Pular para o conteúdo principal

Unicentro transforma bebidas apreendidas em álcool para higienização

O que poderia ser um problema para o meio ambiente, se transformou em solução
O descarte de bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal poderia ser um problema ambiental de alto risco, mas foi transformado em solução pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). Desde 2008, a Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro (Novatec) utiliza bebidas como vinho, cerveja, vodka e licor como matéria-prima para a produção de álcool etílico (líquido e em gel), usado para higienização e limpeza.
Nove delegacias da Receita Federal do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso enviam ao campus de Guarapuava da Unicentro cerca de 90 toneladas por ano de produtos apreendidos nas operações de fiscalização, que viram até seis toneladas de álcool em gel e cinco toneladas de álcool de limpeza. Sem isso, as bebidas iriam para aterros sanitários, o que pode causar um grande problema ambiental pelo risco de contaminar lençóis freáticos.
Todo o material produzido pela Novatec é utilizado no setor de saúde da própria universidade ou doado para órgãos públicos, como unidades de saúde, escolas municipais e estaduais, delegacias e batalhões de polícia, Corpo de Bombeiros, Detran e para a Defesa Civil, que distribui o álcool em gel para a população atingida por eventos como inundações.
A Novatec também produzia etanol com os produtos, que era usado nos carros da Unicentro, mas como a demanda pelo álcool etílico é muito grande, deixou de fabricar o combustível. “O volume de pedidos que recebemos hoje é maior que a capacidade de produção, já que dependemos das bebidas enviadas pelas delegacias da Receita”, conta o diretor de Projeto da Novatec, Maico Cunha.
Produção
Professores e estudantes dos cursos de Química, Administração e Farmácia estão envolvidos no processo de reaproveitamento. As bebidas destiladas e fermentadas recebidas da Receita são separadas em tambores de mil litros e então armazenadas em tanques aéreos.
É então iniciada a destilação, em um processo parecido com os alambiques. Na primeira etapa, o produto é transformado em álcool com 40% a 50% de pureza. Um novo processo de retificação é feito, para o produto chegar a um grau de 86% de pureza.
O material é levado para o laboratório de análises para chegar ao álcool 70, quando o líquido já pode ser utilizado para limpeza. Para a fabricação do gel, outros produtos químicos são adicionados. O material é envasado na própria universidade, em embalagens a granel, de 5 quilos, ou nos pumps de álcool em gel, para então serem distribuídos às instituições parceiras.
Embalagens
Os resíduos das embalagens das bebidas (vidros, latas e papelão) são encaminhados para a Associação Municipal de Catadores de Guarapuava, que fazem a triagem e encaminham o material para reciclagem.
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Acit, Sifra



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maquete da futura ponte estaiada de Toledo está exposta no Paço Municipal

  O hall de entrada do Paço Municipal Alcides Donin conta com a exposição da maquete da futura ponte estaiada que conectará as rotatórias da Avenida Maripá com a Rua Primeiro de Maio e da Avenida José João Muraro com a Rua Cascavel. A maquete ficará em exposição por tempo indeterminado para que a população conheça o projeto. A cerimônia de entrega oficial do projeto foi realizada na sexta-feira (17) no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico com o repasse de um cheque simbólico do Governo do Estado no valor de R$45 milhões pelo Secretário Estadual das Cidades, Guto Silva.  O prefeito Mario Costenaro destacou que a ponte estaiada sintetiza o espírito de inovação e o compromisso da atual gestão com o futuro de Toledo. “Esta ponte faz parte de um conjunto de ações pensadas para articular toda a cidade, criando novas rotas de trânsito e evitando conflitos viários diante do crescimento que Toledo vem registrando”, explica Costenaro. Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornal...

Inácio Cattani, presidente da Sicredi Progresso PR/SP recebe título de Cidadão Mogiano

O presidente da Sicredi Progresso PR/SP, Inácio Cattani, foi homenageado na segunda-feira, 20, com o título de Cidadão Mogiano, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes/SP. O reconhecimento que concede o título de “Cidadão Mogiano” foi oficializado em sessão ordinária que aprovou o Projeto de Decreto Legislativo n.º 270, de autoria do presidente da Câmara de Vereadores Francimário Vieira (Farofa) e do vereador Pedro Komura.  O evento reuniu autoridades políticas, representantes da sociedade organizada, lideranças e colaboradores da Sicredi Progresso PR/SP, além de amigos e familiares do homenageado. O título de Cidadão Mogiano é considerado uma das maiores distinções concedidas pelo município, reconhecendo a contribuição, o estreitamento de laços e os serviços relevantes prestados à comunidade. O vereador Pedro Komura, um dos propositores da honraria, salientou que o título concedido é reflexo do papel da forte atuação do presidente e da Cooperativa na região. ...

Máquinas agrícolas brasileiras avançam com acesso à internet via satélite

   Dilceu Sperafico*   O agronegócio brasileiro está ganhando novo recurso para enfrentar seus tantos desafios, como falta de verbas públicas, juros altos, elevação dos custos de produção, endividamento, crises climáticas com perdas de safras e concorrência internacional no comércio de alimentos. Como forma de ampliar o acesso às tecnologias de última geração na agropecuária, indústrias de máquinas agrícolas do País estão incluindo acessos à internet via satélite da Starlink em seus equipamentos. Nos últimos meses a empresa de sistemas aeroespaciais SpaceX, dos Estados Unidos, firmou parcerias com diversas indústrias de máquinas do País, para oferecer o recurso de conexão de internet do espaço. O Brasil, segundo especialistas, como um dos maiores produtores agrícolas do mundo, está entre os principais focos da empresa norte-americana. A última dessas indústrias brasileiras foi a Stara, do Rio Grande do Sul, anunciando que também equipará suas máquinas agrícolas com intern...