Pular para o conteúdo principal

A melhoria da infraestrutura e a preservação do meio ambiente




Dilceu Sperafico*
Aqueles que eventualmente pensam que reivindicações por maiores investimentos em infraestrutura, especialmente na logística de transporte, atendem apenas interesses econômicos ou corporativistas, estão totalmente equivocados.
A melhoria do escoamento da produção certamente traz vantagens aos diferentes segmentos das cadeias produtivas, mas da mesma forma beneficia a preservação de recursos naturais e a manutenção do equilíbrio ambiental.
Rodovias modernas, com traçado adequado, sem curvas perigosas e aclives ou declives acentuados, pavimentação de qualidade e duplicação de trechos mais movimentados, obviamente reduzem custos do transporte para os produtores e consumidores dos bens movimentados, mas também garantem estabilidade para o meio ambiente.
Isso porque um caminhão transitando por estradas de má qualidade levará mais tempo para cumprir o trajeto, consumindo mais combustíveis,  pneus e lubrificantes, poluindo mais a atmosfera e elevando o preço final dos produtos conduzidos, com prejuízos para transportadores, produtores e/ou fabricantes, consumidores e toda a sociedade.
Além disso, a infraestrutura não se resume ao modal rodoviário, que é o mais oneroso para as partes interessadas, o que ressalta a importância dos investimentos em sistemas alternativos, mais eficientes, menos poluentes e muitas vezes mais baratos.
São os casos das hidrovias, especialmente num País com grandes bacias hidrográficas e cursos d’água que atendem todo o território nacional, incluindo o maior rio de água doce do mundo, como é o Amazonas, cuja extensão beneficia todo o Norte do Brasil.
As vantagens do transporte hidrográfico, em termos de redução de custos de movimentação de cargas e emissão de poluentes no ambiente, são conhecidas e valorizadas em importantes países do mundo, ligando centros produtores de alimentos, matérias-primas e manufaturados, até os principais mercados consumidores ou portos de exportação.
Benefícios semelhantes são obtidos com investimentos no transporte ferroviário, reduzindo o consumo de combustíveis e lubrificantes, cortando custos com manutenção de veículos e linhas de trilhos e garantindo ganhos significativos para produtores, comerciantes e consumidores, locais, nacionais e internacionais.
Na logística do transporte moderno, resta ainda a possibilidade do avião, seja de passageiros ou de cargas, especialmente de produtos menos volumosos e pesados, além de exigência de entrega mais rápida, que em sua maioria agregam valores elevados ao longo de toda a cadeia produtiva, como são os casos de medicamentos, equipamentos tecnológicos e assemelhados.
O Brasil, apesar de sua dimensão territorial, abundância de recursos hídricos, topografia favorável, extensão do litoral e produção agropecuária e industrial, como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, parece não entender e dimensionar direito os benefícios dos investimentos em infraestrutura.
Com esse distanciamento, perdem produtores rurais, setores industriais, comerciantes, consumidores, poder público e toda a sociedade, com a redução de emprego, renda, arrecadação de tributos e novas oportunidades de negócios, indispensáveis à expansão dos atuais empreendimentos e atração de novos investidores, nacionais e internacionais. Menos mal, é que o mundo começa a despertar para a importância da melhoria da logística de transporte.
*O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado    
E-mail: dilceu.joao@uol.com.br

 Viver News – Karine Graeff c/ assessoria

Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carnaval no Recanto Cataratas garante diversão, experiências e descanso para toda a família

  Foz do Iguaçu se transforma em um destino ainda mais convidativo no feriado de Carnaval com o Pacote de Carnaval do Recanto Cataratas, uma combinação de folia, experiências e descanso em um dos mais premiados resorts do Paraná.  Cercado pela natureza exuberante e por uma estrutura completa de lazer, o pacote foi pensado especialmente para famílias que preferem curtir o feriado longe da agitação dos grandes centros, mas com muita animação e momentos inesquecíveis com conforto e diversão para todas as idades.  Durante o período carnavalesco, o resort promove uma programação temática especial, que reúne bloquinhos, música ao vivo, festas carnavalescas, atividades lúdicas, recreação infantil monitorada, oficinas criativas e muita diversão. As famílias também podem curtir a ampla área de lazer em piscinas com águas termais, espaços aquáticos infantis, ambientes esportivos, atividades outdoor e áreas de descanso.  O pacote de Carnaval inclui benefícios como café da manhã...

Dias de calor pedem atenção ao uso eficiente da energia; veja as dicas

A variação de temperaturas é um dos fatores de influência sobre o uso da energia. Por conta disso, nos dias quentes de verão o uso eficiente da energia e cuidados com a manutenção de equipamentos elétricos são medidas importantes para o controle do consumo excessivo. No Paraná, de 2022 a 2025, a Copel observou um aumento médio de 15% no consumo de energia elétrica das residências paranaenses nos meses mais quentes, de outubro a março, em comparação com os meses de outono e inverno, o período de abril a setembro. Nesta mesma comparação, a variação de consumo foi mais expressiva nas regiões paranaenses mais quentes nesta época do ano. No Oeste, o consumo residencial médio subiu 27%; no Noroeste, 24%, e no Norte o aumento médio foi de 16%. Já nas regiões Leste e Centro-Sul do Paraná, o impacto das altas temperaturas no consumo residencial resultou em uma variação média positiva de 5% e 6%, respectivamente. “No calor, aparelhos de ar-condicionado precisam de mais tempo para resfriar o ambi...

Mais de 22 mil condutores do Paraná já renovaram a CNH de forma automática e gratuita

Em um mês, mais de 22 mil condutores paranaenses foram beneficiados com renovação automática e gratuita da Carteira Nacional de Habilitação. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) finalizou na segunda-feira (12) o processo de sincronização com a plataforma da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que cria o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) e garante o selo “Bom Condutor” para quem não cometeu nenhuma infração nos últimos 12 meses. O selo é necessário para utilizar o benefício. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com as novas regras entrou em vigor em 10 de dezembro do ano passado. Quem obteve o selo “Bom Condutor”, e se encaixa nos critérios, teve a CNH renovada automaticamente. O processo já atendeu 26.669 paranaenses, sendo 22.477 com renovação da Carteira Nacional de Habilitação, dos quais 1.756 têm EAR (Exerce Atividade Remunerada) e 4.192 com a conversão da CNH provisória para definitiva, destes 785 com EAR. “O processo de habilitaç...