Pular para o conteúdo principal

Toledo é o 4º município do PR com mais de 100 mil habitantes que mais gerou empregos em 2020

 

Demonstrando mais uma vez sua capacidade de superar desafios, Toledo foi um dos destaques do estado na atualização mais recente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, divulgada na semana passada com dados referentes a novembro. De janeiro a novembro deste ano, a Capital Paranaense do Agronegócio foi o quarto município paranaense, entre os 21 com mais de 100 mil habitantes, que mais criou novos postos de trabalho formal: 2.602 (20.625 admissões e 18.023 desligamentos), ficando atrás somente de cidades de maior porte, como Curitiba (6.861), Ponta Grossa (5.854) e Cascavel (2.773) - o “Top 5” é completado por Arapongas (1.982).

Deste saldo positivo de Toledo, a indústria responde por mais da metade (+1.370), seguida pelos setores de serviços (+921), comércio (205), construção (126) e agropecuária (-20). No setor secundário, a indústria da transformação foi quem mais contribuiu para este resultado, sobretudo as de produtos alimentícios (+743) e farmacêuticos (+242).

De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador de Toledo, Valduir Fernando Ferreira de Quadra, a pandemia de Covid-19 colaborou para que a indústria se tornasse protagonista na geração de empregos em Toledo. “As medidas restritivas não afetaram a produção destas empresas, que precisaram contratar mais para suprir parte de sua mão de obra que precisou ser afastada por fazer parte de grupos de risco. O fim do ano, quando há um aumento de consumo, também contribuiu para a abertura de postos de trabalho nas linhas de produção”, analisa.

O gerente também vê o fim do ano como elemento que afetou a geração de empregos no setor terciário, sobretudo no comércio. “Tradicionalmente, há mais contratações para este segmento a partir de outubro o que, somado a uma retomada gradual da vida pré-pandemia, fez os índices de geração de empregos melhorarem um pouco após ter sido fortemente abalado pelas medidas restritivas”, pontua.

Paraná

Embora respondam por 53,74% da população do Paraná, os 21 municípios paranaenses com mais de 100 mil habitantes foram responsáveis por somente 35,16% do saldo de geração de empregos (21.653 de um total de 61.586) no estado entre janeiro e novembro. Paranaguá (-19), Londrina (-415), Pinhais (-851), São José dos Pinhais (-1.291) e Foz do Iguaçu (-4.797).

Avaliando o cenário estadual, a indústria, a exemplo do que ocorreu em Toledo, também se destacou. Dos 61.586 novos postos de trabalho (1.097.846 admissões e 1.036.260) criados no Paraná, o setor criou 44,161% (27.197), seguido pela construção (20.395/33,116% do total), pelos serviços (7.376/11,977%), pelo comércio (4.372/7,099%) e pela agropecuária (2.246/3,647%).

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBolsa, Pharma S.A., Pousada FECEP Guaratuba, Cataratas do Iguaçu S.A.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usina de etanol de milho de quase R$ 1,2 bi será anunciada em Toledo

Empreendimento bilionário será anunciado em Toledo - Catve Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo Um investimento estimado em 1 bilhão e 180 milhões de reais e geração de um grande número de empregos na fase de construção será anunciado em Toledo nesta segunda-feira, 1º de dezembro. Trata-se de uma usina de etanol que utilizará o milho como matéria prima e deverá consolidar ainda mais a condição de Toledo como Capital do Agronegócio do Paraná.   O empreendimento será feito por um grupo empresarial do Rio Grande do Sul, segundo apurou a reportagem do Viver Toledo e da Rádio Guaçu. Os detalhes serão tornados públicos às 11h de segunda-feira, em ato na Prefeitura de Toledo, com a presença do prefeito Mario Costenaro e do deputado federal Dilceu Sperafico, principais articuladores para o empreendimento, de acordo com fonte deste veículo. Outras lideranças, políticas e empresariais, também participarão da cerimônia   O milho é o principal componente energético da ração para aves e ...

Usina de etanol de milho de Toledo produzirá 1,8 milhão de litros ao dia

Empreendimento foi apresentado na Prefeitura de Toledo - Carlos "Mini" Rodrigues/PMT Wanderley Graeff - Do Viver Toledo Um investimento de R$ 1,180 bilhão e geração de 1.500 empregos na fase de construção, foi anunciado em Toledo nesta segunda-feira, 1º de dezembro. A usina de etanol que utilizará o milho como matéria prima, será implantada por um grupo empresarial formado pela empresa Hydrographe, com sede em Cuiabá, e um grupo sediado no Rio Grande do Sul, do ramo de combustíveis e agroindustrial.   O empreendimento foi tornado público a partir da resolução dos entraves burocráticos iniciais, partindo agora para o processo de licenciamento ambiental, conforme detalhado em coletiva de imprensa na Prefeitura de Toledo. Participaram o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio de Marchi, o deputado federal Dilceu Sperafico, vereadores, secretários e lideranças, além dos representantes da Hydrographe, João Vianei e Paulo Rangel.   O projeto irá desenvolver toda a região, b...

Virada Cultural acontece final de semana com diversas atrações

Nesta sexta-feira (5), às 19h, a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria da Cultura, dará início a 14ª edição da Virada Cultural, evento que celebra a arte e a cultura local com apresentações musicais e teatrais com uma programação gratuita e diversificada para todas as idades. Nesta edição, a comemoração contará com mais de 40 atrações ao longo de três dias e em quatro locais distintos. A 14ª Virada Cultural de Toledo tem como objetivo principal promover o acesso à cultura, reunindo diversas manifestações culturais em um evento gratuito e democrático. “Realizar iniciativas como essa é muito importante pois fortalece a identidade cultural, valoriza artistas locais e amplia o acesso da população às atividades culturais. Além disso, contribui para divulgar o nome da cidade, movimentar a economia criativa e posicionar Toledo como um polo cultural ativo e reconhecido”, comentou a diretora do Departamento de Cultura, Karla Celant. Além das apresentações musicais e teatrais, esta edição...