Pular para o conteúdo principal

Vacina contra meningite recebe reforço e entra para o calendário anual


A vacina Meningo ACWY passa a partir deste mês de abril a fazer parte do calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde. Ela protege contra a Meningite Menincocócita e infecções generalizadas. Ela está disponível para adolescentes com 11 e 12 anos de idade. 
A decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde devido a uma análise que apontou uma mudança na epidemiologia da meningite com aumento dos casos da tipologia W – não coberta pela vacina atualmente disponibilizada pelo sistema público. Dados da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) mostram que em 2007 os casos de meningite pelo tipo W eram de 4,1% em Santa Catarina, mas no ano passado esse número já estava em 39,3%.
Meningite meningocócica é uma forma grave de meningite bacteriana, altamente contagiosa, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo.
Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleunice Sarturi, a introdução dessa vacina para adolescentes tem como intuito garantir a sustentabilidade da oferta da vacina contendo o sorotipo C, além de proteger quanto ao sorogrupo W, considerando a gravidade da doença. Na prática, o serviço público oferecia a vacina contra meningite C, mas essa nova vacina deverá substituí-la, cobrindo mais três tipos de sorologia.
 “Estes sorogrupos são de grande importância epidemiológica na distribuição de doenças meningocócicas, sendo que a ocorrência dessas doenças varia conforme o país ou região no mundo.  A vacina é uma das principais formas de prevenção contra a doença. E a maioria dos indivíduos podem ser portadores assintomáticos, podendo ser transmissores da doença. Para algumas pessoas pode ser de grande gravidade”, alerta a Enfermeira.
Essa vacina estava disponível apenas no sistema particular e custa, em média, R$ 500 cada dose. A partir deste mês de abril estará disponível para adolescentes de 11 e 12 anos de idade em cinco postos de vacinação de Toledo, conforme a reorganização do sistema de saúde do município. 
A UBS São Francisco é referência para a população do Alto Panorama, Panorama e São Francisco; O Centro de Saúde é referência para a população da Paulista, Bressan, Porto Alegre e Centro; a UBS Maracanã é referência do próprio Maracanã; UBS Europa é referência para Jardim Concórdia, Santa Clara e Europa; e UBS Coopagro é referência para Industrial, Pancera, Cosmos e Coopagro. 
Cleunice lembra que como a vacina fará parte do calendário de vacinas, estará disponível durante o ano todo, não necessitando que todos compareçam de imediato nas unidades de saúde apenas para este fim. 
A população estimada na faixa etária de 11 e 12 anos em Toledo é de aproximadamente quatro mil jovens. 
A partir desta terça-feira (14) as doses já estarão disponíveis. A Secretaria de Saúde lembra a população para tomar os cuidados de higiene e prevenção necessários ao sair nas ruas e procurar o serviço de saúde em função da pandemia do novo coronavírus. 
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Club, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Noite Italiana do Hotel Bella Itália, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Prati-Donaduzzi, Pharma S. A., Athus Inglês, Soles Sushi



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre aos 36 anos em Toledo o médico André Avelino Campagnolo

André Campagnolo - Reprodução/rede social Faleceu na madrugada deste sábado o médico André Avelino Campagnolo, 36, que estava internado em Unidade de Terapia Intensiva. Ele se encontrava em seu apartamento no Jardim La Salle na tarde de quinta-feira (02), quando foi encontrado inconsciente pelo pai, o médico Sérgio Campagnolo, após não responder às ligações.   André teve uma crise convulsiva, seguida de broncoaspiração e parada cardíaca. Após os primeiros atendimentos realizados pelo pai, ele foi levado para o Hospital Dr. Campagnolo onde vinha recebendo os cuidados, mas infelizmente seu estado de saúde evoluiu para um quadro irreversível.   André é membro de uma das mais tradicionais famílias do Oeste do Paraná, com vários médicos. Ele é filho dos médicos Sérgio e Fátima Campagnolo, ela também ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal. Ele é neto do médico e ex-prefeito Avelino Campagnolo, que faleceu em 2019 e construiu o hospital que leva seu nome. Também são médicos...

Médico membro de tradicional família está em estado grave após parada cardíaca

Médico André Campagnolo - Reprodução/Instagram O médico André Avelino Campagnolo está internado em Unidade de Terapia Intensiva depois de ter sofrido uma parada cardíaca na tarde de quinta-feira (02), em casa. De acordo com o radialista Edio Rosseto, da Rádio Guaçu, que recebeu as informações do pai de André, o também médico Sérgio Campagnolo, seu estado de saúde é grave.   André é membro de uma das mais tradicionais famílias do Oeste do Paraná. Ele é filho dos médicos Sérgio e Fátima Campagnolo, ela também ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal. Ele é neto do médico e ex-prefeito Avelino Campagnolo, que faleceu em 2019 e construiu o hospital que leva seu nome.   Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Trabalhador caiu da torre de Toledo, uma das mais altas estruturas do Paraná

Torre de Toledo - Wanderley Graeff/VT Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo A Catedral Cristo Rei ao fundo fica pequena diante da magnitude da edificação e o prédio residencial de 15 pavimentos servem de referência para a grandiosidade da torre de telecomunicações de Toledo. O que muita gente não sabe é que a construção da mais alta edificação do Oeste do Paraná revela em sua história uma tragédia: a queda livre de um operário da obra.   São 109,5 metros, uma das mais altas construções do Paraná. Conhecida inicialmente como a “Torre da Telepar”, a estrutura foi edificada na década de 1990 e chamava a atenção de todos os pontos da cidade à medida em que ganhava altura. A localização é estratégica, na confluência da Rua Bento Munhoz da Rocha com a Rua Santos Dumont e o Largo São Vicente de Paulo.  Era para ser também uma torre aberta ao turismo, mas as tratativas à época não evoluíram pelo alto custo.  Para o projeto, chegou a ser pensado na implantação de um elevador e um...