Pular para o conteúdo principal

Trabalhador caiu da torre de Toledo, uma das mais altas estruturas do Paraná

Torre de Toledo - Wanderley Graeff/VT


Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo
A Catedral Cristo Rei ao fundo fica pequena diante da magnitude da edificação e o prédio residencial de 15 pavimentos servem de referência para a grandiosidade da torre de telecomunicações de Toledo.

O que muita gente não sabe é que a construção da mais alta edificação do Oeste do Paraná revela em sua história uma tragédia: a queda livre de um operário da obra.
 
São 109,5 metros, uma das mais altas construções do Paraná. Conhecida inicialmente como a “Torre da Telepar”, a estrutura foi edificada na década de 1990 e chamava a atenção de todos os pontos da cidade à medida em que ganhava altura. A localização é estratégica, na confluência da Rua Bento Munhoz da Rocha com a Rua Santos Dumont e o Largo São Vicente de Paulo. 
Era para ser também uma torre aberta ao turismo, mas as tratativas à época não evoluíram pelo alto custo. Para o projeto, chegou a ser pensado na implantação de um elevador e uma plataforma que serviriam como um marco para visitas turísticas. Várias discussões foram efetivadas por lideranças, mas a empresa não quis bancar o empreendimento e a prefeitura à época não estava em condições de realizar o investimento. 

Ao lado, resistindo ao tempo, a antiga torre metálica continua sendo utilizada, servindo ao seu propósito, ao lado da "irmã" imponente em concreto. Nos anos de 1981 um caso inusitado ocorreu, quando um conhecido radialista da época subiu na torre metálica após uma noitada de festa com amigos, todos conhecidos da sociedade toledana. "Foi um momento de empolgação, de certa irresponsabilidade da fase mais jovem", disse ele ao Viver Toledo.

Símbolos da cidade
WG/VT
A imagem contém um pouco da história de Toledo com três símbolos da cidade enquadrados na mesma imagem. Em primeiro plano, a estátua de Bento Munhoz da Rocha Neto, que estava à frente do Governo do Paraná quando em 14/11/1951 criou por decreto o Município de Toledo.

O acidente 
A "Torre da Telepar" foi notícia quando de um infortúnio de um trabalhador, que despencou do alto durante as obras, causando comoção na cidade. Numa época ainda sem as redes sociais, a notícia logo se espalhou através das emissoras de rádio e pelo “boca a boca”, atraindo uma multidão para o local, onde logo uma lona cobriria o corpo inerte do homem, que tinha vindo do Rio Grande do Sul, contratado pela empreiteira que executou a obra. 

Registro de 2011, pelo médico Sérgio Campagnolo, dono da Rádio Guaçu, que tem a fotografia como um hobby
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Velório de Neneca Furlan ocorre na cripta da Catedral Cristo Rei

Neneca durante viagem recente com a família - rede social Publicado em 05/12/2024 às 21h36 - Atualizado em 06/12/2024 às 9h44 O velório de Neusa Carmen Coelho de Souza Furlan, conhecida carinhosamente por "Neneca" acontece durante todo o dia desta sexta-feira (06), na cripta da Catedral Cristo Rei. Ela convalescia de um câncer e faleceu na noite de quinta-feira (05), em Toledo. O sepultamento está previsto para às 17h, no Cemitério Cristo Rei.   Neneca era filha do advogado e empresário Pedrinho Furlan, felecido em setembro de 2022, e de dona Moema; ele por décadas diretor da Sadia e patrono do extraordinário e vencedor projeto da Ginástica Rítmica, que levou Toledo à conquista de medalhas em Jogos Panamericanos e a disputa olímpica.  Furlan se destacou de maneira indelével na vida social e empresarial de Toledo e do Paraná, através da atividade profissional como diretor administrativo e financeiro da Sadia, hoje BRF, e no forte apoio a causas sociais, comunitárias e esportiv...

Morre ex-atleta de um dos grandes times do futebol de Toledo

Paco, segundo agachado, no grande time de 1983 - Arquivo Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo - Faleceu na manhã desta quarta-feira (27), no Hospital Municipal Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, o ex-atleta profissional de futebol Paco - Paulo Roberto Leandro de Souza , aos 65 anos. Ele enfrentava problemas de saúde e estava internado há vários dias.   Paco se estabeleceu em Toledo após o encerramento da carreira e atuou, entre outras atividades, como árbitro em várias edições do Campeonato Amador e em diversas competições na cidade.   Ele chegou ao elenco do Toledo Futebol Clube em 1983 e fez parte de um dos melhores times da história do futebol regional. O "Toledão" representava a cidade à época no futebol profissional. Era um time muito competitivo, que batia de frente com os grandes do futebol paranaense e levava grandes públicos ao Estádio 14 de Dezembro, num elenco que contava, entre outros, com o goleiro Zetti que mais tarde brilhou com as camisas do Palmeira...