Pular para o conteúdo principal

Uniprime Pioneira PR: ação para combater poluição sonora

“O que os olhos não veem, os ouvidos podem sentir”. Foi com esse apelo que milhares de pessoas foram sensibilizadas sobre os males que o excesso de sons pode acarretar a saúde. Elas foram abordadas durante a mobilização que os colaboradores das nove agências da Uniprime Pioneira do Paraná realizaram.
Por mais um ano, a cooperativa colocou em prática, junto à comunidade, ações que visam a orientação sobre a poluição sonora utilizando canais de comunicação como rádios, jornais e busdoor, entrega de folders com informações relevantes sobre o assunto, e palestras com profissionais que se sensibilizaram com a causa e contribuíram com o seu conhecimento no projeto.
Na prática, com a comunidade
Foi assim que colaboradores de uma indústria em Santa Helena foram abordados. Eles receberam informações de uma fonoaudióloga no dia que estavam organizados para fazer o exame periódico. Ela aproveitou o conteúdo exposto no folder elaborado pela Uniprime para reforçar suas orientações. “Foi uma ação de grande impacto na rotina dessa empresa. Para nós, foi muito satisfatório poder ter colaborado, de alguma forma, com o bem-estar e a saúde dessas pessoas”, contou o gerente da agência de Santa Helena Emerson Bortoleti.
Já em Guaíra, o foco foram os adolescentes de um colégio. Cerca de 200 alunos e seus professores interagiram com uma fonoaudióloga e de forma dinâmica foram sensibilizados sobre a importância de cuidar da audição, especialmente sobre o uso em excesso de fones de ouvido. “Foi um momento de grande aprendizado e na forma que eles mais gostam: perguntando, contando fatos, debatendo. Os jovens tiraram suas dúvidas e levaram para casa o nosso folder que foi entregue aos pais. Saímos de lá com a sensação de dever cumprido”, relatou a gerente da agência, Eliana Andreghetti da Costa.
Importância aos ouvidos
A iniciativa da Uniprime Pioneira do Paraná tem por objetivo mostrar à população que a poluição sonora é um dos maiores problemas do mundo moderno e a terceira principal fonte de poluição do planeta. “O nosso convite é para que atentemos mais para a nossa saúde auditiva, tão importante para a qualidade de vida”, endossa a assessora da Uniprime Marcia Regina Lunkes Silva, responsável pela campanha.
Estudos mostram que cerca de 10% da população mundial têm algum tipo de perda auditiva e que 30% a 35% dessas perdas são consequências da exposição a ruídos. A exposição intensa e contínua a sons com alta intensidade pode colaborar com a perda precoce da qualidade auditiva. Além disso, a poluição sonora pode causar problemas à saúde como dor de cabeça, insônia, agitação, dificuldade de concentração, estresse, depressão, perda de memória, cansaço, zumbido, entre outros.
Viver News – Wanderley Graeff c/ assessoria
Apoio: Coamo, Acit, Sifra Imobiliária, Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Noite Italiana do Hotel Bella Italia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maquete da futura ponte estaiada de Toledo está exposta no Paço Municipal

  O hall de entrada do Paço Municipal Alcides Donin conta com a exposição da maquete da futura ponte estaiada que conectará as rotatórias da Avenida Maripá com a Rua Primeiro de Maio e da Avenida José João Muraro com a Rua Cascavel. A maquete ficará em exposição por tempo indeterminado para que a população conheça o projeto. A cerimônia de entrega oficial do projeto foi realizada na sexta-feira (17) no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico com o repasse de um cheque simbólico do Governo do Estado no valor de R$45 milhões pelo Secretário Estadual das Cidades, Guto Silva.  O prefeito Mario Costenaro destacou que a ponte estaiada sintetiza o espírito de inovação e o compromisso da atual gestão com o futuro de Toledo. “Esta ponte faz parte de um conjunto de ações pensadas para articular toda a cidade, criando novas rotas de trânsito e evitando conflitos viários diante do crescimento que Toledo vem registrando”, explica Costenaro. Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornal...

Inácio Cattani, presidente da Sicredi Progresso PR/SP recebe título de Cidadão Mogiano

O presidente da Sicredi Progresso PR/SP, Inácio Cattani, foi homenageado na segunda-feira, 20, com o título de Cidadão Mogiano, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes/SP. O reconhecimento que concede o título de “Cidadão Mogiano” foi oficializado em sessão ordinária que aprovou o Projeto de Decreto Legislativo n.º 270, de autoria do presidente da Câmara de Vereadores Francimário Vieira (Farofa) e do vereador Pedro Komura.  O evento reuniu autoridades políticas, representantes da sociedade organizada, lideranças e colaboradores da Sicredi Progresso PR/SP, além de amigos e familiares do homenageado. O título de Cidadão Mogiano é considerado uma das maiores distinções concedidas pelo município, reconhecendo a contribuição, o estreitamento de laços e os serviços relevantes prestados à comunidade. O vereador Pedro Komura, um dos propositores da honraria, salientou que o título concedido é reflexo do papel da forte atuação do presidente e da Cooperativa na região. ...

Máquinas agrícolas brasileiras avançam com acesso à internet via satélite

   Dilceu Sperafico*   O agronegócio brasileiro está ganhando novo recurso para enfrentar seus tantos desafios, como falta de verbas públicas, juros altos, elevação dos custos de produção, endividamento, crises climáticas com perdas de safras e concorrência internacional no comércio de alimentos. Como forma de ampliar o acesso às tecnologias de última geração na agropecuária, indústrias de máquinas agrícolas do País estão incluindo acessos à internet via satélite da Starlink em seus equipamentos. Nos últimos meses a empresa de sistemas aeroespaciais SpaceX, dos Estados Unidos, firmou parcerias com diversas indústrias de máquinas do País, para oferecer o recurso de conexão de internet do espaço. O Brasil, segundo especialistas, como um dos maiores produtores agrícolas do mundo, está entre os principais focos da empresa norte-americana. A última dessas indústrias brasileiras foi a Stara, do Rio Grande do Sul, anunciando que também equipará suas máquinas agrícolas com intern...