Pular para o conteúdo principal

Trabalhador caiu da torre de Toledo, uma das mais altas estruturas do Paraná

Torre de Toledo - Wanderley Graeff/VT


Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo
A Catedral Cristo Rei ao fundo fica pequena diante da magnitude da edificação e o prédio residencial de 15 pavimentos servem de referência para a grandiosidade da torre de telecomunicações de Toledo.

O que muita gente não sabe é que a construção da mais alta edificação do Oeste do Paraná revela em sua história uma tragédia: a queda livre de um operário da obra.
 
São 109,5 metros, uma das mais altas construções do Paraná. Conhecida inicialmente como a “Torre da Telepar”, a estrutura foi edificada na década de 1990 e chamava a atenção de todos os pontos da cidade à medida em que ganhava altura. A localização é estratégica, na confluência da Rua Bento Munhoz da Rocha com a Rua Santos Dumont e o Largo São Vicente de Paulo. 
Era para ser também uma torre aberta ao turismo, mas as tratativas à época não evoluíram pelo alto custo. Para o projeto, chegou a ser pensado na implantação de um elevador e uma plataforma que serviriam como um marco para visitas turísticas. Várias discussões foram efetivadas por lideranças, mas a empresa não quis bancar o empreendimento e a prefeitura à época não estava em condições de realizar o investimento. 

Ao lado, resistindo ao tempo, a antiga torre metálica continua sendo utilizada, servindo ao seu propósito, ao lado da "irmã" imponente em concreto. Nos anos de 1981 um caso inusitado ocorreu, quando um conhecido radialista da época subiu na torre metálica após uma noitada de festa com amigos, todos conhecidos da sociedade toledana. "Foi um momento de empolgação, de certa irresponsabilidade da fase mais jovem", disse ele ao Viver Toledo.

Símbolos da cidade
WG/VT
A imagem contém um pouco da história de Toledo com três símbolos da cidade enquadrados na mesma imagem. Em primeiro plano, a estátua de Bento Munhoz da Rocha Neto, que estava à frente do Governo do Paraná quando em 14/11/1951 criou por decreto o Município de Toledo.

O acidente 
A "Torre da Telepar" foi notícia quando de um infortúnio de um trabalhador, que despencou do alto durante as obras, causando comoção na cidade. Numa época ainda sem as redes sociais, a notícia logo se espalhou através das emissoras de rádio e pelo “boca a boca”, atraindo uma multidão para o local, onde logo uma lona cobriria o corpo inerte do homem, que tinha vindo do Rio Grande do Sul, contratado pela empreiteira que executou a obra. 

Registro de 2011, pelo médico Sérgio Campagnolo, dono da Rádio Guaçu, que tem a fotografia como um hobby
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

  1. Não tem fotos da torre sendo construída podia construir mais uma torre do lado pra ser torre gêmea e pra ser um ponto turístico

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Morre a tradicionalista toledana Maria Helena Jacobsen

Dona Helena Jacobsen - Arte: CTG Chama Crioula Faleceu na madrugada desta quarta-feira (7), a empresária aposentada Maria Helena Jacobsen, 80 anos, que era muito conhecida nos meios tradicionalistas. Ela era viúva de Aureliano Jacobsen, o “Pequito”, e ambos eram considerados entre os esteios do CTG Chama Crioula, uma das três entidades tradicionalistas da cidade. Ela deixa a filha Yara e o neto Julio Jacobsen.   Por várias décadas, o casal comandou a empresa de ônibus Transtol, concessionária do transporte coletivo de Toledo e dona de frota de ônibus de turismo, até a venda da concessionária para o grupo Gulin/Viação Sorriso de Toledo.   Dona Helena estava internada na UTI do Hospital São Lucas, em Cascavel. Desde dezembro ela estava com problemas de saúde e em quadro infeccioso. Seu falecimento foi declaro à 1h desta quarta-feira.   O velório é realizado no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, até às 17h. O corpo será trasladado para Ronda Alta, no Rio Grande do Sul,...

Habemos papam! Americano Robert Prevost é o novo Papa

A Igreja Católica tem um novo comandante. O novo papa foi eleito no início da tarde desta quinta-feira (8). Eram 18h07 em Roma - 13h07 no horário de Brasília quando o mundo ficou sabendo da novidade. O americano Robert Francis Prevost  é o novo sucessor de Pedro e será chamado de Papa Leão XIV. "Quero que essa saudação de paz entre no coração de vocês", disse o papa em seu primeiro pronunciamento.      A escolha do novo pontífice ocorreu no segundo dia do conclave do Colégio Cardinalício. Após a apuração da quarta votação, a fumaça branca no Vaticano sinalizou que o pontífice havia sido escolhido por pelo menos um terço dos votos dos cardeais. Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Mais de 180 condutores flagrados em alta velocidade neste sábado

Durante operações de fiscalização de velocidade realizadas por policiais militares da 3ª Cia. do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual em toda a região Oeste do Paraná, foram flagrados 183 condutores conduzindo veículos em velocidade acima da permitida nas rodovias estaduais.   A operação foi realizada nas regiões de Cascavel, Medianeira, Missal e Iporã, em localidades onde a velocidade contribui para a ocorrência de sinistros de trânsito graves, em sua maioria, ocasionados por excesso de velocidade.   Foram flagrados condutores em velocidades acima de 50% da velocidade máxima permitida, o que deve acarretar na suspensão do direito de dirigir do infrator.   De acordo com a corporação, as operações são realizadas diariamente, com ênfase nos finais de semana, para prevenir sinistros de trânsito. Nenhum acidente foi registrado neste sábado. Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Ru...