Pular para o conteúdo principal

Trabalhador caiu da torre de Toledo, uma das mais altas estruturas do Paraná

Torre de Toledo - Wanderley Graeff/VT


Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo
A Catedral Cristo Rei ao fundo fica pequena diante da magnitude da edificação e o prédio residencial de 15 pavimentos servem de referência para a grandiosidade da torre de telecomunicações de Toledo.

O que muita gente não sabe é que a construção da mais alta edificação do Oeste do Paraná revela em sua história uma tragédia: a queda livre de um operário da obra.
 
São 109,5 metros, uma das mais altas construções do Paraná. Conhecida inicialmente como a “Torre da Telepar”, a estrutura foi edificada na década de 1990 e chamava a atenção de todos os pontos da cidade à medida em que ganhava altura. A localização é estratégica, na confluência da Rua Bento Munhoz da Rocha com a Rua Santos Dumont e o Largo São Vicente de Paulo. 
Era para ser também uma torre aberta ao turismo, mas as tratativas à época não evoluíram pelo alto custo. Para o projeto, chegou a ser pensado na implantação de um elevador e uma plataforma que serviriam como um marco para visitas turísticas. Várias discussões foram efetivadas por lideranças, mas a empresa não quis bancar o empreendimento e a prefeitura à época não estava em condições de realizar o investimento. 

Ao lado, resistindo ao tempo, a antiga torre metálica continua sendo utilizada, servindo ao seu propósito, ao lado da "irmã" imponente em concreto. Nos anos de 1981 um caso inusitado ocorreu, quando um conhecido radialista da época subiu na torre metálica após uma noitada de festa com amigos, todos conhecidos da sociedade toledana. "Foi um momento de empolgação, de certa irresponsabilidade da fase mais jovem", disse ele ao Viver Toledo.

Símbolos da cidade
WG/VT
A imagem contém um pouco da história de Toledo com três símbolos da cidade enquadrados na mesma imagem. Em primeiro plano, a estátua de Bento Munhoz da Rocha Neto, que estava à frente do Governo do Paraná quando em 14/11/1951 criou por decreto o Município de Toledo.

O acidente 
A "Torre da Telepar" foi notícia quando de um infortúnio de um trabalhador, que despencou do alto durante as obras, causando comoção na cidade. Numa época ainda sem as redes sociais, a notícia logo se espalhou através das emissoras de rádio e pelo “boca a boca”, atraindo uma multidão para o local, onde logo uma lona cobriria o corpo inerte do homem, que tinha vindo do Rio Grande do Sul, contratado pela empreiteira que executou a obra. 

Registro de 2011, pelo médico Sérgio Campagnolo, dono da Rádio Guaçu, que tem a fotografia como um hobby
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

  1. Não tem fotos da torre sendo construída podia construir mais uma torre do lado pra ser torre gêmea e pra ser um ponto turístico

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sperafico propõe título de Capital Nacional do Arrancadão de Tratores a Maripá

Deputado anunciou a proposta durante a 25ª Festa das Orquídeas e do Peixe,ao lado de seu filho Natan Sperafico Dilceu Sperafico, Anderson Bento Maria e Natan Sperafico Durante a 25ª edição da tradicional Festa das Orquídeas e do Peixe, realizada no último domingo (31), o deputado federal Dilceu Sperafico (UniãoProgressista/PR) anunciou oficialmente a apresentação do Projeto de Lei 3208/2025, que concede ao município de Maripá o título de Capital Nacional do Arrancadão de Tratores.   A proposta foi protocolada na Câmara dos Deputados em 2 de julho de 2025 e reconhece a relevância cultural, social e econômica da prática esportiva e festiva no município. Maripá é conhecida nacionalmente pela realização anual do Arrancadão de Tratores, evento que atrai milhares de visitantes e movimenta o comércio local, reforçando a identidade rural e o espírito competitivo dos produtores e entusiastas da agricultura mecanizada.   Sperafico esteve presente na festa acompanhado de seu filho, o ex-...

Projeto de Ordenamento da Piscicultura avança para a Fase II com parceria do Biopark Educação

  Após resultados expressivos na primeira etapa, o Projeto de Ordenamento da Piscicultura no Paraná inicia sua Fase II, fortalecendo a rede de pesquisa e ampliando a parceria entre instituições como Biopark Educação, Embrapa Pesca e Aquicultura, Fundação Araucária, SETI-PR, Unioeste e IFPR. O foco agora é compreender a expansão histórica da atividade e seus impactos socioambientais, garantindo bases sólidas para políticas públicas e a consolidação da certificação de sustentabilidade da piscicultura paranaense. De acordo com o pesquisador da UMIPI Oeste Paranaense, Bruno Aparecido da Silva, a primeira fase foi essencial para mapear áreas de cultivo e potenciais zonas de expansão. “A partir desse diagnóstico inicial, conseguimos avançar agora para a avaliação do passado da atividade aquícola estadual. O objetivo é compreender se a piscicultura cresceu de forma sustentável, seguindo a legislação, contribuindo para a preservação da vegetação nativa, ou se avançou sobre áreas degradadas...

Concurso de Bolsas da Rede Alfa de Ensino acontece no próximo dia 13

Acontece no próximo dia 13, o Concurso de Bolsas da Rede Alfa de Ensino, uma excelente oportunidade para seu filho estudar numa escola de excelência com desconto exclusivo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.ensinoalfa.com.br/lp-concurso-de-bolsas/ A prova vai acontecer na unidade de Toledo para alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Na oportunidade, os participantes terão uma visita guiada pelo colégio e uma palestra sobre a proposta pedagógica, para que as famílias conheçam de perto tudo o que faz do Alfa uma escola única. Alfa Toledo Em Toledo, o Alfa fica localizado na Avenida Maripá, 6292 – Jardim La Salle. Telefone: (45) 3252-1784. A escola tem estrutura moderna, equipe de excelência e o compromisso de entregar uma educação que transforma vidas. Além da grade padrão, os estudantes contam com projetos exclusivos como Cidadania, ZOOM, Laboratório de Inteligência de Vida e o ensino bilíngue, que ampliam horizontes e preparam para o futuro....