Pular para o conteúdo principal

Toledo é o 4º município do PR com mais de 100 mil habitantes que mais gerou empregos em 2020

 

Demonstrando mais uma vez sua capacidade de superar desafios, Toledo foi um dos destaques do estado na atualização mais recente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, divulgada na semana passada com dados referentes a novembro. De janeiro a novembro deste ano, a Capital Paranaense do Agronegócio foi o quarto município paranaense, entre os 21 com mais de 100 mil habitantes, que mais criou novos postos de trabalho formal: 2.602 (20.625 admissões e 18.023 desligamentos), ficando atrás somente de cidades de maior porte, como Curitiba (6.861), Ponta Grossa (5.854) e Cascavel (2.773) - o “Top 5” é completado por Arapongas (1.982).

Deste saldo positivo de Toledo, a indústria responde por mais da metade (+1.370), seguida pelos setores de serviços (+921), comércio (205), construção (126) e agropecuária (-20). No setor secundário, a indústria da transformação foi quem mais contribuiu para este resultado, sobretudo as de produtos alimentícios (+743) e farmacêuticos (+242).

De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador de Toledo, Valduir Fernando Ferreira de Quadra, a pandemia de Covid-19 colaborou para que a indústria se tornasse protagonista na geração de empregos em Toledo. “As medidas restritivas não afetaram a produção destas empresas, que precisaram contratar mais para suprir parte de sua mão de obra que precisou ser afastada por fazer parte de grupos de risco. O fim do ano, quando há um aumento de consumo, também contribuiu para a abertura de postos de trabalho nas linhas de produção”, analisa.

O gerente também vê o fim do ano como elemento que afetou a geração de empregos no setor terciário, sobretudo no comércio. “Tradicionalmente, há mais contratações para este segmento a partir de outubro o que, somado a uma retomada gradual da vida pré-pandemia, fez os índices de geração de empregos melhorarem um pouco após ter sido fortemente abalado pelas medidas restritivas”, pontua.

Paraná

Embora respondam por 53,74% da população do Paraná, os 21 municípios paranaenses com mais de 100 mil habitantes foram responsáveis por somente 35,16% do saldo de geração de empregos (21.653 de um total de 61.586) no estado entre janeiro e novembro. Paranaguá (-19), Londrina (-415), Pinhais (-851), São José dos Pinhais (-1.291) e Foz do Iguaçu (-4.797).

Avaliando o cenário estadual, a indústria, a exemplo do que ocorreu em Toledo, também se destacou. Dos 61.586 novos postos de trabalho (1.097.846 admissões e 1.036.260) criados no Paraná, o setor criou 44,161% (27.197), seguido pela construção (20.395/33,116% do total), pelos serviços (7.376/11,977%), pelo comércio (4.372/7,099%) e pela agropecuária (2.246/3,647%).

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBolsa, Pharma S.A., Pousada FECEP Guaratuba, Cataratas do Iguaçu S.A.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre a tradicionalista toledana Maria Helena Jacobsen

Dona Helena Jacobsen - Arte: CTG Chama Crioula Faleceu na madrugada desta quarta-feira (7), a empresária aposentada Maria Helena Jacobsen, 80 anos, que era muito conhecida nos meios tradicionalistas. Ela era viúva de Aureliano Jacobsen, o “Pequito”, e ambos eram considerados entre os esteios do CTG Chama Crioula, uma das três entidades tradicionalistas da cidade. Ela deixa os filhos Maria Yara e Julio Jacobsen.   Por várias décadas, o casal comandou a empresa de ônibus Transtol, concessionária do transporte coletivo de Toledo e dona de frota de ônibus de turismo, até a venda da concessionária para o grupo Gulin/Viação Sorriso de Toledo.   Dona Helena estava internada na UTI do Hospital São Lucas, em Cascavel. Desde dezembro ela estava com problemas de saúde e em quadro infeccioso. Seu falecimento foi declaro à 1h desta quarta-feira.   O velório é realizado no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, até às 17h. O corpo será trasladado para Ronda Alta, no Rio Grande do Sul...

Novo Hospital Bom Jesus está próximo de se tornar realidade, diz deputado Sperafico

Novo HBJ já tem área e projeto O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas/PR) comemorou os resultados de encontro recente na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) para tratar dos últimos alinhamentos relacionados à construção do novo Hospital Bom Jesus de Toledo, projeto que representa um dos maiores investimentos na saúde pública da região nos últimos anos.   Durante a reunião, foram discutidos os detalhes finais para a assinatura do convênio entre a SESA e a Hoesp (Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná), entidade mantenedora do hospital. O novo prédio será construído em uma área de 50 mil metros quadrados doada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), próxima ao campus da universidade e ao Hospital Regional, e já possui alvará emitido pela Prefeitura de Toledo para o início das obras.   A primeira fase prevê a implantação de 270 novos leitos, com possibilidade de ampliação futura para até 500 leitos. O investimento estimado é de ...

Hospital Regional: arquivadas acusações contra ex-prefeito Beto Lunitti

Hospital Regional de Toledo - Arquivo O ex-prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt foi isentado de responsabilidade nas investigações sobre supostas irregularidades na construção do Hospital Regional de Toledo, que foram concluídas.   De acordo com a assessoria jurídica do ex-prefeito, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) e a Justiça Federal apontaram os verdadeiros responsáveis técnicos pela execução e fiscalização da obra, os quais já foram denunciados e responderão criminalmente.   “Ao analisar minuciosamente as provas, o MPF requereu e obteve o arquivamento integral das acusações em desfavor do então prefeito, por absoluta falta de indícios de autoria ou participação em qualquer ilícito. O Juízo Federal homologou esse arquivamento, encerrando em definitivo a persecução penal contra o ex-gestor”, diz a nota da Katarinhuk Advogados. Beto Lunitti “Reafirmo minha confiança na Justiça. Sempre pautei meus atos pelos princípios da administração pública e ...