Pular para o conteúdo principal

A melhoria da infraestrutura e a preservação do meio ambiente




Dilceu Sperafico*
Aqueles que eventualmente pensam que reivindicações por maiores investimentos em infraestrutura, especialmente na logística de transporte, atendem apenas interesses econômicos ou corporativistas, estão totalmente equivocados.
A melhoria do escoamento da produção certamente traz vantagens aos diferentes segmentos das cadeias produtivas, mas da mesma forma beneficia a preservação de recursos naturais e a manutenção do equilíbrio ambiental.
Rodovias modernas, com traçado adequado, sem curvas perigosas e aclives ou declives acentuados, pavimentação de qualidade e duplicação de trechos mais movimentados, obviamente reduzem custos do transporte para os produtores e consumidores dos bens movimentados, mas também garantem estabilidade para o meio ambiente.
Isso porque um caminhão transitando por estradas de má qualidade levará mais tempo para cumprir o trajeto, consumindo mais combustíveis,  pneus e lubrificantes, poluindo mais a atmosfera e elevando o preço final dos produtos conduzidos, com prejuízos para transportadores, produtores e/ou fabricantes, consumidores e toda a sociedade.
Além disso, a infraestrutura não se resume ao modal rodoviário, que é o mais oneroso para as partes interessadas, o que ressalta a importância dos investimentos em sistemas alternativos, mais eficientes, menos poluentes e muitas vezes mais baratos.
São os casos das hidrovias, especialmente num País com grandes bacias hidrográficas e cursos d’água que atendem todo o território nacional, incluindo o maior rio de água doce do mundo, como é o Amazonas, cuja extensão beneficia todo o Norte do Brasil.
As vantagens do transporte hidrográfico, em termos de redução de custos de movimentação de cargas e emissão de poluentes no ambiente, são conhecidas e valorizadas em importantes países do mundo, ligando centros produtores de alimentos, matérias-primas e manufaturados, até os principais mercados consumidores ou portos de exportação.
Benefícios semelhantes são obtidos com investimentos no transporte ferroviário, reduzindo o consumo de combustíveis e lubrificantes, cortando custos com manutenção de veículos e linhas de trilhos e garantindo ganhos significativos para produtores, comerciantes e consumidores, locais, nacionais e internacionais.
Na logística do transporte moderno, resta ainda a possibilidade do avião, seja de passageiros ou de cargas, especialmente de produtos menos volumosos e pesados, além de exigência de entrega mais rápida, que em sua maioria agregam valores elevados ao longo de toda a cadeia produtiva, como são os casos de medicamentos, equipamentos tecnológicos e assemelhados.
O Brasil, apesar de sua dimensão territorial, abundância de recursos hídricos, topografia favorável, extensão do litoral e produção agropecuária e industrial, como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, parece não entender e dimensionar direito os benefícios dos investimentos em infraestrutura.
Com esse distanciamento, perdem produtores rurais, setores industriais, comerciantes, consumidores, poder público e toda a sociedade, com a redução de emprego, renda, arrecadação de tributos e novas oportunidades de negócios, indispensáveis à expansão dos atuais empreendimentos e atração de novos investidores, nacionais e internacionais. Menos mal, é que o mundo começa a despertar para a importância da melhoria da logística de transporte.
*O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado    
E-mail: dilceu.joao@uol.com.br

 Viver News – Karine Graeff c/ assessoria

Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Choupana da Vila: música boa, chopp no ponto certo e a qualidade de um lugar para se sentir em casa

O slogan dá a indicação de "um lugar para se sentir em casa". A Choupana da Vila - restaurante, petiscaria e bar é esse lugar, com atendimento cordial num ambiente agradável e com opções muito saborosas no cardápio. O estabelecimento está localizado na Rua Carlos Barbosa 1585, Vila Industrial, entre as ruas Santos Dumont e Barão do Rio Branco.   Os combos de aperitivos da Choupana da Vila são excelentes em qualidade e quantidade. O mais completo leva filé de tilápia ou isca de filé bovino, frango, batata frita, mandioca e polenta. Acompanha molhos e serve generosamente até quatro pessoas com um preço justo.   Feijoada Aos sábados, o destaque é a feijoada, servido em kits para duas pessoas por apenas R$ 49,90, incluindo os complementos de uma boa feijoada, como arroz, linguicinha, couve e o torresmo à pururuca que é uma marca registrada.   Almoço com peixe A Choupana da Vila também é uma boa pedida para o almoço de domingo, com cardápio à base de peixe fresco, com destaque...

20 anos de cuidado que transforma: celebrando duas décadas de responsabilidade social na Prati-Donaduzzi

Há duas décadas, um movimento silencioso começou a transformar a Prati-Donaduzzi. Nascia o Setor de Responsabilidade Social. um gesto genuíno de cuidado que, ao longo do tempo, se consolidou como parte da identidade da empresa e de todos que compartilham o #OrgulhoRoxo. Tudo começou com um propósito simples e profundo: cuidar das pessoas que fazem parte da história da Prati-Donaduzzi. Desde o início, o setor se dedicou a fortalecer vínculos, promover acolhimento e valorizar cada colaborador, cultivando o sentimento de pertencimento e construindo uma cultura que coloca o ser humano no centro das decisões. Entre os primeiros marcos dessa trajetória estão o projeto Gestação Segura, criado em 2005 para oferecer apoio, saúde e acolhimento às gestantes; o projeto Prati Cuidar, que ampliou o olhar para o bem-estar coletivo; e o treinamento em orçamento familiar, idealizado pelo sócio-fundador Luiz Donaduzzi, que introduziu a educação financeira como parte da qualidade de vida, muito antes de ...

Construção coletiva – ‘Golpes e fraudes, o que está acontecendo e como se proteger’ foi tema de evento

Na segunda-feira, 27, em uma parceria entre Sicredi Progresso PR/SP, OAB/PR Subseção Toledo e Polícia Civil foi realizado um simpósio para diálogo sobre prevenção e segurança contra golpes e fraudes financeiras no ambiente digital, na sede da OAB/Toledo. O evento trouxe conscientização voltada, principalmente, para entidades de classe e formadores de opinião com o objetivo de pulverizar os conhecimentos sobre o que tem acontecido, como se proteger e proteger associados, clientes e negócios contra criminosos digitais. Em fala de abertura, o presidente da OAB/PR Subseção Toledo, Fabiano José Bordignon, destacou que é preciso transformar preocupação em conhecimento e medo em prevenção. “Todos estamos vulneráveis. Nossa intenção com esse momento é um ato de defesa contra a criminalidade protegendo também a nossa profissão. Não há fórmula mágica, mas vamos construir juntos e disseminar conhecimento para que todos possam evitar qualquer tipo de golpe. Informação clara é o antídoto mais efica...