Pular para o conteúdo principal

Uniprime Pioneira PR: ação para combater poluição sonora

“O que os olhos não veem, os ouvidos podem sentir”. Foi com esse apelo que milhares de pessoas foram sensibilizadas sobre os males que o excesso de sons pode acarretar a saúde. Elas foram abordadas durante a mobilização que os colaboradores das nove agências da Uniprime Pioneira do Paraná realizaram.
Por mais um ano, a cooperativa colocou em prática, junto à comunidade, ações que visam a orientação sobre a poluição sonora utilizando canais de comunicação como rádios, jornais e busdoor, entrega de folders com informações relevantes sobre o assunto, e palestras com profissionais que se sensibilizaram com a causa e contribuíram com o seu conhecimento no projeto.
Na prática, com a comunidade
Foi assim que colaboradores de uma indústria em Santa Helena foram abordados. Eles receberam informações de uma fonoaudióloga no dia que estavam organizados para fazer o exame periódico. Ela aproveitou o conteúdo exposto no folder elaborado pela Uniprime para reforçar suas orientações. “Foi uma ação de grande impacto na rotina dessa empresa. Para nós, foi muito satisfatório poder ter colaborado, de alguma forma, com o bem-estar e a saúde dessas pessoas”, contou o gerente da agência de Santa Helena Emerson Bortoleti.
Já em Guaíra, o foco foram os adolescentes de um colégio. Cerca de 200 alunos e seus professores interagiram com uma fonoaudióloga e de forma dinâmica foram sensibilizados sobre a importância de cuidar da audição, especialmente sobre o uso em excesso de fones de ouvido. “Foi um momento de grande aprendizado e na forma que eles mais gostam: perguntando, contando fatos, debatendo. Os jovens tiraram suas dúvidas e levaram para casa o nosso folder que foi entregue aos pais. Saímos de lá com a sensação de dever cumprido”, relatou a gerente da agência, Eliana Andreghetti da Costa.
Importância aos ouvidos
A iniciativa da Uniprime Pioneira do Paraná tem por objetivo mostrar à população que a poluição sonora é um dos maiores problemas do mundo moderno e a terceira principal fonte de poluição do planeta. “O nosso convite é para que atentemos mais para a nossa saúde auditiva, tão importante para a qualidade de vida”, endossa a assessora da Uniprime Marcia Regina Lunkes Silva, responsável pela campanha.
Estudos mostram que cerca de 10% da população mundial têm algum tipo de perda auditiva e que 30% a 35% dessas perdas são consequências da exposição a ruídos. A exposição intensa e contínua a sons com alta intensidade pode colaborar com a perda precoce da qualidade auditiva. Além disso, a poluição sonora pode causar problemas à saúde como dor de cabeça, insônia, agitação, dificuldade de concentração, estresse, depressão, perda de memória, cansaço, zumbido, entre outros.
Viver News – Wanderley Graeff c/ assessoria
Apoio: Coamo, Acit, Sifra Imobiliária, Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Noite Italiana do Hotel Bella Italia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usina de etanol de milho de Toledo produzirá 1,8 milhão de litros ao dia

Empreendimento foi apresentado na Prefeitura de Toledo - Carlos "Mini" Rodrigues/PMT Wanderley Graeff - Do Viver Toledo Um investimento de R$ 1,180 bilhão e geração de 1.500 empregos na fase de construção, foi anunciado em Toledo nesta segunda-feira, 1º de dezembro. A usina de etanol que utilizará o milho como matéria prima, será implantada por um grupo empresarial formado pela empresa Hydrographe, com sede em Cuiabá, e um grupo sediado no Rio Grande do Sul, do ramo de combustíveis e agroindustrial.   O empreendimento foi tornado público a partir da resolução dos entraves burocráticos iniciais, partindo agora para o processo de licenciamento ambiental, conforme detalhado em coletiva de imprensa na Prefeitura de Toledo. Participaram o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio de Marchi, o deputado federal Dilceu Sperafico, vereadores, secretários e lideranças, além dos representantes da Hydrographe, João Vianei e Paulo Rangel.   O projeto irá desenvolver toda a região, b...

Usina de etanol de milho de quase R$ 1,2 bi será anunciada em Toledo

Empreendimento bilionário será anunciado em Toledo - Catve Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo Um investimento estimado em 1 bilhão e 180 milhões de reais e geração de um grande número de empregos na fase de construção será anunciado em Toledo nesta segunda-feira, 1º de dezembro. Trata-se de uma usina de etanol que utilizará o milho como matéria prima e deverá consolidar ainda mais a condição de Toledo como Capital do Agronegócio do Paraná.   O empreendimento será feito por um grupo empresarial do Rio Grande do Sul, segundo apurou a reportagem do Viver Toledo e da Rádio Guaçu. Os detalhes serão tornados públicos às 11h de segunda-feira, em ato na Prefeitura de Toledo, com a presença do prefeito Mario Costenaro e do deputado federal Dilceu Sperafico, principais articuladores para o empreendimento, de acordo com fonte deste veículo. Outras lideranças, políticas e empresariais, também participarão da cerimônia   O milho é o principal componente energético da ração para aves e ...

Virada Cultural acontece final de semana com diversas atrações

Nesta sexta-feira (5), às 19h, a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria da Cultura, dará início a 14ª edição da Virada Cultural, evento que celebra a arte e a cultura local com apresentações musicais e teatrais com uma programação gratuita e diversificada para todas as idades. Nesta edição, a comemoração contará com mais de 40 atrações ao longo de três dias e em quatro locais distintos. A 14ª Virada Cultural de Toledo tem como objetivo principal promover o acesso à cultura, reunindo diversas manifestações culturais em um evento gratuito e democrático. “Realizar iniciativas como essa é muito importante pois fortalece a identidade cultural, valoriza artistas locais e amplia o acesso da população às atividades culturais. Além disso, contribui para divulgar o nome da cidade, movimentar a economia criativa e posicionar Toledo como um polo cultural ativo e reconhecido”, comentou a diretora do Departamento de Cultura, Karla Celant. Além das apresentações musicais e teatrais, esta edição...