará mais tempo para cumprir o trajeto, consumindo mais combustíveis,  pneus e lubrificantes, poluindo mais a atmosfera e elevando o preço final dos produtos conduzidos, com prejuízos para transportadores, produtores e/ou fabricantes, consumidores e toda a sociedade.
Além disso, a infraestrutura não se resume ao modal rodoviário, que é o mais oneroso para as partes interessadas, o que ressalta a importância dos investimentos em sistemas alternativos, mais eficientes, menos poluentes e muitas vezes mais baratos.
São os casos das hidrovias, especialmente num País com grandes bacias hidrográficas e cursos d’água que atendem todo o território nacional, incluindo o maior rio de água doce do mundo, como é o Amazonas, cuja extensão beneficia todo o Norte do Brasil.
As vantagens do transporte hidrográfico, em termos de redução de custos de movimentação de cargas e emissão de poluentes no ambiente, são conhecidas e valorizadas em importantes países do mundo, ligando centros produtores de alimentos, matérias-primas e manufaturados, até os principais mercados consumidores ou portos de exportação.
Benefícios semelhantes são obtidos com investimentos no transporte ferroviário, reduzindo o consumo de combustíveis e lubrificantes, cortando custos com manutenção de veículos e linhas de trilhos e garantindo ganhos significativos para produtores, comerciantes e consumidores, locais, nacionais e internacionais.
Na logística do transporte moderno, resta ainda a possibilidade do avião, seja de passageiros ou de cargas, especialmente de produtos menos volumosos e pesados, além de exigência de entrega mais rápida, que em sua maioria agregam valores elevados ao longo de toda a cadeia produtiva, como são os casos de medicamentos, equipamentos tecnológicos e assemelhados.
O Brasil, apesar de sua dimensão territorial, abundância de recursos hídricos, topografia favorável, extensão do litoral e produção agropecuária e industrial, como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, parece não entender e dimensionar direito os benefícios dos investimentos em infraestrutura.
Com esse distanciamento, perdem produtores rurais, setores industriais, comerciantes, consumidores, poder público e toda a sociedade, com a redução de emprego, renda, arrecadação de tributos e novas oportunidades de negócios, indispensáveis à expansão dos atuais empreendimentos e atração de novos investidores, nacionais e internacionais. Menos mal, é que o mundo começa a despertar para a importância da melhoria da logística de transporte.
*O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado    
E-mail: dilceu.joao@uol.com.br

 Viver News – Karine Graeff c/ assessoria

Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça revoga prisão domiciliar de Meneghel condenado pela morte de policial federal

O juiz Leonardo Bechara Stancioli, do Tribunal de Justiça do Paraná, revogou a prisão domiciliar de Alessandro Meneghel, condenado há 29 anos, um mês e 15 dias de prisão pela morte do policial federal Alexandre Barbosa.   Em 2019, Meneghel passou a cumprir pena em regime domiciliar com argumento da defesa, de que o agropecuarista seria responsável por cuidar da mãe, que não estava bem de saúde.   Alexandre Drummond Barbosa foi morto a tiros em frente a uma casa noturna depois de uma discussão com Meneghel, em abril de 2012. O caso foi julgado em fevereiro de 2017.   Na ocasião, Meneghel   chegou a ser condenado a mais de 34 anos pelo crime, mas teve a pena reduzida para 29 anos por determinação do Tribunal de Justiça do Paraná. (José Roberto Benjamin do JRBNews)   Viver Toledo - Ano 17 Por quem faz jornalismo há 47 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – T...

O famoso Mosquito será atração na Guaçu FM, terça-feira

M osquito com Aldair Boufleuer, Adelar Pelanka e Wanderley Graeff O programa Guaçu Notícias, da Rádio Guaçu - FM 100,7, AM 810 e www.radioguacu.com.br , reserva uma atração especial para esta terça-feira (15). O empresário e influencer Valdir Wilhems, o “Mosquito”, será o entrevistado do Programa a partir das 8h.   O dono do “Boteco do Mosquito” é o convidado da atração que está levando ao ar o maior conteúdo jornalístico do rádio regional. Ele vai falar sobre a sua trajetória na gastronomia e de como se tornou um fenômeno nas redes sociais, com cerca de 750 mil seguidores de várias regiões do país, que o levou a receber o título simbólico de “Embaixador de Toledo”.   Sobre o Guaçu Notícias O programa traz diariamente uma síntese dos principais assuntos do dia com blocos dedicados a temas como a segurança pública, o esporte e as notícias locais, regionais e estaduais, além de utilidade pública, como loterias e oportunidades de emprego.   Um dos blocos é inteiramente dedic...

Oeste Brasil trabalha na formação do elenco e anuncia primeiros nomes para a Terceirona

Yan, que atuou pelo Oeste Brasil em 2024 é nome confirmado A diretoria do Oeste Brasil FC tem definido o planejamento para a disputa do Campeonato Paranaense – Terceira Divisão, que terá início em 24 de agosto, quando a equipe toledana enfrentará o Sport, em Campo Mourão. Itens importantes como a definição do orçamento e plano de negócios foram delineados nas reuniões recentes do grupo diretivo.   A primeira confirmação é a de Eduardo Dallagnol para a comissão técnica. O ex-zagueiro do Toledo, Ituano, Fortaleza e Vasco, entre outros times, é o atual técnico do elenco do Oeste Brasil no Paranaense Sub-20 e novamente integrará a comissão técnica profissional. Os demais nomes serão definidos em breve, assim como todo o elenco, cuja apresentação deverá ocorrer na próxima semana.   O presidente do clube, Agenor Piccinin, anuncia que três nomes do elenco que vestiram a camisa do Oeste Brasil em 2024, estão alinhados para a competição. São eles, o goleiro Matheus, que estava no Patri...