Pular para o conteúdo principal

Morre uma lenda do futebol toledano

Ivo Campagnolo foi atleta profissional de um só time
Ivo com os cunhados Laerte e Luli Angeli, em confraternização familiar

Com Marinho, Romeu, Edivaldo, Dagoberto, Vaquinha e Oliveira, entre outros, no bom time do Toledo de 1979
Formação de 1983 já no novo 14 de Dezembro

A seleção celestial de futebol recebeu um reforço, não só de um bom atleta, mas sobretudo de um cidadão de caráter exemplar. Ex-atleta profissional de maior longevidade vestindo uma única camisa no Oeste do Paraná, Ivo Campagnolo, faleceu no final da manhã desta sexta-feira (03), aos 69 anos de idade, deixando a esposa Leci, três filhos e quatro netos.
Ivo tinha acabado de iniciar a sua caminhada habitual na região entre o Parque Ecológico Diva Paim Barth e a Unioeste, onde residia, quando foi encontrado desfalecido por um vizinho, pouco depois das 11 horas. Acionado o serviço de emergência, os longos minutos de tentativa de ressuscitação não surtiram efeito e foi confirmado o óbito por infarto.
Ivo Campagnolo é o nome mais fortemente associado à história do futebol profissional de Toledo. De estatura mediana, compensava a exigência física para um zagueiro com qualidade técnica e impulsão. Correto dentro e fora do campo, jamais foi expulso mesmo atuando na área mais sensível do campo.
Ele já atuava no time amador do Toledo Futebol Clube quando se deu o início à era profissional na segunda metade dos anos de 1970. Disputou a divisão de acesso e subiu com o time que estreou na elite do Campeonato Paranaense em 1979, numa equipe em que tinha como companheiros Dicar, Irineu, Ademar, Edivaldo, Dagoberto, Oliveira, Isaías, Vaquinha, Paulinho (depois Paulinho Cascavel), Odilon, Ademir Kaefer e Marcos Tranquilo, entre outros.
Com a Seleção Ouro de Toledo, onde atuou por vários anos
De perfil sempre discreto, Ivo observava os times do Toledo sempre começarem a jogar com os reforços trazidos de fora. Aos poucos, ia conquistando espaço para não mais deixar o time titular. Foi assim em 1983, quando o Toledo teve a melhor formação da história do futebol local, que tinha como base o goleiro Zetti, emprestado do Palmeiras; Vanderlei, Márcio, ex-Atlético-MG titular na decisão por pênaltis do Brasileiro de 1978 contra o São Paulo, Ivo e Paraná; Clóvis, Paco e Hélio Ninho; Osmair, Amarildo, mais tarde Botafogo, Internacional, Lázio-IT e São Paulo, e Mané.
Após encerrar a carreira profissional depois de uma lesão no joelho, Ivo dedicou-se à fotografia, atuando por muitos anos no Foto Clivati e mais tarde com uma empresa própria, em sociedade com seu amigo Zigomar Scholler. Trocou o ambiente profissional pelo amador, requisitado por várias equipes, como Bangu, Nacional, Ouro Verde de Novo Sarandi, Grêmio de Vila Nova, Canarinho e São Paulo. Por vários anos jogou no time de veteranos do Toledão e por último, mesmo aos 69 anos, era o mais respeitado zagueiro das seleções Ouro e Prata de Toledo.
Veja em vídeo a opinião do editor Wanderley Graeff, que acompanhou parte da carreira e conviveu com Ivo Campagnolo.

Viver Toledo – Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff

Apoio: Coamo, Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBOLSA, Pharma S/A




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biopark anuncia expansão de tecnologia de queijos premiados para todo o Paraná

Ecossistema eleito o melhor hub de inovação do país em 2025 escala seu modelo de biotecnologia premiado internacionalmente para fortalecer a competitividade de produtores em todas as regiões do estado Queijos finos: Biopark dá suporte a pequenos produtores Eleito pela Anprotec como o melhor Hub de Inovação do Brasil em 2025, o Biopark inicia o calendário de 2026 com um anúncio estratégico para o agronegócio. Durante o Show Rural Coopavel, o ecossistema oficializa a expansão do Projeto Queijos Finos para outras regiões do Estado. A iniciativa, que já soma 72 medalhas internacionais, passa a integrar as políticas de desenvolvimento do Governo do Paraná.   A oficialização ocorre na terça-feira (10), às 9h, com a participação das secretarias estaduais de Agricultura e Abastecimento (Seab), Indústria e Comércio (Seic) e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), além de parceiros como IDR-PR, Sebrae/PR, Fundação Araucária e Prefeitura de Toledo. O objetivo é levar a biotecnologia des...

Educação: o escudo mais poderoso diante da violência contra a mulher

  Por Paulo Rocha* A violência contra a mulher não começa no tapa. Ela nasce muito antes — nas palavras que ferem, nos silêncios que consentem, nos estereótipos que se repetem, na omissão coletiva que normaliza o inaceitável. E toda cultura que tolera a violência fracassa moralmente. Por isso, o enfrentamento dessa barbárie vai além da segurança pública. É um desafio educacional, civilizatório. Não se trata de assumir uma posição ideológica — como se houvesse mais de uma possível. A escola precisa romper o silêncio e incorporar esse tema com seriedade. A educação atua como escudo em três frentes: prevenção, proteção e transformação. Ensinar respeito, empatia e igualdade desde a infância é enfrentar a raiz da violência. Crianças e jovens precisam aprender que força não é dominação, que diferenças não justificam desigualdades e que autonomia, voz e dignidade não são concessões — são direitos de todas as pessoas. Silenciar é educar para a violência. Ignorar o problema não o elimina — ...

Governo do Estado autoriza obra do Ambulatório de Especialidades e Maternidade em Toledo

Foi realizada na quinta-feira (5), no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, a solenidade de assinatura da autorização para a execução de obras na área da saúde no município, que somam mais de R$ 20 milhões. O ato foi conduzido pelo secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, e marcou a liberação de investimentos para a implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Porte III e de uma Maternidade de Baixo Risco. As estruturas deverão ser construídas em terreno próximo ao Hospital Regional de Toledo (HRT). Complexo de Saúde  Durante a solenidade, o secretário Beto Preto também oficializou o investimento de R$ 6,8 milhões para que o município implante o Complexo Municipal de Saúde no Centro Administrativo Municipal Duílio Genari, no antigo prédio do Super Muffato, na Avenida Maripá. O local deverá concentrar a Central de Especialidades, o Ambulatório Materno Infantil (AMI), e um Ambulatório Pediátrico. AME Porte III  A obra contará com investimento...