Pular para o conteúdo principal

Morre uma lenda do futebol toledano

Ivo Campagnolo foi atleta profissional de um só time
Ivo com os cunhados Laerte e Luli Angeli, em confraternização familiar

Com Marinho, Romeu, Edivaldo, Dagoberto, Vaquinha e Oliveira, entre outros, no bom time do Toledo de 1979
Formação de 1983 já no novo 14 de Dezembro

A seleção celestial de futebol recebeu um reforço, não só de um bom atleta, mas sobretudo de um cidadão de caráter exemplar. Ex-atleta profissional de maior longevidade vestindo uma única camisa no Oeste do Paraná, Ivo Campagnolo, faleceu no final da manhã desta sexta-feira (03), aos 69 anos de idade, deixando a esposa Leci, três filhos e quatro netos.
Ivo tinha acabado de iniciar a sua caminhada habitual na região entre o Parque Ecológico Diva Paim Barth e a Unioeste, onde residia, quando foi encontrado desfalecido por um vizinho, pouco depois das 11 horas. Acionado o serviço de emergência, os longos minutos de tentativa de ressuscitação não surtiram efeito e foi confirmado o óbito por infarto.
Ivo Campagnolo é o nome mais fortemente associado à história do futebol profissional de Toledo. De estatura mediana, compensava a exigência física para um zagueiro com qualidade técnica e impulsão. Correto dentro e fora do campo, jamais foi expulso mesmo atuando na área mais sensível do campo.
Ele já atuava no time amador do Toledo Futebol Clube quando se deu o início à era profissional na segunda metade dos anos de 1970. Disputou a divisão de acesso e subiu com o time que estreou na elite do Campeonato Paranaense em 1979, numa equipe em que tinha como companheiros Dicar, Irineu, Ademar, Edivaldo, Dagoberto, Oliveira, Isaías, Vaquinha, Paulinho (depois Paulinho Cascavel), Odilon, Ademir Kaefer e Marcos Tranquilo, entre outros.
Com a Seleção Ouro de Toledo, onde atuou por vários anos
De perfil sempre discreto, Ivo observava os times do Toledo sempre começarem a jogar com os reforços trazidos de fora. Aos poucos, ia conquistando espaço para não mais deixar o time titular. Foi assim em 1983, quando o Toledo teve a melhor formação da história do futebol local, que tinha como base o goleiro Zetti, emprestado do Palmeiras; Vanderlei, Márcio, ex-Atlético-MG titular na decisão por pênaltis do Brasileiro de 1978 contra o São Paulo, Ivo e Paraná; Clóvis, Paco e Hélio Ninho; Osmair, Amarildo, mais tarde Botafogo, Internacional, Lázio-IT e São Paulo, e Mané.
Após encerrar a carreira profissional depois de uma lesão no joelho, Ivo dedicou-se à fotografia, atuando por muitos anos no Foto Clivati e mais tarde com uma empresa própria, em sociedade com seu amigo Zigomar Scholler. Trocou o ambiente profissional pelo amador, requisitado por várias equipes, como Bangu, Nacional, Ouro Verde de Novo Sarandi, Grêmio de Vila Nova, Canarinho e São Paulo. Por vários anos jogou no time de veteranos do Toledão e por último, mesmo aos 69 anos, era o mais respeitado zagueiro das seleções Ouro e Prata de Toledo.
Veja em vídeo a opinião do editor Wanderley Graeff, que acompanhou parte da carreira e conviveu com Ivo Campagnolo.

Viver Toledo – Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff

Apoio: Coamo, Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBOLSA, Pharma S/A




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uniprime Pioneira empossa novo Diretor Comercial com foco no relacionamento com os cooperados

Renan Ziani: carreira na própria instituição A Uniprime Pioneira oficializou a posse de Renan Ziani como diretor Comercial da cooperativa. Com uma carreira construída internamente, o novo diretor assume o cargo com a missão de fortalecer, aproximar e fidelizar ainda mais o relacionamento com os cooperados. “Meu objetivo é preservar a essência do atendimento próximo, presente e atento às necessidades dos cooperados. Ao mesmo tempo, avançar em inovação, modernização e ampliação dos produtos e serviços. Vamos fortalecer o que fazemos bem e preparar a cooperativa para o futuro”, afirma.   A trajetória de Renan na Uniprime Pioneira teve início em 2016, na agência de Santa Helena, onde atuou diretamente no atendimento aos cooperados. Mais tarde, como assistente de negócios, ampliou sua experiência no fortalecimento de carteiras e na orientação de soluções financeiras.   Em 2020, passou a atuar como Supervisor de Produtos e Serviços, na Superintendência, em Toledo. Três anos depois, ...

Ademir Kopeginski é eleito presidente da ACIT gestão 2026-2027

O empresário da área contábil Ademir Kopeginski foi eleito por aclamação como presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) para a gestão 2026-2027. A eleição da nova diretoria e dos conselhos da ACIT aconteceu, na manhã desta quarta-feira (19), no auditório da entidade. Ademir e a sua diretoria assumem os trabalhos no dia 1º de janeiro de 2026. A Assembleia foi conduzida pelo empresário e ex-presidente da ACIT, Marcos Destefeni. De acordo com o atual presidente da ACIT Cristiano Dall’Oglio da Rocha, a Assembleia Geral marca mais um importante ciclo para a entidade. “Seguimos com o compromisso de fortalecer o associativismo e representar o setor empresarial de Toledo. Atualmente, somos mais de quatro mil associados e no dia 23 de novembro de 2025, a Associação completa 58 anos de um trabalho de dedicação aos associados e ao fortalecimento da economia de Toledo.” Cristiano Dall’Oglio destaca a alegria em ver o trabalho da entidade ganhar cada vez mais força. “Eu semp...

Cojem da ACIT elege nova diretoria para gestão 2026

O Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), conta agora com nova diretoria para gestão 2026. O grupo foi apresentado pelo atual presidente Victor Dallago para os membros do Conselho em reunião realizada na manhã de terça-feira (18). Pedro Schmaedecke Giordani é o novo presidente; ao lado do vice, João Marques. Em encontro na ACIT, os conselheiros aprovaram a nova diretoria por unanimidade. O novo presidente do Cojem, que atuou como vice-presidente na última gestão, comenta que são boas as expectativas e o desafio é dar continuidade as principais ações no próximo ano. “Estou com uma boa base sobre todos os projetos e as ações a serem desenvolvidas em 2026”. Segundo Pedro Schmaedecke Giordani, os desafios para a nova gestão são diversos. Contudo, ele afirma que confia na força do Conselho e de sua diretoria. “Nós tivemos excelentes trabalhos realizados nas gestões anteriores e eu acredito em minha diretoria. Faremos uma boa g...