Pular para o conteúdo principal

Lembrado hoje, Dia Mundial do AVC serve de alerta à população

 Acidente vascular cerebral é segunda causa de morte principal no país

Por Agência Brasil - Segunda principal causa de morte no Brasil, o acidente vascular cerebral (AVC) é lembrado hoje (29), em data especial, que serve de alerta à população. O Dia Mundial do AVC chama atenção para a quantidade de pessoas que o derrame, como é mais comumente chamado, acomete e também para os efeitos incapacitantes que pode provocar, motivo por que a campanha busca incentivar a adoção de comportamentos preventivos.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, somente em 2017 foram registradas 101,1 mil mortes decorrentes da doença. Em levantamento encaminhado à Agência Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) destaca que, entre 1º de janeiro deste ano até o dia 16 de outubro, 78.649 pacientes com AVC foram a óbito. Os números se distinguem pouco da soma do ano passado, de 79.984 casos.
Desse total apurado pela entidade, 50.201 ocorreram durante os sete primeiros meses da pandemia de covid-19, patamar que se assemelha ao registrado no mesmo período em 2019, de 60.400 ocorrências. Conforme destaca a SBC, a queda de 16,8% se explica porque muitas pessoas acabaram morrendo em casa, durante a crise sanitária, o que impediu que os profissionais de saúde identificassem as verdadeiras causas de falecimento.
Os grupos entre os quais mais se confirmaram óbitos por AVC foram homens com idade entre 70 e 79 anos e mulheres com idade entre 80 e 89 anos. Em seguida, aparecem homens na faixa de 80 a 89 anos e mulheres de 70 a 79 anos, todos dados que demonstram que a idade é um fator que influencia nas chances de se desenvolver o quadro.
Como para outras doenças cardiovasculares, há fatores de risco que podem ser controlados e, portanto, reduzir a vulnerabilidade a elas, como o sedentarismo, o tabagismo e o uso abusivo de álcool. A apneia do sono, por sua vez, pode aumentar em 3,7% as chances de uma pessoa desenvolver tais enfermidades.
Complementando informações da SBC, a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV) pontua que cerca de 70% das pessoas acometidas por AVC não conseguem ter condições de retomar as atividades profissionais, em decorrência das sequelas que o quadro deixa e que metade dos pacientes perde autonomia e acaba precisando de cuidadores e para realizar tarefas diárias. A SBDCV sublinha, ainda, que, embora o AVC atinja mais frequentemente indivíduos com idade acima de 60 anos, tem crescido entre jovens e pode, inclusive, afetar crianças. 

Sintomas
O AVC é a formação de um déficit neurológico súbito, causado por uma falha nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Pode ser dividido em dois tipos: o isquêmico e o hemorrágico. O primeiro, que responde a 85% dos casos, deriva da obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral e desencadeia a falta de circulação no seu território vascular. Já o hemorrágico tem origem em uma ruptura espontânea de um vaso, que pode ser um aneurisma e faz com que o sangue preencha o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou o espaço subaracnóideo (hemorragia subaracnóide).
Os principais sintomas do AVC são: fraqueza ou formigamento no rosto, braço ou perna, confusão mental, alterações na fala, compreensão, visão e equilíbrio e dor de cabeça súbita e intensa. Como o paciente pode apresentar um comprometimento do sistema neurológico, o ideal é que seja atendido o mais rápido possível.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBOLSA, Pharma S.A.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Choupana da Vila: confira a qualidade de um lugar para se sentir em casa

O slogan dá a indicação de "um lugar para se sentir em casa". A Choupana da Vila - restaurante, petiscaria e bar é esse lugar, com atendimento cordial num ambiente agradável e com opções muito saborosas no cardápio. O estabelecimento está localizado na Rua Carlos Barbosa 1585, Vila Industrial, entre as ruas Santos Dumont e Barão do Rio Branco.   Os combos de aperitivos da Choupana da Vila são excelentes em qualidade e quantidade. O mais completo leva filé de tilápia ou isca de filé bovino, frango, batata frita, mandioca e polenta. Acompanha molhos e serve generosamente até quatro pessoas com um preço justo.   Feijoada Aos sábados, o destaque é a feijoada, servido em sistema buffet, a apenas R$ 49,90 por pessoa, incluindo os complementos de uma boa feijoada, como arroz, couve e o torresmo à pururuca que é uma marca registrada.   Almoço com peixe A partir do dia 3 de agosto, a Choupana da Vila também será o seu destino de domingo. A casa servirá seu almoço especial com card...

Terceirona: mais nomes são anunciados para o elenco do Oeste Brasil

Luan Souza, atacante, disputará a Terceirona pelo Oeste Brasil Atletas acertados com o Oeste Brasil FC para o elenco que disputará do Campeonato Paranaense – Terceira Divisão, já se encontram em Toledo para o início dos trabalhos na próxima semana. E tem mais novidades anunciadas pela diretoria para a competição, que terá início no dia 30 de agosto, quando a equipe toledana terá sua estreia diante do Sport, em Campo Mourão.   O goleiro Cauã, que disputou a Segundona pelo Paranavaí e reside em Toledo é uma das aquisições. Da mesma maneira o volante Lucas Ivo, 25 anos, 1,85m, ex-Sport Sinop e Sorriso, ambos do Mato Grosso; e o atacante Luan Souza, 24 anos, ex-Flamengo de Guarulhos e Galo Maringá, chegam durante a semana para o elenco da Terceirona.   Já estão na cidade o goleiro Mateus, o volante Samir, o lateral esquerdo Arrissom, o atacante Felipe Renan e o meia Vitor. Lucas Ivo vem do futebol mato-grossense O Oeste Brasil projeta um elenco inicialmente com 25 nomes, incluindo...

Caldeirão: episódio gravado por Marcos Mion no Complexo Dreams Park Show vai ao ar neste sábado (26)

Neste sábado, dia 26, os brasileiros vão conferir no Programa Caldeirão com Mion, da Rede Globo, o quadro que o apresentador Marcos Mion e o músico Lúcio Mauro Filho gravaram no Complexo Dreams Park Show, em Foz do Iguaçu.  No Museu de Cera eles “viraram” personagens para interagir com os visitantes. "Com certeza o público vai dar boas gargalhadas e também se emocionar", disse a gerente Comercial do Complexo, Sabrina, Akl. Para completar, uma entrevista com os pilotos do Globo da Morte, Felipe Polletto e Giovana Moura. Uma sequência de muita emoção.  O Globo da Morte é uma das atrações do Magic Dinner Show, espetáculo circense com rodízio de comida americana que ocorre de terça-feira à domingo no Dreams Motor Show.  No dia 2, o Complexo Dreams voltará as telas do Caldeirão de Inverno com uma reportagem especial no Bar de Gelo. Desta vez, quem aproveitou foi um grupo de aposentadas que veio com a equipe do programa para desbravar Foz do Iguaçu.  Já foi ao ar Os especi...