Pular para o conteúdo principal

Trabalhador caiu da torre de Toledo, uma das mais altas estruturas do Paraná

Torre de Toledo - Wanderley Graeff/VT


Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo
A Catedral Cristo Rei ao fundo fica pequena diante da magnitude da edificação e o prédio residencial de 15 pavimentos servem de referência para a grandiosidade da torre de telecomunicações de Toledo.

O que muita gente não sabe é que a construção da mais alta edificação do Oeste do Paraná revela em sua história uma tragédia: a queda livre de um operário da obra.
 
São 109,5 metros, uma das mais altas construções do Paraná. Conhecida inicialmente como a “Torre da Telepar”, a estrutura foi edificada na década de 1990 e chamava a atenção de todos os pontos da cidade à medida em que ganhava altura. A localização é estratégica, na confluência da Rua Bento Munhoz da Rocha com a Rua Santos Dumont e o Largo São Vicente de Paulo. 
Era para ser também uma torre aberta ao turismo, mas as tratativas à época não evoluíram pelo alto custo. Para o projeto, chegou a ser pensado na implantação de um elevador e uma plataforma que serviriam como um marco para visitas turísticas. Várias discussões foram efetivadas por lideranças, mas a empresa não quis bancar o empreendimento e a prefeitura à época não estava em condições de realizar o investimento. 

Ao lado, resistindo ao tempo, a antiga torre metálica continua sendo utilizada, servindo ao seu propósito, ao lado da "irmã" imponente em concreto. Nos anos de 1981 um caso inusitado ocorreu, quando um conhecido radialista da época subiu na torre metálica após uma noitada de festa com amigos, todos conhecidos da sociedade toledana. "Foi um momento de empolgação, de certa irresponsabilidade da fase mais jovem", disse ele ao Viver Toledo.

Símbolos da cidade
WG/VT
A imagem contém um pouco da história de Toledo com três símbolos da cidade enquadrados na mesma imagem. Em primeiro plano, a estátua de Bento Munhoz da Rocha Neto, que estava à frente do Governo do Paraná quando em 14/11/1951 criou por decreto o Município de Toledo.

O acidente 
A "Torre da Telepar" foi notícia quando de um infortúnio de um trabalhador, que despencou do alto durante as obras, causando comoção na cidade. Numa época ainda sem as redes sociais, a notícia logo se espalhou através das emissoras de rádio e pelo “boca a boca”, atraindo uma multidão para o local, onde logo uma lona cobriria o corpo inerte do homem, que tinha vindo do Rio Grande do Sul, contratado pela empreiteira que executou a obra. 

Registro de 2011, pelo médico Sérgio Campagnolo, dono da Rádio Guaçu, que tem a fotografia como um hobby
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

  1. Não tem fotos da torre sendo construída podia construir mais uma torre do lado pra ser torre gêmea e pra ser um ponto turístico

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O famoso Mosquito será atração na Guaçu FM, terça-feira

M osquito com Aldair Boufleuer, Adelar Pelanka e Wanderley Graeff O programa Guaçu Notícias, da Rádio Guaçu - FM 100,7, AM 810 e www.radioguacu.com.br , reserva uma atração especial para esta terça-feira (15). O empresário e influencer Valdir Wilhems, o “Mosquito”, será o entrevistado do Programa a partir das 8h.   O dono do “Boteco do Mosquito” é o convidado da atração que está levando ao ar o maior conteúdo jornalístico do rádio regional. Ele vai falar sobre a sua trajetória na gastronomia e de como se tornou um fenômeno nas redes sociais, com cerca de 750 mil seguidores de várias regiões do país, que o levou a receber o título simbólico de “Embaixador de Toledo”.   Sobre o Guaçu Notícias O programa traz diariamente uma síntese dos principais assuntos do dia com blocos dedicados a temas como a segurança pública, o esporte e as notícias locais, regionais e estaduais, além de utilidade pública, como loterias e oportunidades de emprego.   Um dos blocos é inteiramente dedic...

Oeste Brasil trabalha na formação do elenco e anuncia primeiros nomes para a Terceirona

Yan, que atuou pelo Oeste Brasil em 2024 é nome confirmado A diretoria do Oeste Brasil FC tem definido o planejamento para a disputa do Campeonato Paranaense – Terceira Divisão, que terá início em 24 de agosto, quando a equipe toledana enfrentará o Sport, em Campo Mourão. Itens importantes como a definição do orçamento e plano de negócios foram delineados nas reuniões recentes do grupo diretivo.   A primeira confirmação é a de Eduardo Dallagnol para a comissão técnica. O ex-zagueiro do Toledo, Ituano, Fortaleza e Vasco, entre outros times, é o atual técnico do elenco do Oeste Brasil no Paranaense Sub-20 e novamente integrará a comissão técnica profissional. Os demais nomes serão definidos em breve, assim como todo o elenco, cuja apresentação deverá ocorrer na próxima semana.   O presidente do clube, Agenor Piccinin, anuncia que três nomes do elenco que vestiram a camisa do Oeste Brasil em 2024, estão alinhados para a competição. São eles, o goleiro Matheus, que estava no Patri...

Oeste Brasil anuncia mais quatro reforços para o elenco que disputará a Terceirona

Atacante Felipe Renan atuou futebol coreano A diretoria do Oeste Brasil FC confirmou a contratação de mais quatro atletas para o elenco que disputará o Campeonato Paranaense – Terceira Divisão. A equipe toledana fará a sua estreia na competição no dia 24 de agosto, diante do Sport, em Campo Mourão.   Após o anúncio, semana passada, das três primeiras contratações envolvendo jogadores que atuaram pelo clube em 2024 – Matheus, Yan e Samir -, quatro atletas, sendo três atacantes e um lateral, foram anunciados nesta quinta-feira.   O lateral Harinson tem 24 anos e estava no Laranja Mecânica, de Arapongas, nas disputas da Segundona Paranaense. Seu currículo inclui a base do Cruzeiro e passagens pelo profissional pelo Moto Clube-MA e equipes dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.   O atacante Emanuel tem 25 anos, 1,87, é canhoto e também atuou pelo Laranja Mecânica. Já defendeu o Batel e o Azuriz, além do Sub-23 do Marítimo, de Portugal.   Com 27 anos, o atacante F...